A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,"— Transcrição da apresentação:

1

2 ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina, Guanhães, Janaúba, Januária, Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Pirapora e Teófilo Otoni, e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

3 Por que só essas regiões foram privilegiadas com o projeto?
Porque são regiões que concentram as maiores taxas de distorção idade-ano de escolaridade no Estado, e que, historicamente, apresentam baixa qualidade dos seus indicadores sócio-econômicos.

4 OBJETIVO GERAL Aumentar a proficiência média dos alunos do Ensino Fundamental, reduzindo progressivamente a distorção idade-ano de escolaridade nas regiões Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Região Metropolitana.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Desenvolver alternativa pedagógica de aceleração da aprendizagem, fundamentada em aprendizagens significativas. *Promover ações que possibilitem a elevação da auto-estima dos alunos. *Garantir a aprendizagem do aluno para que ele possa alcançar os níveis de desenvolvimento esperados para sua idade-ano de escolaridade.

6 Reduzir até 2011, as taxas de distorção idade- ano de escolaridade.
METAS Reduzir até 2011, as taxas de distorção idade- ano de escolaridade.

7 PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental com distorção idade-ano de escolaridade de pelo menos 2 anos.

8 ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
Média de 20 alunos *Alunos defasados não alfabetizados - anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental. *Alunos defasados alfabetizados - anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.

9 DESAFIO Rede Municipal - 32.305 Rede Estadual - 105.231
* nos anos iniciais * na alfabetização e letramento. Do total geral, alunos da Rede Estadual, formarão as turmas dos anos finais.

10 METODOLOGIA *O aluno é o sujeito de sua aprendizagem.
*O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento. *A prática pedagógica cotidiana deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de comunicação oral e escrita e de pesquisa.

11 FORMA DE IMPLEMENTAÇÃO
A - Aceleração I - para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

12 B - Aceleração II - destinado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando dois períodos letivos: -1º período de aceleração, para estudos correspondentes ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. -2º período de aceleração, para estudos correspondentes ao 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

13 RESOLUÇÃO SEE N 1033, DE 17 DE JANEIRO DE 2008.
Art. 3º - Poderão ser organizados grupos temporários de alunos do Projeto de Aceleração de Aprendizagem “Acelerar para Vencer”, da mesma turma ou de turmas distintas, para atendimento diferenciado àqueles que ainda não adquiriram as capacidades de leitura e escrita.

14 Parágrafo único – Para essas turmas ou grupos temporários, serão indicados professores alfabetizadores que consolidarão o processo de alfabetização e letramento dos alunos.


Carregar ppt "ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google