A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRITICAL LITERACY.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRITICAL LITERACY."— Transcrição da apresentação:

1 CRITICAL LITERACY

2 Deize Costa Cardoso Mestranda em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de língua inglesa, Ensino Médio, Escola Estadual Maurício Murgel – B.H.

3 LETRAMENTO CRÍTICO: HISTÓRIA
O termo LC foi desenvolvido pelos teóricos críticos sociais. Crenças: Acreditam que a escola e o governo perpetuam determinadas ideologias ao legitimar alguns conhecimentos e excluir outros. Objetivos: lutar contra as relações desiguais de poder que prevalecem e contra aqueles que escolhem que verdades devem ser privilegiadas.

4 LETRAMENTO CRÍTICO: BASE TEÓRICA: PAULO FREIRE:
Educação tradicional: “conceito de educação bancária” – a instituição considera os alunos containers ou recipientes que serão preenchidos pelo professor. Paulo Freire propõe um sistema em que os estudantes tornam-se mais socialmente conscientes através da crítica as múltiplas formas de injustiças. O autor acredita que os alunos precisam ter a oportunidades de explorar e construir o seu conhecimento.

5 LETRAMENTO CRÍTICO - OBJETIVOS:
Desmantelar as injustiças e desigualdades sociais promovidas por aqueles que geralmente escolhem qual verdade será privilegiada. Permitir que as pessoas leiam os textos de uma forma ativa e reflexiva a fim de interpretarem as mensagens através de um olhar crítico.

6 LETRAMENTO CRÍTICO – OBJETIVOS:
Compreender as injustiças e desigualdades inseridas nas mensagens. Relacionar linguagem, poder, práticas sociais e acesso a bens e serviços. Avaliar quais conhecimentos estão sendo privilegiados nos textos. Desafiar os leitores a questionarem as relações de poder.

7 COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER O LETRAMENTO CRÍTICO NOS ALUNOS?
Criando experiências que ofereçam oportunidades aos estudantes de construírem ativamente seu conhecimento. Encorajando os alunos a olharem os textos de uma perspectiva diferente e recriá-los do ponto de vista de grupos marginalizados a fim de analisar as relações de poder e as desigualdades sociais promovidas pelos textos.

8 COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER O LETRAMENTO CRÍTICO NOS ALUNOS?
Desenvolvendo um diálogo com os alunos sobre suas necessidades e interesses. Mostrando aos alunos que os textos não são neutros uma vez que eles representam um meio pelo qual os indivíduos se comunicam usando códigos e convenções sociais. Reavaliando e redefinindo os processos pedagógicos de acordo com o desenvolvimento de aprendizagem.

9 Referência Bibliográfica
COFFEY, H. Critical Literacy Disponível em: <


Carregar ppt "CRITICAL LITERACY."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google