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PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração

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Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA LICENCIATURA ESPECIAL EM FÍSICA  DISCIPLINA: DIDÁTICA E PRÁXIS PEDAGÓGICA PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração PROFESSORA: CLAUDIA DIAS Salvador, 2011

2 Estrutura do Plano de Ensino
Identificação: nome da instituição, disciplina, ano, período letivo Objetivos geral e específicos (factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais) Conteúdos Procedimentos metodológicos Recursos didáticos Avaliação Referências

3 A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SEGUNDO SUA TIPOLOGIA
Conteúdos factuais Referem-se ao conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território, a localização ou a altura de uma montanha, os nomes etc. Conteúdos conceituais Referem-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns: mamífero, densidade, impressionismo, função, sujeito, romantismo, demografia, nepotismo, cidade etc.

4 A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SEGUNDO SUA TIPOLOGIA
Conteúdos procedimentais Conjunto de ações ordenadas e dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir etc. Conteúdos atitudinais Engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, atitudes e normas.

5 Algumas sugestões para orientar o professor na elaboração dos objetivos educacionais:
desdobrar os objetivos gerais em vários objetivos específicos, a serem alcançados a curto prazo focalizar o comportamento do aluno e não o do professor formular cada objetivo de modo que ele descreva apenas um comportamento por vez formular objetivos instrucionais relevantes que envolvam principalmente habilidades cognitivas e operações mentais superiores

6 Sugestões de verbos para construção dos objetivos:
Fatos: Saber, apresentar, compreender, dizer Conceitos: Reconhecer, comparar, distinguir, identificar, sanar, ampliar, definir, perceber, interpretar Procedimentos: Observar, participar, interpretar, produzir, analisar, entrevistar, coletar, exercitar, apreciar, valorizar Atitudes: Refletir, conhecer, respeitar, trocar, manifestar, cooperar, conscientizar-se, avaliar, conviver, compartilhar

7 Ao selecionar os conteúdos a serem ensinados, o professor deve basear-se nos seguintes critérios:
Validade: adequação e vinculação dos conteúdos aos objetivos estabelecidos para o processo de ensino e aprendizagem, bem como atualização dos conhecimentos do ponto de vista científico. Utilidade: aplicabilidade do conhecimento adquirido em situações cotidianas; na solução de problemas e enfrentamento de novas situações. Significação: ligação do conteúdo a ser ensinado a experiências e conhecimentos anteriores dos alunos. Adequação do nível de desenvolvimento do aluno: respeito à maturidade intelectual do aluno e adequação ao nível de suas estruturas mentais. Flexibilidade: possibilidade de alterações nos conteúdos selecionados, suprimindo ou acrescentando novos tópicos.

8 Ao adotar os procedimentos de ensino o professor deve:
incentivar sempre a participação dos alunos, criando condições para que eles se mantenham numa atitude reflexiva aproveitar as experiências anteriores dos alunos, para que eles possam associar os novos conteúdos assimilados às suas vivências significativas adequar o conteúdo e a linguagem ao nível de desenvolvimento cognitivo da classe oferecer ao aluno oportunidade de transferir e aplicar o conhecimento aprendido a casos concretos e particulares, nas mais variadas situações verificar constantemente, por intermédio da avaliação contínua, se o aluno assimilou e compreender o conteúdo desenvolvido.

9 Os recursos didáticos têm como objetivos e vantagens:
Focalizar o interesse e a atenção dos alunos – ex. planilha, texto, transparência Demonstrar a estrutura básica de um conceito – ex. procedimentos que envolvam análise de situações Relacionar abstrações com o concreto – ex. kit, demonstração, jogos Integrar conhecimentos dispersos em uma nova idéia generalizada – ex. monografia, pesquisa, apresentação de uma banda escolar

10 A avaliação deve contribuir no processo de desenvolvimento do educando, na identificação dos desvios de aprendizagem e no surgimento de novas possibilidades – avaliar a avaliação. Além disso, deve possibilitar: a orientação do trabalho na direção do objetivo proposto a viabilização dos resultados esperados a realização de um levantamento sobre as dificuldades e possibilidades dos alunos o subsídio da ação didática a cada etapa do processo para seu aperfeiçoamento tomar decisões em relação a todos os aspectos do processo e em todas as suas etapas, ou seja, fazer intervenção pedagógica atribuir uma qualidade ao objeto avaliado baseando-se em critérios, indicadores e procedimentos estabelecidos com clareza e objetividade


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