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PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA CURSO DE ESP. EM FUDAMENTOS DA MATEMÁTICA PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

2 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
Pós – Graduandos LUCIANO GOMES ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO GILVAN AZEVEDO RUY MARCOS

3 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO A etapa de análise das informações obtidas no trabalho de campo, ou levantadas a partir de documentos, é uma fase fundamental para uma pesquisa. A fase de análise envolve organização das informações obtidas sendo um processo trabalhoso, mas buscando unidades de significados ou padrões e regularidades que devem ser feito de forma sistematizada e anilisada com organização afim da busca que dá inteligibilidade e “....observação mais atenta dos significados de um texto, e isso pressupõe uma construção de ligação entre as premissas de análise e os elementos que aparecem no texto. “Segundo Rizzini, Castro e Sartor( 1999, p 91) Palestrante: LUCIANO GOMES

4 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
O QUE É SISTEMATIZAR ? Quando se fala de sistematização estamos nos referindo a experiências práticas concretas, experiências vitais carregadas de uma enorme riqueza acumulada: de elementos, valores e crenças que em cada caso representam processos inéditos e irrepetíveis. Por isso,a necessidade de compreendê-la em toda sua essência e extrair dela seus ensinamentos e comunicá-los, se verdadeiramente quisermos fazer a passagem da extensão convencional para uma extensão mais ecológica que denominaremos aqui de ecoextensão rural (Simon,1995:7). Palestrante: LUCIANO GOMES

5 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
FASE DE ANÁLISE As organizações das informações são obtidas por meio de observação etnográficas; Entrevistas transcritas; Questionário respondidos; Notas de campo; Ficha de informação obtidas; Outros Palestrante: LUCIANO GOMES

6 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
DIFICULDADES PARA FASE DE ANÁLISE Implica múltiplas leituras; Informações não adequadas as hipóteses ou expectativas iniciais; Exigência de flexibilidade; Várias revisões para comprovar os conceitos teóricos; Palestrante: LUCIANO GOMES

7 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
I - PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO Significa um processo de classificação ou de organização de informações em categorias. Palestrante: LUCIANO GOMES

8 PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO
PRICÍPIOS IMPORTANTES PARA PESQUISAS O conjunto de categorias deve estar relacionado a uma idéia ou conceito central capaz de abranger todas as categorias; As categorias devem ser disjuntas ( exclusivas); As categorias devem abranger todas as informações obtidas. Palestrante: LUCIANO GOMES

9 PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO
TIPOS DE CATEGORIAS 1) DEFENIDAS A PRIORI: Ocorre quando o pesquisador vai ao campo com categorias estabelecidas inicialmente. 2) EMERGENTES Ocorre quando são obtidas mediante um processo interpretativo, diretamente do material de campo. Palestrante: LUCIANO GOMES

10 PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO
3) MISTAS: O pesquisador obtém as categorias a partir de um confronto no que diz respeito a literatura e o que encontra nos registros de campo Palestrante: LUCIANO GOMES

11 PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO
ANÁLISE DOS DADOS Após estabelecidas as categorias segue-se um procedimento de análise que pode ser: Análise vertical: Ocorre com as categorias analisadas separadamente. Análise transversal: Ocorre com as categorias consideradas simultaneamente. Nota: Na análise transversal é mais indicado o uso de categorias disjuntas. Palestrante: LUCIANO GOMES

12 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
II – A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO É uma técnica que tem como principal função descobri o que está por trás de uma mensagem, de uma comunicação, de uma fala, de um texto, de uma prática. Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

13 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
Segundo Rizzini, Castro e Sartor( 1999, p 91) “... é uma técnica de investigação que tem por objetivo ir além da compreensão imediata e espontânea, ou seja, ela teria como função básica a observação mais atenta dos significados de um texto, e isso pressupõe uma construção de ligação entre as premissas de análise e os elementos que aparecem no texto. Essa atividade é,assim, essencialmente interpretativa.” Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

14 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
Procedimentos ; A) Leituras de registros escritos (textos) B) Usar critérios claramente definidos; Estes critérios devem considerar palavras utilizadas nas respostas, as idéias ou opiniões expressas e as interpretações e justificativas apresentadas. C) Todos os registros devem ser lidos atentamente; D) Fazer uma análise das principais informações; E) Fazer um estudo minucioso de conteúdos, frases, palavras; F) Procurar um sentido, captar as intenções; G) Contrastar , avaliar e descartar o que não é essencial. H) Identificar o foco principal da investigação. Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

15 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
Por exemplo: Analisar livros didáticos Analisar depoimentos de professores Analisar a prática de sala de aula de matemática; Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

16 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
Com base em Leville e Dione (ibidem) há duas estratégias básicas de análise e de interpretação do conteúdo. São elas: 1) Emparelhamento ou associação. O sucesso da analise depende da qualidade e da versatilidade do quando e da grade de análise. 2) Construção interativa de uma explicação: A análise e a interpretação das informação obtidas não se processam a partir de um quadro teórico previamente definido. Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

17 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
“ O Pesquisador elabora pouco a pouca um explicação lógica de d fenômenos ou de situação estudados, examinando as unidades de sentidos, as inter-relações entre essas unidades e entre as categorias em que elas se encontram reunidas. Essa modalidade, que lembra a construção de uma grade aberta, convém particularmente aos estudo de caráter exploratório quando o domínio de investigação não é bem conhecido.” (LAVILLE, DIONNE, 1999, pp 277 – 228) Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

18 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
PRINCIPAL FATOR Organização para que seja identificado, em cada trabalho, o foco principal da investigação. Ocorre de forma indutiva e, as vezes, dedutiva, exigindo ajustes individuais. As categorias construídas emergem do material de análise, e não da literatura propriamente dita. Os resultados obtidos é uma elaboração particular relativa àquele conjunto de trabalhos. Tem uma vantagem, independente do tipo ou metodologia de cada estudo, em comparar, por contrastes os diferentes olhares e resultados produzidos. Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

19 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE CONTEÚDO
CUIDADOS !!!! Armadilhas quanto a autenticidade das informações ou do material de análise. A fidedignidade da análise : diz respeito a relaxamento em procurar produzir análises e interpretação mais distanciadas e controladas emocionalmente – ou por preferência projetar uma interpretação que cria algo que não exista nas informações coletadas. Palestrante: ATIANE CAVALCANTE

20 PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO
III – A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO. Surgiu na França em meados de 1960; Foi desenvolvida por lingüistas, historiadores e psicanalistas; Há um interesse em investigar os processos ideológico subjacentes às práticas discursivas. Palestrante: CARLOS ALBERTO

21 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
Enfoques – segundo Rizzini, Castro e Sarto ( 1999) A centralização na estrutura formal da língua. A teoria da argumentação - poder de persuadir O desvendar as estratégias usadas pelos autores do discurso e os significados compartilhados pelos sujeitos. – considera-se o contexto social e histórico em que acontece o discurso. Palestrante: CARLOS ALBERTO

22 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
O enfoque mais apropriado ao interesse as atividades educacionais é o terceiro - O desvendar as estratégias. Tem-sesegundo Rizzini, Castro e Sarto ( 1999): a “ Análise do Discurso estuda os processos discursivos característicos de um determinado grupo social e deve interroga-se sobre a articulação entre o processo de produção de discurso, as condições em que ele é produzido e seus efeitos” (p. 100) Palestrante: CARLOS ALBERTO

23 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
Características do discurso. As condições de produção O que é dito? O modo como se diz que depende do lugar social que ocupa quem fala ou escreve algo. A quem se dirige a fala; As intenções implícitas e explícitas Palestrante: CARLOS ALBERTO

24 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
É recomendável que o autor do discurso tenha alguma experiência e leitura sobre os processos ideológicas. É recomendável que o exercício de interpretação de discurso seja feito em grupo, podendo ter , como parceiros, alunos, professores ou colegas pesquisadores. Palestrante: CARLOS ALBERTO

25 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
Procedimentos: Constituição do corpus de análises. Procura do autor do discurso e de sua intenção; Identificação dos tema ou argumentos do discurso; Identificação do tipo de discurso; Produção de um intertexto que expresse a coerência interna do discurso. Busca da estratégia do discurso. Palestrante: CARLOS ALBERTO

26 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
1) Constituição do corpus de análises. Tem haver com a seleção e organização do trabalho sendo necessário: Primeira fase seletiva Identificar e selecionar episódios, Depoimentos ou partes do texto; Estabelecer o que tem relação explícitas ou implícita com a investigação. Segunda fase seletiva Segunda redução; Eliminar as partes discursivas que forem repetitivas , redundantes ou de reforço de linguagem – para material muito volumoso. Terceira fase seletiva Identificação de aspectos ou pontos de vistas que podem ser explorados durante a análise; Seleção de opções fundamentais que darão coerência ao discurso. Busca-se delinear os aspectos que o autor não tem domínio teórico Palestrante: GILVAN AZEVEDO

27 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
2) Procura do autor do discurso e de sua intenção; Deve-se ter em mente, sempre, que são os autores do discursos , para quem falam e por que. Pode-se esconder autoria, usando expressões do tipo “ alguém disse que ... “ Palestrante: GILVAN AZEVEDO

28 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
3) Identificação dos tema ou argumentos do discurso Após identificar o autor do discurso procura-se levantar os argumento e temas relevantes utilizados estrategicamente por ele par atingir seus objetivos. Devem ser considerados apenas aquelas que têm relação que tem relação direta com a questão investigativa. Deve-se preocupar em como ocorreu a compreensão de temas e não o fato de está compreendido. Palestrante: RUY MARCOS

29 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
4) Identificação do tipo de discurso; Deve-se considerar o lugar e posição de quem fala; O tipo de interlocução que se estabelece com os outros; As condições de sua produção; As intenções e finalidades dos discursos Palestrante: RUY MARCOS

30 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
Segundo Orlandi (1987) – Há três tipos de discurso. São eles: O discurso autoritário : É aquele em que o falante se coloca num nível superior, de modo que somente sua fala interessa ou é valorizada - a polissemia (mais de uma interpretação ou significação) é rechaçada a qualquer custo. O discurso lúdico : Acontece quando todos os falantes encontram num mesmo nível hierárquico e admitem várias significações e interpretações, resultando nisso a polissemia aberta. O discurso polêmico: acontece quando os interlocutores procuram chegar a um consenso ou acordo, de modo que a polissemia tenda a ser controlada Palestrante: RUY MARCOS

31 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
5) Produção de um intertexto que expresse a coerência interna do discurso. O falante nunca é totalmente explícito O falante pode omitir algumas palavras sem que, com isso, prejudique a comunicação e sua compreensão. Se o contexto da fala for marcado pelas diferenças sociais e culturais, com maior razão tudo pode ser dito de maneira explícita. Palestrante: RUY MARCOS

32 A MODALIDADE DE ANÁLISE DE DISCURSO.
6) Busca da estratégia do discurso. É o principal objetivo da análise de discurso. É a busca que dá inteligibilidade e organização ao discurso; É buscar maneiras mais fáceis de emitir o que se fala na forma mais compreensível ou não. Palestrante: RUY MARCOS

33 CONCLUSÃO 4. Análise de dados 5. Possíveis respostas
1. Identificação do problema: aplicação da multimodalidade em língua estrangeira 2. Estudos teóricos: perspectiva discursiva crítica 3. Coleta de dados: entrevistas com professores de PLE CATEGORIAS 4. Análise de dados 5. Possíveis respostas


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