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GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Oportunidades e Análise de Viabilidade de Negócios Identificando Oportunidades Preparando o Plano de Negócios Prof. e Adm. Euricles Teixeira Faculdade de Estudos Avançados do Pará – FEAPA Maio/2013

2 Oportunidades X Ideias:
Oportunidade de negócio é diferente de uma ideia de negócio. Se existe alguém interessado em comprar o que a futura empresa planeja vender, então existe uma oportunidade de negócio; Vender e lucrar são as principais atividades de uma empresa. Se for comprovada a possibilidade de vender e lucrar então teremos uma oportunidade de negócio O fator determinante de uma boa oportunidade de negócio é a quantidade de lucro que gera. Lucro que compense o empreendimento, ou seja, uma oportunidade que supere em ganhos o que poderiam gerar outros negócios e investimentos.

3 Questões de um Planejamento prévio
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PREÇO E LUCRO LUCRATIVIDADE E RENTABILIDADE Confirmar a existência de interessados em comprar o que você pretende vender, seja produto, seja serviço. Que a venda seja por um preço que compense todos os seus custos do produto/serviço e dê lucro. Em quantidade que acumule, no final de um período de tempo, um montante de lucro que compense a empreitada.

4 Questões de um Planejamento prévio (Cont. ...)
MANUTENÇÃO NO MERCADO ESPÍRITO EMPREENDEDOR E que essas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio, para que ele dê o retorno que você deseja e no tempo planejado. E, ainda, que você realmente se disponha a enfrentar e comandar o dia a dia dessa operação, o que significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições de que o negócio necessitar, caso você esteja no comando da operação

5 Empreendedor Através do plano de negócios (ou bussines plan).
Como organizar as ideias inovadoras? Através do plano de negócios (ou bussines plan).

6 Preparando o Plano de Negócios
O plano de negócios do empreendimento é o projeto da sua empresa, no qual cada uma das questões do planejamento prévio será detalhada, estudada, compreendida e dominada, para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões acertadas como empresário. Plano de Negócios “é um conjunto de respostas que define o produto ou serviço a ser comercializado, o formato de empresa mais adequado, o modelo de operação da empresa que viabilize a disponibilização desses produtos ou serviço e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela empresa deverão possuir e desenvolver” (BECO DE NOTÍCIAS, 2009)

7 Plano de Negócios Definição “é um documento que especifica todos os principais fatores necessários à criação de um empreendimento, independente do seu tamanho e da sua área de atuação. É um documento escrito, que ajuda a esclarecer seus objetivos e tarefas e fornece algo ao qual se referir mais tarde”. (site: IPGN, 2003).

8 Plano de Negócios As 4 Perspectivas de um Plano de Negócios Negócio – Qual o negócio da empresa? O que ela faz? Para quem? Deve-se conhecer o mercado e suas características, dificuldades e barreiras de entrada, grau de maturação e perspectivas futuras. Conhecer os concorrentes e suas características. Cliente – Conhecer a necessidade do cliente, a evolução dessa necessidade e formatar uma proposta de valor que agrade a ele. Operação – Montar toda a estrutura operacional, pessoas e recursos para operação do negócio. Financeira – Levantar e conhecer qual o custo dessa operação mensal e anual, qual a venda prevista e projetar o retorno financeiro (lucratividade e rentabilidade) desse negócio.

9 Passos para elaboração do Plano de Negócios
Definindo o negócio : Oportunidade de negócio, definição do negócio, visão do processo de negócio, o posicionamento junto ao mercado, perfil do cliente, o mercado (pesquisa e análise econômica); Plano de marketing: 4 P’s do Marketing (produto, preço, praça, promoção), marcas, linha de produtos, projeto, garantia, assistência técnica, política de vendas;

10 Passos para elaboração do Plano de Negócios
Plano Operacional e de Pessoal: estrutura organizacional, pessoas, cargos, máquinas, equipamentos, tecnologia, instalações, cadeia de suprimentos; Plano Financeiro: Análise financeira (planilha e fórmulas), investimento, alavancagem financeira, faturamento da empresa, projeção de vendas, custos (custos fixos, custos variáveis, mão de obra), fluxo de caixa, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, formação do preço de venda, demonstrativos contábeis;

11 Passos para elaboração do Plano de Negócios
Análise de Viabilidade: Análise financeira ( índices de lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno) análise e conclusão; Formatando o Plano de Negócios: O plano de negócios é um documento. Deve ter boa formatação e apresentação, bem como incluir toda a documentação de comprovação dos dados (capa, sumário executivo, definição do negócio, estratégias, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e de pessoal, plano financeiro, análise financeira, Anexos e conclusão).

12 Bibliografia BLOG BECO COM SAÍDA. O início de um Novo Negócio Partes 1 e 2. Postado em 18 mai Disponível em: MELO, Fernando Aarão. Apresentação em ppt sobre Plano de Negócios. PUC Goiás, Disponível em ARAUJO, Luis César G. de. TGA - Teoria Geral da Administração; aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.


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