A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa
Orientador: Juarez Ambires Orientando: Gabriela Raizaro Tosi

2 Luís Vaz de Camões Fatos marcantes para o entendimento de Os Lusíadas:
1546: Vasco da Gama parte de Lisboa para a viagem de descobrimentos. 1552: conflito com um nobre chamado Gaspar Borges; vai preso por conta disso, mas é solto após mandar uma carta com as suas desculpas ao nobre. Vai para o oriente à serviço do rei de Portugal. Visitou Goa (15550 e Macau (1558) sendo nomeado Provedor-Mor de Defuntos e Ausentes. Acusado de irregularidades volta, preso, para Goa a fim de justificar-se. Posteriormente esteve em Málaca (sem data precisa) e em Moçambique ( )

3 Os Lusíadas Publicado em 1572, com auxílio de D. Sebastião.
Por essa publicação foi recebeu uma tença anual. Essa obra literária pertence ao movimento Classicismo. Foi a obra literária que marcou o início da Era Moderna da Língua Portuguesa. Trata sobre os descobrimentos portugueses e exalta tanto a realeza quanto os feitos do país.

4 Fernando António Nogueira Pessoa
Fatos marcantes para o entendimento de Mensagem: Em 9 de julho de 1926 ocorre segundo golpe militar em Portugal. 1896: Parte para a África; frequenta o convento de West Street, em Durban. 1899: Matricula-se na High School, Form II-B. 1903: Faz exame de admissão na Universidade do Cabo da Boa Esperança. 1905: Parte para Lisboa. 1906: Matricula-se no curso superior de Letras.

5 Mensagem Obra publicada em dezembro de 1934.
No mesmo mês ganha o prêmio “Antero de Quental” pela publicação dessa obra. Obra “poética com leve tessitura narrativa”, segundo Cleonice Berardinelli. Pertence ao movimento literário Modernismo.

6 Os Lusíadas e Mensagem: Encontros...
Uso da mitologia grega; Preparação dos portugueses para a viagem de descobrimento tanto em “Brasão”, de Mensagem, como no “Canto I” d’Os Lusíadas; Ambas as obras lusas discorrem sobre a história de Portugal; Ambas falam de D. Dinis; Ambas falam do monstro marítimo que atrapalha a viagem dos portugueses, mas é vencido pelos espertos tripulantes; Ambas as citam Paulo e Vasco da Gama como gananciosos; Ambas trazem a possibilidade e o desejo de que Portugal se torne o Quinto Império;

7 Os Lusíadas e Mensagem: Desencontros...
A primeira obra é totalmente otimista e representa o contentamento com a nação, a segunda apresenta, no final, uma desolação em relação à situação atual do país. Camões apresenta os mouros como vilões invejosos, mas Pessoa não o faz. Notamos na obra pessoana o uso de símbolos que nos remetem aos Cavaleiros Templários, o Santo Graal e a Maçonaria Rosacruz. Camões não o faz.


Carregar ppt "Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google