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PublicouJuan Mancera Alterado mais de 10 anos atrás
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Correio eletrônico (e-mail)
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E-mail pode designar três coisas distintas:
a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar por ); o endereço eletrônico do destinatário (mandar para o meu ).
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A palavra " “ é a abreviatura da expressão inglesa "electronic mail", que significa correio eletrônico.
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O correio eletrônico (“ ”), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
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Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial
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tanto do destinatário quanto do remetente.
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido tanto do destinatário quanto do remetente. de modo a facilitar a organização documental
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Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente,
o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo.
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Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de
confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
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Nos termos da legislação em vigor,
para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
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Embora existam analogias, existem diferenças importantes.
Em criptografia, a assinatura digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratada como análoga à assinatura física em papel. Embora existam analogias, existem diferenças importantes. O termo assinatura eletrônica, por vezes confundido, tem um significado diferente: refere-se a qualquer mecanismo, não necessariamente criptográfico, para identificar o remetente de uma mensagem electrônica. A legislação pode validar tais assinaturas eletrônicas como endereços Telex e cabo, bem como a transmissão por fax de assinaturas manuscritas em papel.
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Etiqueta na rede O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e profissionalismo.
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Cuidados na redação do e-mail
A facilidade para escrever e enviar uma mensagem estimula a informalidade. Aproveite esse benefício sem cair no desleixo: dedique tempo para redigir s com clareza e objetividade se não quiser confundir (ou aborrecer) o destinatário. Tente ser objetivo e separar os assuntos com clareza
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Sem excessos Mensagens longas e repetitivas dificilmente conseguem transmitir as informações desejadas com eficiência e rapidez.
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Assunto Em vez de tentar resumir o conteúdo no título, escreva a mensagem primeiro, leia-a e depois elabore a identificação. Prefira usar poucas palavras, pois frases longas demais não aparecem inteiras na caixa de identificação de diversos programas de gestão de . Identifique o assunto com até 50 caracteres
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Como responder Mantenha a mesma identificação do assunto (em uma resposta, ela virá precedida da sigla “Re:”), pois a medida facilita a organização por tema na hora de arquivar os assuntos. Para redigir a resposta, acrescente seus comentários no início do texto, insira algumas observações ao longo da mensagem e delete o que não tiver importância. Se cada pessoa que ler e devolver a mensagem adicionar um bloco de texto no início, o corre o risco de ficar imenso.
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