A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos"— Transcrição da apresentação:

1 O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos
Afonso Celso G. Lacerda

2 Introdução Objetivos Metodologia Avaliação

3 Introdução Projeto destinado aos alunos da 8ª Série do Ensino Noturno da E. M. E. F. Mauro Braga com o objetivo de levá-los a percepção de que os sólidos geométricos, especificamente, e a Matemática, como um todo, se apresentam nas suas mais variadas formas no cotidiano de cada um e, por consequinte, motivá-los a um despertar investigativo da curiosidade de como, quando e onde a Matemática se apresenta no dia a dia.

4 Cone Cilindro Esfera Cubo
Estes objetos assemelham-se a sólidos geométricos: Cone Cilindro Esfera Cubo

5 Objetivos Facilitar o entendimento dos conceitos geométricos, através de atividades práticas. Relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o cotidiano do aluno e do seu meio. Desenvolver Técnicas de motivação para o estudo de geometria e conseqüentemente da Matemática. Proporcionar a maior integração entre os alunos com atividades coletivas. Criar inovações acrescentando detalhes e particularidades às atividades desenvolvidas, a partir de fundamentação teórica. Transpor os conhecimentos sobre os sólidos geométricos para atividades práticas de recorte de jornais e revistas, fotografias, embalagens, etc.

6 Metodologia Pesquisa sobre o Tema.
Através de um “passeio” com os alunos na escola e arredores para que eles possam observar os sólidos geométricos no seu entorno, para que os conceitos de forma geométrica e sólido geométrico fiquem bem claros. Trabalho com embalagens, que serão trazidas pelos alunos, relacionando-as com os sólidos geométricos estudados. Recortar de revistas e/ou jornais imagens onde seja possível reconhecer formas geométricas tais como: paisagens urbanas, eletrodomésticos, etc. Trabalho com fotografia, onde os alunos, em grupos, percorreram locais, tais como: shopping, praças, registrando as diferentes formas, associando-as aos sólidos geométricos.

7 Montagem de murais com os recortes dos jornais e revistas , destacando a presença dos sólidos geométricos em diferentes setores, tais como: Arquitetura, Publicidade, Propaganda, Decoração, Artes Plásticas, etc. Exposição com as embalagens relacionando-as com os diversos sólidos geométricos. Montagem de murais com as fotografias, tiradas pelos alunos, separando-as por sólidos geométricos, aos quais elas foram relacionadas.

8 Avaliação O projeto desenvolvido será avaliado verificando-se:
Organização, criatividade e entusiasmo dos alunos nas diversas atividades do projeto. O envolvimento, o respeito e a cooperação dos alunos nos trabalhos em equipe. A produção final do que os alunos confeccionaram e produziram . Aplicação de questionário e depoimento dos alunos, a fim de verificar o envolvimento de cada um com o projeto e se este proporcionou o aprendizado esperado do conteúdo do projeto. Vitória, Setembro 2003


Carregar ppt "O Espaço Cotidiano dos Sólidos Geométricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google