Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVítor Cardosa Alterado mais de 9 anos atrás
1
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Educação a distância, o universo do trabalho e as demandas ocupacionais In: BARROS, D. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru, SP: Edusc, 2003. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
2
Educação e trabalho: que homens queremos formar?
Pilares da democracia: liberdade e eliminação das diferenças. Igualdade de direitos x modo de produção capitalista. Algumas dimensões do trabalho (Arendt): Produção e consumo Cidadania (ato político) OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
3
Educação e trabalho: que homens queremos formar?
Tendências do universo do trabalho contemporâneo: Distância das garantias sociais do Estado TIC, produtividade, competitividade Aprimoramento profissional – direcionado pelos interesses produtivos capitalistas Educação como caminho ao processo de atualização OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
4
Educação e demandas ocupacionais
Da sociedade do trabalho para a sociedade das TIC: mudanças técnicas e intelectuais, com repercussão nas subjetividades e nas formas de representação do trabalho. Processo produtivos: Flexibilização da produção Especialização flexível: inovações tecnológicas, aumento de produtividade e flexibilidade dos processos produtivos; terceirização; aumento da eficiência (estrutura enxuta, participação do trabalhador na gestão, demanda por autonomia e liderança) Adequação da produção à lógica do mercado Desconcentração industrial – novos padrões de gestão Direitos trabalhistas eliminados do mundo da produção OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
5
Educação e demandas ocupacionais
O futuro do trabalho – 4 teorias: Redução do trabalho pela tecnologia Fim do emprego (CLT x informalidade) Expansão do ócio criatativo (De Masi) Centralidade do trabalho pela divisão internacional do trabalho (TIC, investimentos no exterior, recursos centrados nos países desenvolvidos) Nas transformações do mundo do trabalho, a segmentação do trabalho nas ocupações (informalidade, terceirização...). OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
6
Educação e demandas ocupacionais
Enfraquecimento da centralidade do trabalho assalariado. Profundos reflexos do mundo do trabalho no processo educativo. Necessidades das demandas ocupacionais: mão-de-obra, capital humano na indústria e nos serviços informais e terceirizados. Demandas ocupacionais: dependem das relações entre mercado produtivo e tecnológico, modificam-se de acordo com as necessidades locais e regionais. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
7
Educação e demandas ocupacionais
Da indústria para os setores de serviços: crescimento das ocupações, em virtude do desemprego industrial e do êxodo rural. Expansão das ocupações profissionais que exigem maior escolaridade e qualificação profissional. Qualificação: treinamentos, capacitações em serviço, experiências compartilhadas com os pares. Forte vínculo entre as ocupações e o desenvolvimento das habilidades e competências (conhecimentos intelectuais e perfil profissional). OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
8
Educação e demandas ocupacionais
Tedesco (1998): Serviços rotineiros Serviços pessoais Serviços simbólicos (identificação de problemas, solução de problemas e definição de estratégias) Mundo do trabalho e educação: pedagogia calcada no modelo de competências e habilidades. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
9
Tendências pedagógicas para o universo do trabalho
Modelo de competências – respaldo na LDBEN. Educação e a formação para a flexibilização e a pluralidade e conhecimentos de distintas naturezas. Eixo central – mudança do perfil do trabalhador. Letramento digital e cidadania. Habilidades de autogestão – capacidade de aprender, para desenvolver as necessárias competências e habilidades. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
10
Tendências pedagógicas para o universo do trabalho
Competência: capacidade de confrontar as regras gerais com as situações singulares. Habilidades básicas: competências e conhecimentos gerais essenciais para o mercado de trabalho. As habilidades inserem-se nas competências. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
11
Tendências pedagógicas para o universo do trabalho
Competência: capacidade de mobilizar conhecimentos diversos e de analisar fatos e interpretar s símbolos da sociedade atual. Educação formal: conteúdos científicos primordiais e valores educativos. Privilégio das ações pessoais sobre a formação científica. Ministério do trabalho – competências e habilidades em favor da qualificação profissional e da empregabilidade. Competências e habilidades – flexíveis e se modificam em função das demandas de produção e das tendências da região e do país inseridos em um contexto global. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
12
Questões para discussão
De que forma as competências e habilidades se inserem nos novos rumos do universo do trabalho? Qual a relação entre educação e trabalho, no atual modo de produção capitalista? Em que contexto se insere a EaD, nos atuais contextos educacional e trabalhista? OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.