A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

-Relato de uma Experiência-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "-Relato de uma Experiência-"— Transcrição da apresentação:

1 -Relato de uma Experiência-
FAZENDA LAGUNA AGRONEGÓCIO DO LEITE -Relato de uma Experiência- Imperatriz 24 a 26 de outubro 2012

2 Rebanho bubalino no Brasil
O rebanho de búfalos foi o que teve o crescimento mais expressivo no país entre 2010 e 2011, com aumento de 7,8% contra 1,6% dos bovinos. (IBGE) A finalidade principal da criação de búfalos em algumas regiões é a produção leiteira. De acordo com pesquisas realizadas, o leite de búfala apresenta elevado valor nutricional devido aos excelentes níveis de nutrientes, podendo ser consumido tanto na forma in natura como na elaboração de lácteos.

3 Laticínios Segundo a ABCB os laticínios filiados ao programa do “Selo de Pureza” apresentaram, de 2000 a 2010, crescimento médio anual de 20% aa. O mais conhecido e nobre produto de leite de búfala é a mozzarella queijo de origem italiana que a cada dia ganha mais espaço entre os consumidores. No Norte e Nordeste já são muitos os criadores que também industrializam o leite de búfala produzindo a mozzarella, o queijo marajoara, o queijo minas frescal, a ricota, requeijão, creme de leite e outros. São produtos diferenciados que não concorrem com derivados bovinos ofertados por grandes laticínios, possibilitando assim acesso a nichos de mercado mesmo com pequena escala de produção.

4 Sala de processamento,salga e embalagem de queijos

5 Fazenda Laguna Opção pela Búfala leiteira
Rusticidade: Sem serem imunes, são bem mais resistentes à maioria das enfermidades que afetam os bovinos. (retenção de placenta, mastite, doenças de cascos etc...) Quando necessário, aceitam bem alimentos mais grosseiros São economicamente longevos com alta eficiência reprodutiva, reduzindo custos c/ reposição de matrizes Produzem leite de excepcional qualidade com medias de : 18% de MS 7,6% de Gordura 4,6% de Proteína 4,8% lactose 50% + cálcio Alto rendimento industrial na produção de derivados lácteos.

6

7

8

9

10 Matrizes em pasto de brachiaria

11 Docilidade

12 QUEIJARIA LAGUNA Nasce um Laticínio
A história começou com a ordenha das primeiras 20 matrizes Em 1992 os primeiros testes com o Queijo de Coalho Venda informal do leite “in natura” (rejeição pelo desconhecimento) Primeiro produto lacteo Queijo Minas Frescal Kg / semana Novos produtos foram surgindo ao longo dos anos Ricota Fresca Creme de Ricota Creme de Leite Fresco pasteurizado Creme de Nata Coalhadas Requeijão Culinário Queijo Minas Frescal com orégano Etc.

13 Derivados lácteos

14 ASSESSORIA TÉCNICA Assessoria Técnica Indispensável:
Desenvolvimento de produtos Controle de qualidade Monitoramento de rendimentos Identificação e eleição de produtos viáveis para o momento da empresa: Disponibilidade de matéria prima Maior rotatividade de alguns derivados lácteos Formação de mão de obra local – Rotatividade mínima: Oportunidade regionalizada Treinamento continuado Mais emprego para o município Imobilização mínima e gradual em instalações,equipamentos,transportes,etc Uso de equipamentos simplificados Adaptações de estruturas físicas Sistema de transporte otimizado

15 Abrindo Mercado ( ontem x hoje )
Ontem: Micro distribuição em veículo de uso pessoal,com entrega em poucos locais Hoje: Em veículos refrigerados para apoio a grandes e pequenos clientes No início, o segmento de hotéis era praticamente o único cliente Hoje,os derivados estão em, supermercados, hotéis,hospitais,sorveterias, e restaurantes. Ontem: Elegemos apenas um bairro para escoar nossa pequena produção Hoje: Estamos em toda Fortaleza,e se tivéssemos maior oferta atenderíamos outros mercados.

16 Mercado Hoje

17 MENSAGEM O bufalo é uma excelente opção para a pecuaria de leite do nordeste. Trabalhar com leite de búfala e seus derivados não é, por si só, garantia de sucesso. Eficiência, qualidade do produto e do atendimento são indispensáveis.


Carregar ppt "-Relato de uma Experiência-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google