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A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades

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Apresentação em tema: "A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades"— Transcrição da apresentação:

1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Prof. Roberto Guerra

2 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Capa da Obra A economia fundada no saber cujo desenvolvimento baseia-se essencialmente “nas capacidades de criar e utilizar conhecimentos” (VIGNIER, 2002, p. 5); Os conhecimentos como transformador dos produtos e processos; A produção de saberes e a inovação como explicação do desenvolvimento; A posição de Schumpeter (1939).

3 Mudança e globalização dos mercados
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Mudança e globalização dos mercados O ritmo acelerado das mudanças; O forte crescimento da renda nas últimas décadas acarretando na segmentação em muitos mercados; A abertura das fronteiras como estímulo da variedade que provoca a chegada aos mercados de produtos vindos de todos os cantos do planeta; Globalização: não afeta todos os mercados, e não atinge da mesma maneira todas as empresas;

4 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Mudança e globalização dos mercados A entrada de dez novos países do Leste Europeu na União Européia e os deslocamentos de empresas de países ocidentais; Os países da África e a destruição da agricultura tradicional; As limitações dos países industrializados; As barreiras indiretas que cerceiam as trocas comerciais; O fluxo do livre comércio não é o mesmo em todas as direções; As transações financeiras não tendem a uniformizar as instituições financeiras; O desaparecimento das fronteiras e as diferenças entre os países;

5 Envolvimento das empresas manufatureiras com a globalização
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Mudança e globalização dos mercados Empresas que compram seus recursos no mercado internacional (20%) Empresas que atuam em muitos mercados (50%) Empresas que agem, sobretudo localmente (15%) Empresas expostas a forte competição ou exportadoras (15%) global MERCADOS local Empresas fora da globalização (15%) Empresas envolvidas em rede(s) que atuam em nível internacional Envolvimento das empresas manufatureiras com a globalização Fonte: Adaptado de Torrês (1994)

6 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades A importância crescente do imaterial na economia A manifestação da economia do conhecimento: De uma lado, por um forte crescimento dos serviços em relação aos bens; De outro, pelo aumento dos fatores imateriais em relação aos fatores materiais nos sistemas de produção; A representatividade dos serviços no nível geral de empregos; O capital humano como recurso crucial para o desenvolvimento econômico, mesmo nas novas pequenas empresas;

7 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades A importância crescente do imaterial na economia Concorrência global escassez de recursos Mutação econômica Concorrência nacional abundância de recursos Fazer com menos e cada vez mais complexo Alavanca da transformação: uma empresa de aprendizado e inovação Economia de recursos, quantidade, mínimo de serviço, controle, rigidez Fazer de outra forma Homogeneidade (simplicidade) Heterogeneidade (complexidade) Economia do saber: inovação, produção de valor agregado, controle do cliente, flexibilidade Elementos-chave da transformação das economias industrializadas nos últimos 30 ou 40 anos

8 Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Incerteza e ambiguidade A incerteza, ainda maior, para empreendedores ou dirigentes de pequenas empresas; A incerteza engloba a noção de risco, cuja probabilidade de ocorrência é sempre variável; A ambiguidade e insuficiência da informação.

9 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Incerteza e ambiguidade – 4 estágios Sair na frente sem preocupação em obter a informação adequada, recorrendo rapidamente a novas tecnologias materiais e imateriais e inovando constantemente ou regularmente; Desenvolver grande flexibilidade: por um lado tentando obter informações complexas o mais cedo possível, e por outro lado, criando margens de manobra para reagir rapidamente; Inovar sistematicamente para adiantar-se à concorrência potencial, distinguindo-se o melhor possível e renovando-se regularmente, de maneira a manter uma distância em relação aos concorrentes; Buscar informação (principalmente através das redes), então classificar e analisar essa informação para depois transformá-la em conhecimento e ação.

10 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades O controle do fluxo da informação A informação como questão extremamente complexa; Os economistas como os primeiros a se debruçar sobre o problema da informação e de seu controle; A compreensão dos economistas do crescimento nacional a respeito do controle da informação e sua aplicação na formação e inovação, cruciais na mensuração das diferenças de crescimento entre os países.

11 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades O controle do fluxo da informação Dois obstáculos à teoria econômica da informação: Não se pode mensurar o porte de seu objeto, que é intangível; Controle sobre a informação deve ser conquistado principalmente por meio de análises individuais, enquanto que a informação é um fenômeno coletivo ou social compreendido por intermédio de meios coletivos; Economia do conhecimento: a informação na base do saber e do savoir-faire de uma coletividade.

12 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Conhecimento e savoir-faire: novas formas de competitividade para empresas e regiões A mudança das bases da concorrência tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas pela economia do conhecimento; A concorrência por meio de preços como apenas um aspecto dos comportamentos de compra, principalmente dos consumidores finais; Na nova economia, a competitividade está cada vez mais ligada aos conhecimentos e ao savoir-faire; A explicação da teoria ampliada da competitividade baseada nos recursos e competências;

13 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Conhecimento e savoir-faire: novas formas de competitividade para empresas e regiões Eisenhardt e Martin (2000) notam a importância crescente de três elementos na capacidade particular das empresas: A variedade de resposta complexas; A proximidade para discuti-las; A flexibilidade diante da evolução das necessidades; Conceito de inovação que sustenta a singularidade da empresa para bem além da produtividade; Inscrevem-se na economia do conhecimento e do savoir-faire sob novas formas.

14 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Capítulo 1 A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades Conhecimento e savoir-faire: novas formas de competitividade para empresas e regiões CONTINUUM ENTRE PRODUTIVIDADE E PRODUÇÃO Produtividade (roupas produzidas em série, mercado de massa, serviços como call centers...) Inovação (produtos específicos, de moda, de tipo de linha, de proximidade, intensivos em saberes e savoir-faire...) Em suma, baixa diferenciação (padronização) Em suma: distinção (valor – processos) Continuum Baixos salários, baixa qualidade Design, saberes, qualidade, variedade, em todos os estágios da produção Competitividade


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