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Processo e Método de Avaliação MPS.BR

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Apresentação em tema: "Processo e Método de Avaliação MPS.BR"— Transcrição da apresentação:

1 Processo e Método de Avaliação MPS.BR
Treinamento da Equipe para a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

2 Subprocesso:Realizar a Avaliação Final
SUBPROCESSOS ATIVIDADES Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato 1. Viabilizar a avaliação 2. Planejar a avaliação 3. Preparar a avaliação 4. Conduzir avaliação inicial 5. Completar a preparação da avaliação Preparar a realização da avaliação Realizar a avaliação final 1. Conduzir a avaliação final 2. Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação 1. Relatar resultados 2. Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

3 Subprocesso:Realizar a Avaliação Final
SUBPROCESSOS ATIVIDADES Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato 1. Viabilizar a avaliação 2. Planejar a avaliação 3. Preparar a avaliação 4. Conduzir avaliação inicial 5. Completar a preparação da avaliação Preparar a realização da avaliação Realizar a avaliação final 1. Conduzir a avaliação final 2. Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação 1. Relatar resultados 2. Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

4 Subprocesso: Realizar a avaliação final
ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

5 Responsabilidades das mini-equipes durante a avaliação final
Verificar os resultados a partir dos indicadores (ajustes realizados) Caracterizar a implementação em cada projeto nos processos sob sua responsabilidade Propor caracterização para resultados do processo, resultados dos atributos do processo e atributos do processo nos processos sob sua responsabilidade Identificar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria nos processos sob sua responsabilidade Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

6 Responsabilidades conjuntas durante a avaliação final
Rever o trabalho das mini-equipes Realizar as entrevistas Caracterizar os resultados dos processos, resultados de atributos do processo e atributos do processo Aprovar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Decidir o Nível MPS.BR Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

7 Subprocesso: Realizar a avaliação final
ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

8 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Organizar ambiente de trabalho da avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

9 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Verificar evidências Cada mini-equipe, nos processos sob sua responsabilidade: Examina a planilha de indicadores em conjunto com o Relatório de Ajustes Realizados para a Avaliação Final Verifica a presença e adequação dos indicadores que comprovam a implementação dos resultados esperados para cada resultado esperado de processo e de atributo do processo Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

10 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

11 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Realizar entrevistas São realizadas na avaliação final para se obter as afirmações Mostram o grau em que os colaboradores da organização entendem e usam os processos Pode ser realizada em paralelo com a verificação de evidências Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

12 Confidencialidade das entrevistas
Se guarda rigorosa confidencialidade das entrevistas Pelos membros da equipe de avaliação e pelos entrevistados durante e depois da avaliação Nenhuma informação será atribuída a uma pessoa individualmente Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

13 Entrevistas e solicitação de documentos
A Equipe de Avaliação pode solicitar mais documentação quando: Um entrevistado menciona um documento que não está disponível à equipe de avaliação A equipe nota a falta de uma evidência direta que é necessária à avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

14 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Notas de Entrevistas Toda a equipe deve tomar notas das afirmações coletadas Nos processos sob sua responsabilidade as mini-equipes devem ser especialmente cuidadosas. Notas são destruídas ao final da avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

15 Entrevista: Distribuição dos Lugares
M M M M M L M L M L E Entrevistado Membro da Equipe de Avaliação Avaliador Líder Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

16 Entrevistas: Exemplo de Distribuição do Tempo
10 minutos Abertura da Entrevista e Apresentações O Avaliador Líder explica o objetivo da avaliação MPS, explica as regras de confidencialidade, pergunta se assistiram a Reunião de Abertura e apresenta a equipe de avaliação Cada entrevistado se apresenta dizendo seu nome e seu papel na organização 30 minutos Perguntas sobre os processos O Avaliador Líder e a equipe de Avaliação fazem perguntas Perguntas finais Por exemplo: Tem alguma coisa mais que gostaria de nos dizer ? Encerramento O Avaliador Líder encerra a entrevista lembrando o horário de apresentação dos achados e a vigência permanente do acordo de confidencialidade 60 minutos Total Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

17 Entrevistas: Perguntas
No início da entrevista começar por questões genéricas e depois fazer perguntas mais específicas. Por exemplo: Você poderia nos explicar o seu trabalho? Como você realiza o planejamento de seus projetos? Como são tratadas as mudanças nos requisitos? Como é feito o monitoramento dos projetos? Como você foi treinado para realizar o seu trabalho? No final da entrevista volta-se a fazer perguntas genéricas sobre o ambiente da empresa e a cultura organizacional. Por exemplo: Há quanto tempo está na empresa? O que você mais gosta nesta empresa? Se pudesse mudar algo, o que mudaria? Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

18 Entrevistas: Perguntas
As perguntas não devem poder ser respondidas com SIM ou NÃO As perguntas não podem vir com a resposta incluída Cuidado com a reação corporal à resposta do entrevistado Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

19 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

20 Registrar afirmações na planilha de indicadores
Quando termina uma entrevista cada mini-equipe deve: Rever suas notas e fazer observações na planilha Controlar o andamento de sua parte na avaliação Controlar a cobertura das afirmações Rever e atualizar a lista de perguntas para as entrevistas que faltam Registrar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria IMPORTANTE: Nomes são apagados no final da avaliação e as notas das entrevistas destruídas para preservar a confidencialidade Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

21 Cobertura das afirmações
Devem haver afirmações que comprovem os indicadores diretos Cobertura de afirmações para cada processo Para cada resultado esperado deve haver pelo menos uma afirmação Todos os projetos (mesmo os não concluídos devem ter afirmações para os resultados) Em um projeto concluído deve-se ter afirmações para aproximadamente 50% dos resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

22 Planilha com registros das afirmações
Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido?  AD: Documento de Visão X  AI: Ata da Reunião para definição do escopo do projeto  Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA)

23 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

24 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Estamos prontos para caracterizar os resultados quando: Temos para cada implementação associada a um resultado: Uma evidência direta e Uma evidência indireta ou uma afirmação A mini-equipe responsável por verificar o processo tem consenso de que a evidência objetiva é adequada para determinar a caracterização Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

25 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Atribuir T, L, P, N, F ou NA a cada projeto em cada resultado esperado do processo e de atributo do processo. Para cada resultado em cada projeto devem haver indicadores diretos. Este indicador direto deve ser comprovado por indicadores indiretos ou afirmações Responsável: Mini-equipes Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

26 Escala para caracterizar o grau de implementação de um resultado esperado do processo e de um resultado esperado de atributo do processo Grau de implementação Caracterização Totalmente implementado (T) O indicador direto está presente e é julgado adequado Existe pelo menos um indicador indireto e/ou afirmação confirmando a implementação Não foi notado nenhum ponto fraco substancial Largamente implementado (L) Foi notado um ou mais pontos fracos substanciais Parcialmente implementado (P) O indicador direto não está presente ou é julgado inadequado Artefatos/afirmações sugerem que alguns aspectos do resultado esperado estão implementados Pontos fracos foram documentados Não implementado (N) Qualquer situação diferente das acima Não avaliado (NA) O projeto não está na fase de desenvolvimento que permite atender ao resultado ou não faz parte do escopo do projeto atender ao resultado. Fora do escopo (F) O resultado esperado está fora do escopo da avaliação, conforme documentado no plano da avaliação. Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - abril 2011

27 Planilha após verificação dos ajustes com registros das afirmações
Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido?  AD: Documento de Visão X  AI: Ata da Reunião para definição do escopo do projeto  Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - abril 2011

28 Planilha com caracterização por projeto
Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido?  AD: Documento de Visão X  AI: Ata da Reunião para definição do escopo do projeto  Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) T

29 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

30 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Agregar os resultados obtidos na tarefa anterior para caracterizar (de forma inicial) o grau de implantação de cada resultado esperado do processo e de atributo do processo na unidade organizacional A mini-equipe agrega os resultados atribuindo um grau que caracterize a implantação de cada: resultado esperado do processo na unidade organizacional atributo do processo na unidade organizacional Responsável: Mini-equipe Este grau será proposto pela mini-equipe à toda a equipe de avaliação na reunião de consenso Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

31 Caracterização agregada para a unidade organizacional
Regras para caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterização nos projetos avaliados Caracterização agregada para a unidade organizacional Observações Todos X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P, ou todos N) X Se todos os projetos têm a mesma caracterização, esta é a caracterização da unidade organizacional Todos os projetos terminados X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P ou todos N) e os incompletos NA (Não Avaliado) Se pelo estágio de desenvolvimento dos projetos incompletos o resultado não puder ser evidenciado (NA), a caracterização da unidade organizacional é X Todos T ou L L Se os projetos forem caracterizados para um resultado esperado como L ou T, caracteriza-se a unidade organizacional como L para este resultado esperado Todos T ou L e os incompletos NA (Não Avaliado) Se pelo estágio de desenvolvimento dos projetos incompletos o resultado não puder ser evidenciado, a caracterização da unidade organizacional é L Existem P, mas não existem N (Pode existir NA - Não Avaliado ) L ou P A decisão é da equipe de avaliação Existe N N, P ou L Resultado Esperado F (Fora do Escopo) F O resultado esperado foi declarado fora do escopo da avaliação no plano da avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - abril 2011

32 Considerações para a Caracterização
Obedecer as regras Considerar a gravidade das fraquezas em seu conjunto Considerar a razão individual de cada grau Peso relativo das instâncias com pontos fracos Não se pode caracterizar um resultado como T se alguma instância (projeto) é diferente de T O resultado nunca pode ser maior do que a maior das caracterizações Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

33 Planilha com caracterização por projeto
Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido?  AD: Documento de Visão X  AI: Ata da Reunião para definição do escopo do projeto  Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA)

34 Planilha com caracterização por resultado
Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido?  AD: Documento de Visão X  AI: Ata da Reunião para definição do escopo do projeto  Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012 Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização

35 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

36 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional A mini-equipe faz uma caracterização inicial de cada atributo do processo nos processos sob sua responsabilidade ( atribui um grau) Este grau será proposto pela mini-equipe à toda a equipe de avaliação na reunião de consenso Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

37 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional
Grau de implementação Caracterização Porcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - abril 2011 Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa

38 Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G
RAP 1 RAP 5 T RAP 9 L RAP 13 RAP 2 RAP 6 RAP 10 RAP 14 RAP 3 RAP 7 RAP 11 RAP 4 RAP 8 RAP 12 AP 1.1 AP 2.1 AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 RAP 9. (Até o nível F). Os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização. T ou L ? Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

39 Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G
RAP 1 RAP 5 T RAP 9 L RAP 13 RAP 2 RAP 6 RAP 10 RAP 14 RAP 3 RAP 7 RAP 11 RAP 4 RAP 8 RAP 12 AP 1.1 AP 2.1 T AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

40 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional
Grau de implementação Caracterização Porcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - abril 2011 Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa

41 Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G
RAP 1 RAP 5 T RAP 9 L RAP 13 RAP 2 RAP 6 RAP 10 RAP 14 RAP 3 RAP 7 RAP 11 RAP 4 RAP 8 RAP 12 O grau T em AP 1.1 significa um alcance de mais do que 85% do conjunto dos resultados esperados do processo, sem fraquezas significativas ou sem atribuição de “Não Implementado” (N). AP 1.1 AP 2.1 T AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

42 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

43 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo na unidade organizacional Em reunião de toda a equipe cada mini-equipe apresenta sua proposta de caracterização A equipe de avaliação, por consenso, atribui um grau que caracterize a implantação de cada resultado esperado de processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo para a unidade organizacional Responsável: Equipe de avaliação Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

44 Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder
É imprescindível que as decisões importantes da equipe de avaliação sejam por consenso Consenso: Chegar a uma proposta suficientemente aceitável para todos os membros da equipe É buscar o Win/Win para todos os membros da equipe Não é voto unânime Não é voto majoritário Não é uma proposta que deixa todos igualmente satisfeitos Não é só encerrar quando se chega a 100% de acordo Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

45 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Voto do Polegar Polegar apontando para cima Significa: “Apoio esta decisão e é a de minha preferência” Polegar apontando para o lado Significa: “Esta decisão não é a de minha preferência mas posso aceitá-la e apoiá-la fora da equipe” Polegar apontando para baixo Significa: “Não posso apoiar esta decisão” Se houver um único polegar apontando para baixo a decisão não é tomada e busca-se o consenso até todos considerarem a decisão aceitável Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

46 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional

47 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Tendo-se a caracterização por resultado, a equipe de avaliação caracteriza o processo para a organização como: SATISFEITO ou NÃO SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

48 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional SATISFEITO Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Nível MR-MPS Atributos do processo Caracterização G AP 1.1 T AP 2.1 L ou T F AP 2.1 e AP 2.2 E AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2 AP 3.1 e AP 3.2 D C B AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 AP 4.1 e AP 4.2 A AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2 AP 5.1 e AP 5.2 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

49 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional SATISFEITO Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Nível MR-MPS Atributos do processo Caracterização G AP 1.1 T AP 2.1 L ou T F AP 2.1 e AP 2.2 E AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2 AP 3.1 e AP 3.2 D C B AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 AP 4.1 e AP 4.2 A AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2 AP 5.1 e AP 5.2 Os atributos de processo 4.1, 4.2, 5.1 e 5.2 são caracterizados conforme pertinente e de acordo com a seleção de processos feita pela unidade organizacional. A não caracterização destes atributos do processo para todos os processos, não impede que seja atribuído à unidade organizacional o nível B ou o nível A. Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

50 Em qualquer situação diferente das anteriores
Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional NÃO-SATISFEITO Em qualquer situação diferente das anteriores Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

51 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

52 Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria
Pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria são apresentados aos entrevistados antes de finalizar esta etapa da avaliação Planejar o número de reuniões (chefes e subordinados não podem estar na mesma reunião) O Avaliador Líder ou um avaliador adjunto apresenta (Slides) dos Pontos Fortes, Pontos Fracos e Oportunidades de Melhoria por: Processo Gerais do Modelo Globais que são relacionados à unidade organizacional É direto e não apresenta desculpas Estimula o feedback dos participantes Se existe desacordo não se compromete a mudar, mas sim a analisar cuidadosamente a opinião Lembra o Acordo de Confidencialidade

53 Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria
Os membros da equipe de avaliação tomam notas do feedback para depois da apresentação discutir os comentários e chegar a consenso sobre os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades de melhoria Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

54 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

55 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Atribuir nível MPS.BR Atribuir o Nível MPS onde todos os processos pertinentes ao Nível tenham sido caracterizados como SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação Observação: A Organização pode ter solicitado um nível MPS e lhe ser atribuído um nível inferior Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

56 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Organizar ambiente de trabalho da avaliação Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

57 Organizar ambiente de trabalho da avaliação
Após o encerramento da avaliação, a equipe de avaliação deve: Eliminar a documentação gerada que possam comprometer o Acordo de Confidencialidade anotações em papéis e planilhas arquivos intermediários gerados Gerar uma versão da apresentação dos resultados da avaliação e da planilha de avaliação resultante (sem indicativos de quem forneceu as evidências) e entregar para o coordenador local. O avaliador líder deve copiar a planilha de avaliação final e as apresentações realizadas e arquivar estes documentos Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

58 Conduzir a avaliação final
Subprocesso: Realizar a avaliação final ATIVIDADE TAREFA Conduzir a avaliação final Realizar reunião de abertura Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) Treinar equipe para a avaliação final Verificar evidências Realizar entrevistas Registrar afirmações na Planilha de Indicadores Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo em reunião de consenso Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) Atribuir nível MPS.BR Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Organizar ambiente de trabalho da avaliação Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

59 Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador
Os resultados da avaliação são comunicados ao patrocinador pelo avaliador líder Nesta reunião: Pode haver participação de toda a equipe de avaliação, a critério do avaliador líder Podem haver outros participantes da unidade organizacional a critério do patrocinador Deve ser uma reunião onde o avaliador líder: descreva os resultados, comente os pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, e mostre os próximos passos para a melhoria dos processos Responsável: Avaliador Líder Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

60 Subprocesso: Realizar a avaliação final
ATIVIDADE TAREFA Avaliar a execução do processo de avaliação Avaliar a execução da avaliação pela equipe de avaliação Avaliar a execução da avaliação pelo patrocinador Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IA Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IOGE (se pertinente) Avaliar a execução da avaliação pela II (se pertinente) Colocar as avaliações da equipe e do patrocinador em um envelope lacrado e assinado pelo patrocinador Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

61 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação
SUBPROCESSOS ATIVIDADES Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato 1. Viabilizar a avaliação 2. Planejar a avaliação 3. Preparar a avaliação 4. Conduzir avaliação inicial 5. Completar a preparação da avaliação Preparar a realização da avaliação Realizar a avaliação final 1. Conduzir a avaliação final 2. Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação 1. Relatar resultados 2. Registrar resultados Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

62 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação
ATIVIDADE TAREFA Relatar resultados Preparar o Relatório da Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

63 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação
ATIVIDADE TAREFA Relatar resultados Preparar o Relatório da Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

64 Auditar a avaliação final
O auditor designado pela ETM emite parecer que pode ser: APROVADO: a documentação está completa, correta e não há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final NÃO APROVADO: há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

65 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação
ATIVIDADE TAREFA Relatar resultados Preparar o Relatório da Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

66 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação
ATIVIDADE TAREFA Registrar resultados Inserir unidade organizacional no banco de dados Softex Divulgar no site SOFTEX Enviar o Acordo de Confidencialidade para a unidade organizacional com a declaração SOFTEX de avaliação de processos de software (placa de aço escovado) Enviar o Acordo de Confidencialidade para a IA Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012

67 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012
Alguma dúvida ? Treinamento da Equipe para a Avaliação Final - fevereiro/2012


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