A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios
Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011 VIII Workshop EGC

2 Ser uma empresa de classe mundial.
Visão Ser uma empresa de classe mundial. Missão Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo. Correios 2020

3 Correios em números Dados Operacionais 35 milhões 8,85 bilhões 9.987
Objetos distribuídos/dia 35 milhões Objetos distribuídos em 2010 8,85 bilhões Unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) 9.987 Frota (motocicletas, veículos leves e pesados) 17.057 Linhas da rede postal aérea noturna 14 Receita total em 2010 R$ 13,32 bilhões

4 Correios em números Empregados 111.570 Cargo Quantidade % Atendente
24.906 22% Carteiro 56.386 51% Operador de Triagem e Transbordo 13.203 12% Outros cargos 17.075 15% Total 100% Fonte: Informativo RH Out. 2011

5 Correios em números Efetivo por Escolaridade
Fonte: Informativo RH jan. 2011

6 Correios em números Efetivo por Sexo Fonte: Informativo RH Out. 2011

7 Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte
Distribuição Geográfica dos Empregados 12 % 16 % 5 % 51 % Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte Mais de 110 mil empregados GC é capaz de integrar práticas existentes de norte a sul do país!

8 Estrutura Área de Gestão de Pessoas
Planejamento e Desenvolvimento Educação Serviços de Saúde Serviços de Gestão de Pessoas DEPGE UniCorreios DESEN CESAU Central de Serviços de Saúde VIGEP SUPEX CIEM - Comissão de Informação ao Empregado Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Universidade Corporativa dos Correios DESAP DERET CEGEP Central de Serviços de Gestão de Pessoas Departamento da Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva Departamento de Relações do Trabalho

9 Histórico ... 1969 1974 2002 2009 ... 1969: criação da ECT
1969: criação da ECT Início de investimento na formação de pessoal especializado e na melhoria da qualidade operacional. Década de 70: criação dos órgãos para T&D Centros de Treinamento e Parceria com a PUC Rio; Escola Superior de Administração Postal – ESAP; 2002: criação da Universidade Corporativa dos Correios - UNICO. Busca contínua da construção do conhecimento organizacional com base em competências alinhadas às estratégias corporativas 2009: alteração do nome: UNICO  UniCorreios.

10 Identidade Corporativa UniCorreios
Missão Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para a sustentabilidade dos negócios dos Correios. Visão Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.

11 Unidades Regionais de Educação
Chefe UniCorreios GPGE GCTO GEDE GESE GEAD CECOR SPM, RJ, RS, MG e PE GECOR SPI, BA, PR GEREC (*) Seção RH RR, ACR, AP e TO CAD AC Efetivo UniCorreios 79 Efetivo Regional 379 (*) SC, CE, GO, BSB, SE, RN, PI, PB, RO, MT, AM, AL, PA, MS, MA, ES CECOR – Centro de Educação Corporativa GECOR – Gerência de Educação Corporativa GEREC – Gerência de Recursos Humanos

12 Unidades de Educação Legenda UniCorreios
CECOR – Centro Educação Corporativa Unidade de Educação Legenda UniCorreios

13 Modelo de Formação e Capacitação
Diretrizes - Alinhamento com políticas e diretrizes do MEC e com Plano Estratégico da ECT; Formação Inicial dos novos empregados (concurso público) e capacitação permanente de todo o quadro de pessoal. Formação de qualidade, articulada com as necessidades da ECT, inovadora, empreendedora e de liderança. Orientação para o desenvolvimento de competências e conhecimentos críticos para a empresa.

14 Modelo de Formação e Capacitação
Modelo de capacitação baseado na Organização da Oferta Curso/Programa Modalidade Forma de oferta Operacionalização Eventos de formação Presencial e EaD - Evento externo - Evento interno - FIPE - programação anual Formação inicial e continuada Curso externo Curso em parceria Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos Educação profissional técnica de nível médio - Curso externo - oferta regular Graduação Pós-graduação Educação de Jovens e Adultos

15 Modelo de Formação e Capacitação
Desenvolvimento/Atendimento das competências voltadas às áreas de conhecimento: Linhas de Negócios Áreas Concentradas 1 - Internacional 2 - Logística 3 - Comunicação 4 - Financeiro 5 - Serviço Público 1 - Operações 2 - Atendimento e Vendas 3 - Gestão Empresarial 4 - Administrativo e financeiro 5 - TIC, Engenharia e Infra-estrutura. 6 - Gestão de Pessoas, Saúde, Ambiente, Segurança do Trabalho. 7 - Formação Docente, Comunicação e Idiomas e Cultura Empresarial.

16 Correios 2020 Inserção de GC na ECT Modelo de Formação e Capacitação
Modelo Corporativo de GC para ECT Estratégia: Desenvolver e implantar modelo de gestão do conhecimento para os Correios Correios 2020 Objetivo Estratégico: “Alcançar o nível de maturidade de uma empresa de classe mundial”. Visão: Ser uma empresa de classe mundial Planejamento Estratégico PPA – Plano Plurianual do Governo Federal 16

17 Práticas de GC Aplicadas à Educação
COPTEC Comunidades de prática dos Correios. Troca de conhecimento entre pessoas de todas as DRs e Vice-Presidências. Sala do Educador Material online, disponível a instrutores em todo o país. Parcerias Compartilhamento Alianças de cunho estratégico para troca de conhec e experiência entre organizações públicas EAD Para viabilizar educação para o grande numero de empregados dos Correios em todo o país. TLT – Treinamento em Local de Trabalho Instruções rápidas, porém vitais. O próprio gestor se torna o instrutor de sua equipe.

18 Práticas de GC Aplicadas à Educação
Biblioteca – facilitando o acesso ao saber Sistemática de Empréstimos via malote interno, alcançando até comunidades ribeirinhas. Recurso DSI – disseminação seletiva da informação. Participações em eventos Oportuniza o “aprender a aprender “e a troca de conhecimentos. Gestão de Projetos Lições Aprendidas (aprendizado organizacional) Proteção do conhecimento Divulgação de informações da empresa em trabalhos acadêmicos requerem autorização de níveis decisórios de Chefes de Departamento ou Gerentes Regionais.

19 Onde Queremos Chegar... 1- Implementação de Cursos Profissionais e Tecnológicos em todos os níveis e modalidades: Formação Inicial e Continuada; Técnicos de Nível Médio; Graduação Tecnológica e Bacharelado; Pós-Graduação (especialização, mestrado profissional, doutorado) 2 – Ampliação do programa de Bolsas de Estudo; 3 – Auxílio no Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação para: 3.1 – P&I para novos produtos e negócios 3.2 – P&I para Processos (Qualidade e eficácia no trabalho)

20 Onde Queremos Chegar... 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino;
5 - Ser uma instituição Certificadora (graduação): Credenciar a UniCorreios ao MEC  Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com foco em Administração Postal; Resultados: Ter o título de Faculdade; Inicialmente oferecer cursos presenciais, depois EaD; Racionalizar recursos; Certificar seus próprios cursos; A experiência permitirá a oferta regular de outros cursos de Graduação pela UniCorreios - Presencial e a Distância.

21 Onde Queremos Chegar... 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios: Alinhamento estratégico; Proposta concluída por grupo de trabalho; Projeto piloto focado em educação corporativa.

22 Modelo de Gestão do Conhecimento
As Pessoas, em um Contexto Capacitante, criam conhecimentos, por meio de Tecnologias e práticas de gestão do conhecimento, buscando aprimorar a Cadeia de Valor da empresa, por meio de Processos eficientes, resultando em uma Cultura do Conhecimento que se traduz em Inovação e Sustentabilidade Empresarial, cumprindo assim com as Políticas e Diretrizes de GC e colaborando significativamente para o alcance dos objetivos estabelecidos nas Estratégias da ECT.

23 Cadeia de Valor da ECT

24 Bases da Gestão do Conhecimento
Contexto capacitante Ambiente propício à produção e compartilhamento do conhecimento. Cultura do Conhecimento Conjunto de crenças e valores que suportam a GC.

25 GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESAFIOS: Práticas a serem implantadas: Banco de Competências Organizacionais Mapeamento do Conhecimento; Memória Organizacional; Gestão do conhecimento individual e coletivo.

26 Novas aplicações de GC na Educação
Portal do Conhecimento Ambiente integrado de colaboração corporativa. Construção e acesso ao conhecimento organizacional. Blog do Especialista Profissionais reconhecidamente detentores de conhecimentos especializados poderão ter blogs no interior do Portal do Conhecimento, para divulgar conceitos importantes sobre sua área de conhecimento e manter os empregados da ECT atualizados. Webnars Webconferência - uma pessoa fala e as demais assistem. Participantes podem conversar entre si (chat) ou enviar perguntas ao palestrante. Storytelling Manutenção da memória organizacional, gestão das mudanças e outros processos pelo uso nas narrativas de histórias.

27 Para refletir: Como promover a retenção do conhecimento para gerir a sua construção? Como transformar o conhecimento em novos produtos e serviços? Como socializar o saber aplicado? Como compartilhar o conhecimento gerando inovação? Como captar, utilizar e reutilizar o conhecimento?

28 Obrigada! Conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER.
Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker Obrigada! Consuelo Aparecida Sielski Santos


Carregar ppt "Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google