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Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011

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Apresentação em tema: "Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios
Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011 VIII Workshop EGC

2 Histórico Em 1969 – criada a ECT – início de investimento na formação de pessoal especializado e na melhoria da qualidade operacional. Década de 70 – criados órgãos para T&D: Centros de Treinamento; Parceria com a PUC Rio; Escola Superior de Administração Postal, e Departamento de Recursos Humanos. Nos anos seguintes, aumentou-se o percentual da receita operacional destinada às atividades de treinamento ampliando o público-alvo. Em – criada a Universidade Corporativa dos Correios - UNICO. A partir de – passou a atuar na busca contínua da construção do conhecimento organizacional com base em competências alinhadas às estratégias corporativas, visando toda a cadeia de valor. Em 2009: passou a se chamar UniCorrreios.

3 Sobre os Correios Alguns Dados: 35 milhões 8,85 bilhões 9.987 17.057
Objetos distribuídos/dia 35 milhões Objetos distribuídos em 2010 8,85 bilhões Unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) 9.987 Frota (motocicletas, veículos leves e pesados) 17.057 Linhas da rede postal aérea noturna 14 Receita total em 2010 R$ 13,32 bilhões

4 Sobre os Correios Dados de Megaoperações : Distribuição de livros didáticos – Operação FNDE 2010 Unidades de livros distribuídos Número de títulos 1.846 Encomendas postadas Operação ENEM 2010 Total de alunos inscritos 4,6 milhões Locais de entrega (locais de prova) 10.000

5 Identidade Corporativa UniCorreios
Missão Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para a sustentabilidade dos negócios dos Correios. Visão Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.

6 UniCorreios Atuação na Cadeia de Valor Clientes Comunidade
Organismos Internacionais Consumidores do Futuro Empregados UniCorreios Reguladores e Operadores Postais Parceiros Terceirizados Clientes Fornecedores

7 Alguns Números dos Correios
O PÚBLICO : Cargo Quantidade % Atendente 24.906 22% Carteiro 56.386 51% Operador de Triagem e Transbordo 13.203 12% Outros cargos 17.075 15% Total 100% Fonte: Informativo RH Out. 2011

8 Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte
Distribuição Geográfica dos Empregados 12 % 16 % 5 % 51 % Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte Capacitar cerca de 111 mil empregados GC é capaz de integrar práticas existentes de norte a sul do país!

9 Efetivo por Especialidade GC: elemento integrador!
Fonte: Informativo RH Out. 2011

10 Efetivo por Escolaridade
Fonte: Informativo RH jan. 2011

11 Efetivo por Sexo Fonte: Informativo RH Out. 2011

12 Estrutura Área de Gestão de Pessoas
Planejamento e Desenvolvimento Educação Serviços de Saúde Serviços de Gestão de Pessoas DEPGE UniCorreios DESEN CESAU Central de Serviços de Saúde VIGEP SUPEX CIEM - Comissão de Informação ao Empregado Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Universidade Corporativa dos Correios DESAP DERET CEGEP Central de Serviços de Gestão de Pessoas Departamento da Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva Departamento de Relações do Trabalho

13 Unidades Regionais de Educação
Chefe UniCorreios GPGE GCTO GEDE GESE GEAD CECOR SPM, RJ, RS, MG e PE GECOR SPI, BA, PR GEREC (*) Seção RH RR, ACR, AP e TO CAD Efetivo UniCorreios 79 AC Efetivo Regional 379 CECOR – Centro de Educação Corporativa GECOR – Gerencia de Educação Corporativa GEREC – Gerencia de Recursos Humanos (*) SC, CE, GO, BSB, SE, RN, PI, PB, RO, MT, AM, AL, PA, MS, MA, ES

14 Unidades de Educação Legenda UniCorreios
CECOR – Centro Educação Corporativa Unidade de Educação Legenda UniCorreios

15 MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
DIRETRIZES: - Alinhamento com políticas e diretrizes do MEC e com Plano Estratégico da ECT; Alcance em todo território Nacional. Formação Inicial dos novos empregados (concurso público) e capacitação permanente de todo o quadro de pessoal. Formação de qualidade, articulada com as necessidades da ECT, inovadora, empreendedora e de liderança.

16 MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
REFERÊNCIA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Organização da educação Formal (Fonte: MEC)

17 MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Modelo de capacitação baseado na Organização da Oferta: Curso/Programa Modalidade Forma de oferta Operacionalização Eventos de formação Presencial e EaD - Evento externo - Evento interno - FIPE - programação anual Formação inicial e continuada Curso externo Curso em parceria Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos Educação profissional técnica de nível médio - Curso externo - oferta regular Graduação Pós-graduação Educação de Jovens e Adultos

18 MODELO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Desenvolvimento/Atendimento por áreas de conhecimento: VICE-PRESIDENCIAS 1 Operação (VIOPE) 2 Gestão pessoas (VIGEP) 3 Financeiro (VIEFI) 4 Jurídico (VIJUR) 5 Administração (VIPAD) 6 Negócios (VINEG) 7 Relações (atend. e vendas) (VIREL) 8 Infraestrutura (VITEC) LINHAS DE NEGÓCIOS 1 Internacional 2 Logística 3 Comunicação 4 Financeiro 5 Serviço Público AREAS CONCENTRADAS TIC, Engenharia e Infra-estrutura. Gestão de Pessoas, Saúde, Ambiente, Segurança do Trabalho. Formação Docente, Comunicação e Idiomas e Cultura Empresarial. 1 Operações 2 Atendimento e Vendas 3 Gestão Empresarial 4 Administrativo e financeiro

19 Gestão do Conhecimento:
CONCEITUANDO GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão do Conhecimento: (...) como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade dos gestores públicos em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações e conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para a inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo. Comitê Executivo do Governo Eletrônico/2004

20 Práticas Típicas: Educação Corporativa Gestão do Conhecimento
EDUCAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO Práticas Típicas: Educação Corporativa Treinamentos Presenciais - Treinamentos a Distância - Visitas a Empresas - Seminários e Grupos de Debate - Progr. de Disseminação Estratégica - Prog. Disseminação da Cultura Emp. - Prog. de Autodesenvolvimento - Prog. de Formação em Nível Superior - Prog. de Especialização Profissional - Gestão do Conhecimento - Comunidades de Prática - Benchmarking, Melhores práticas - Grupos de Melhoria Continua - Sistemas de Inteligência Competitiva - Paginas Amarelas - Sistemas de Gestão de Documentos - Coaching e mentoting - Fóruns Eletrônicos de discussão - Aportes Externos (consultorias, fornenedores, clientes, aquisições etc) Fonte: Eboli (2004) e Kuniyoshi e Santos (2004)

21 Práticas de GC Aplicadas à Educação
COPTEC Comunidades de prática dos Correios. Troca de conhecimento entre pessoas de todas as DRs e Vice-Presidências. Sala do Educador Material online, disponível a instrutores em todo o país. EAD Para viabilizar educação para o grande numero de empregados dos Correios em todo o país. TLT – Treinamento em Local de Trabalho Instruções rápidas, porém vitais. O próprio gestor se torna o instrutor de sua equipe.

22 Práticas de GC Aplicadas à Educação
Biblioteca – facilitando o acesso ao saber Sistemática de Empréstimos via malote interno, alcançando até comunidades ribeirinhas. Recurso DSI – disseminação seletiva da informação. Participações em eventos Oportuniza o “aprender a aprender “e a troca de conhecimentos. Proteção do conhecimento Divulgação de informações da empresa em trabalhos acadêmicos requerem autorização de níveis decisórios de Chefes de Departamento ou Gerentes Regionais.

23 Novas aplicações de GC na Educação
Portal do Conhecimento Ambiente integrado de colaboração corporativa. Construção e acesso ao conhecimento organizacional. Blog do Especialista Profissionais reconhecidamente detentores de conhecimentos especializados poderão ter blogs no interior do Portal do Conhecimento, para divulgar conceitos importantes sobre sua área de conhecimento e manter os empregados da ECT atualizados. Webnars Webconferência - uma pessoa fala e as demais assistem. Participantes podem conversar entre si (chat) ou enviar perguntas ao palestrante. Storytelling Manutenção da memória organizacional, gestão das mudanças e outros processos pelo uso nas narrativas de histórias.

24 Estratégicas de Educação Corporativa:
ONDE QUEREMOS CHEGAR... Estratégicas de Educação Corporativa: 1- Implementação de Cursos Profissionais e Tecnológicos em todos os níveis e modalidades; Níveis: -Formação Inicial e Continuada; - Técnicos de Nível Médio; - Graduação Tecnológica e Bacharelado; - Pós-Graduação (especialização, mestrado profissional, doutorado) 2 – Ampliação do programa de Bolsas de Estudo nos três eixos; 3 – Auxilio no Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação para: 3.1 – P&I para novos produtos e negócios 3.2 – P&I para Processos (Qualidade e eficácia no Trabalho)

25 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino;
ONDE QUEREMOS CHEGAR... 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino; 5 - Ser uma instituição Certificadora (graduação); Credenciar a UniCorreios ao MEC: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com foco em Administração Postal; Resultado: Ter o título de Faculdade ; Primeiro oferta presencial, depois EaD; Racionalização do Recursos; Certificação pela UniCorreios; A experiência permitirá a oferta regular de outros cursos de Graduação pela UniCorreios, Presencial e a Distância.

26 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios:
ONDE QUEREMOS CHEGAR... 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios: - Alinhamento estratégico; - Proposta concluída por grupo de trabalho; - Projeto piloto focado em educação corporativa.

27 GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESAFIOS: Práticas a serem implantadas: Banco de Competências Organizacionais Mapeamento do Conhecimento; Memória Organizacional; Gestão do conhecimento individual e coletivo.

28 GESTÃO DO CONHECIMENTO
PARA REFLETIR: Como promover a retenção do conhecimento para gerir a sua construção ? Como transformar o conhecimento em novos produtos e serviços? Como socializar o saber aplicado? Como compartilhar o conhecimento gerando inovação? Como captar, utilizar e reutilizar o conhecimento?

29 Obrigada! Conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER.
Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker Obrigada! Consuelo Aparecida Sielski Santos


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