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MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Módulo 2-Estratégias Módulo 3-Viabilidades(R$) Módulo 4-Integração.

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1 MBA em Gestão de Projetos Módulo 1- Fundamentos Módulo 2-Estratégias Módulo 3-Viabilidades(R$) Módulo 4-Integração

2 calendário: 4 sábados seguidos dia 22 de novembro dia 29 de novembro dia 06 de dezembro dia 13 de dezembro horário: primeiro tempo: 9:00/12:30 segundo tempo: 13:30/16:30

3 programa: dia 22 de novembro ferramentas de 1 a 13 dia 29 de novembro ferramentas de 14 a 24 dia 06 de dezembro revisão das ferramentas dia 13 de dezembro apresentação de trabalhos/prova

4 Avaliação: TRABALHOS EM SALA DE AULA EM GRUPO: PRIMEIRA SEMANA=1 PONTO SEGUNDA SEMANA=1 PONTO TERCEIRA SEMANA= 1 PONTO QUARTA SEMANA:MANHÃ=3 PONTOS ou dez imediato QUARTA SEMANA : TARDE =PROVA=4 PONTOS

5 Regras para o trabalho o trabalho deve possuir as 24 ferramentas aplicadas em um mesmo raciocínio lógico. caso o trabalho seja impecável: grupo liberado da prova com dez. apresentação com 50 minutos

6 Ferramentas de hoje: 1-Análise de mercado e público alvo 2-Meta/Capital inicial 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido 12-Ciclo de vida 13-CRM

7 “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto. O que fazer? Os procedimentos sempre implicarão na aplicação das 24 ferramentas de projeto.

8 A ideia do projeto Só tem sentido fazer um projeto se for alguma coisa inovadora. Caso exista no mercado não será um projeto, e sim, um processo a ser otimizado. Ex: Remédio para emagrecimento até 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras. Aparência de 18 anos. Projeto ou processo?,.

9 Outro exemplo: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado). Projeto ou processo? A partir desse momento monte seu grupo e pense no seu projeto inovador (se quiser passar com dez e sair cedo no último sábado).

10 Ferramenta 1: “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” monte um questionário com 3 perguntas filtro e com 3 perguntas específicas sobre o seu projeto

11 Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. As perguntas dos questionários são exclusividades do gestor do projeto=você.

12 Exemplo modelo Produto: Frango Assado na Brasa Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Rio de Janeiro Nota: Sei que não é inovador mas vai facilitar muito o entendimento das aulas

13 FRANGO ASSADO NA BRASA

14 Pesquisa de Mercado Campo Grande :320 mil Habitantes Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa)

15 Perguntas filtro: checar se a pessoa que vai responder a pergunta é público alvo. Me ajudem: 1- 2- 3-

16 Perguntas específicas sobre o negócio para as pessoas que passaram pelo filtro. Me ajudem: 1- 2- 3-

17 2-Meta Mensal capital inicial R$100 mil 8.000 frangos 3- Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg6,24 Tempero Caseiro0,33 Carvão0,40 Custo de Fabricação1,38 total8,35 Adicional Saquinho de Farofa0,31 Embalagem + sacola0,40 total9,06

18 4-Densidade D= 3.Estou muito longe das 8 mil famílias?

19 5-ÁRVORE DE RISCO Concorrentes ------------- 40% (2) Perecibilidade------------ 20% (1) PVD único --------------30% (2) Preço -----------10% (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto

20 6-ÁRVORE DE RETORNO Feito na Brasa-------------50% Tempero caseiro------------25% Propaganda ---------------20% Carne Branca -------------10% Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto

21 7-Qualidade. B=primeira linha L=segunda linha C=lixo FrangoB Tempero caseiro B Carvão B Farofa B Empalagem B Sacola B

22 8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos Sobra: 120 (1,5%) Perda: 40 (0,5%) Vendidos: 7840 frangos. Impactou o projeto? ATÉ QUANTO O JIT TOLERA?

23 9-Transporte Veículo Refrigerado (Trasnporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” TIVE DESPESAS AQUI?

24 10-Propaganda/MÊS Boca-a-boca ------------ Zero Redes Sociais------------ Zero Carro de Som------------R$ 280,00 Panfletagem-------------R$ 2.230,00 Outdoor (10)-----------R$2500,00 Jornal Cospel-------------R$ 200,00 _________________ R$ 5.210,00

25 11-Lucro líquido custos fixos: Aluguel Loja-------- 3.000,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz----------- 2.000,00 Transporte----------- 1.000,00 Folha de PG---------- 14.000,00 ______________ 22.000,00

26 11-Lucro Líquido Receita--------------- 148.176,00 Custo variável------- (72.480,00) Custo Fixo------------(22.000,00) Propaganda---------( 5.210,00) _________________ Lucro Líquido ------- 48.486,00 Capital inicial R$100mil Quase 50% de lucro. O dono do projeto gostou?

27 12-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado

28 13-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango

29 atividade: A sala de aula versus professor Vcs serão os gerentes de análise de projeto de um banco Eu serei um gestor de projeto querendo dinheiro Vcs devem aprovar ou não os meus projetos justificando seu posicionamento: Valor 1 ponto

30 Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

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32 quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro. As cores

33 Classe: A. Preço ao consumidor: R$25,00 Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2013): 8.300.000 (-) Crianças 0 a 11 anos: 3.300.000 (-) Classe BCDE: 2.500.000 (-) Pessoas que não usariam o produto: 250.000 Pessoas habilitadas a usar o produto: 2.250.000 1 - Público alvo

34 Meta – Produção mensal: 2.250.000 1 esmalte por mês para cada cliente Quero: R$ 53.595.500,00 2 – Meta/capital inicial

35 Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3 Poucos pdvs 20% - 2 Emb externa 10% - 1 100% - 9 Risco: 120+90+40+10 / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%) 3 - Árvore de Risco

36 Propaganda: 40% Crescimento das unhas 10% Modismo : 10% Resposta rápida da coloração: 40% 100% 4 – retorno/Precificação

37 ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L B L B 5 -Qualidade dos ítens

38  *D = 4,5 KM  *P = 100%  Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos 6 - DENSIDADE

39 Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ 23.000,00 / Mês 7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS

40 Composição: PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml Nitrocelulose: R$ 0,15ml Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml Poliuretano: R$ 0,05ml Resina: R$ 0,03ml Solvente: R$ 0,08ml Corante / Pigmento R$ 0,33ml Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco Embalagem Vidro: R$ 0,15unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid Pincel: R$ 0,02unid Tampa: R$ 0,04unid Esmalte: R$ 12,30 10ml Total R$ 12,53 8-Preço de Custo

41 Custo Unit: 12,53 x 2.250.000 = R$ 28.125.000,00 Venda: 25,00 x 2.250.000 = R$ 56.250.000,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ 100.000,00 Revistas: R$ 100.000,00 Busdoor:R$ 50.000,00 Outdoor: R$ 100.000,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais) 9-Lucro líquido

42 Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (7.000,00) Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (20.000,00) Máquinas: R$ (100.000,00) Matéria Prima: R$ (28.125.000,00) Marketing (1 Mês): R$ (350.000,00) Total despesas: R$ 28.725.500,00 Faturamento : R$ 56.250.000,00 Lucro líquido: R$ 27.524.500,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK Lucro Líquido

43 Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras 10 - CICLO DE VIDA

44 Estoque Inicial: 2.250.000 unid. Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças. 11 - JIT

45 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

46 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil

47 2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 165% Conservadorismo225% Ser pobre310% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

48 precificação 3-árvore de retorno Propaganda60 % Praticidade40 % Embalagem10 % Total110 %

49 4-Densidade D = 4,9 UnidadeKm P = 100 % cantinas dentro de escola pública

50 5-qualidade Ítem Qualidade PVCB Pigmento azulL PVC CristalL Tinta azulL Ponta esferográficaB GrafiteL MolaB

51 6-Transporte Despesa com frete (Terceirizado) : 28.000,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

52 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo Banners nos colégios total: R$3900,00 mês 7-Propaganda

53 8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 ÍtemCusto ÍtemCusto Embalagem0,25 Tampa dianteira0,03 Grafite0,02 Tampa traseira0,02 Mola0,01 Tinta0,04 Ponta esferográfica0,09 Tubo flexível0,02 Preço de Custo = 0,48

54 Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima 312.000,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas 458.900,00 Lucro Bruto 650.000,00 Lucro Líquido191.100,00

55 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido Capital inicial = R$500.000,00 Lucro = 191.100,00 Ok, vale a pena acreditar em nós.

56 10-ciclo de vida

57 10-Ciclo de Vida Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – exemplos de estampas simpáticas-Natal

58 11-JIT Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo) Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo.

59 Estoque Inicial = 650.000 Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo jit = sem sobras,sem defeitos

60 Projeto 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00=diferencial=emagrece

61 Sabores para o primeiro mês Salmão Frango com legumes Creme de Aspargos Sopa de frutos do mar Strogonoffs light

62 Justificativa do produto O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas. Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).

63 1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul,Solteiro(a)s,Classe Social AB,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas=sem tempo Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões

64 2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs120 Preferência por outra marca 120 Uso Incorreto240 preço 120 Risco menor que 30% - ok

65 3-Árvore de Retorno Marketing40% Praticidade60% emagrece20% Eficácia30% Total:150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

66 4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

67 5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros600.000,00 Marketing900.000,00 Embalagem 200.000,00 Frete 150.000,00 Salários 2.250.000,00 Matéria Prima 1.000.000,00 Máquinas 900.000,00 Total das despesas 6.000.000,00 Lucro Bruto15.000.000,00 Lucro Líquido9.000.000,000

68 6-Logística de Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

69 7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)

70 8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como: Novos sabores(diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação

71 9-JIT Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante

72 JIT Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido

73 10-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Distribuição paralela Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.


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