A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin"— Transcrição da apresentação:

1 REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin

2 SIGNIFICADOS DE REFLEXÃO
É uma postura "física mental" que leva a uma análise de um comportamento, de um fato, de uma pesquisa, etc. Ela pode ser pessoal ou compartilhada. Reflexão sobre um comportamento: como foi o meu relacionamento, hoje com meus colegas de trabalho?

3 SINÔNIMOS Analisar, focalizar, destrinchar, detalhar, ajuste, balanço, cabimento, perícia, ponderação, prudência, sabedoria, sensatez, senso, consideração, aceitação, atenção, contemplação, estimativa, importância meditação, observação, raciocínio.

4 SIGINIFICADOS O Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora menciona cinco significados para a palavra reflexão, que provém do termo latim reflexĭo. 1 - Pode-se tratar da ação e do efeito de refletir ou de refletir-se, 2 - de um comentário ou pensamento mais profundo, 3 - da mudança de direção ou de sentido, 4 - da ponderação 5 - desvio de direção que sofre um corpo ao bater em outro.

5 FILOSOFIA Reflexão é o processo de meditar ou de considerar algo de forma profunda.

6 O QUE É REFLEXÃO CRÍTICA
Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos.

7 Refletir criticamente também é posicionar-se a partir de um conjunto de informações conquistados com a pesquisa. Alguns termos usados quando se fala em reflexão crítica é não julgar o livro pela capa; não julgar o fato ou objeto sem antes conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc.

8 Reflexão crítica é uma reflexão abrangente, questionadora e autônoma, é fazer com que um indivíduo vá além do que ele lê ou ouve, buscando diferentes perspectivas para analisar um mesmo fato.

9 É o fato de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido como um todo.

10 Reflexão crítica é muito usada também na filosofia
Reflexão crítica é muito usada também na filosofia. Apropria filosofia é uma reflexão sistemática e crítica que objetiva captar a "coisa em si", a estrutura oculta, o modo de ser existente, para que a reflexão seja filosófica, é preciso que haja criticidade.


Carregar ppt "REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google