A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca www.les.inf.puc-rio.br/aulanet Ambiente AulaNet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca www.les.inf.puc-rio.br/aulanet Ambiente AulaNet."— Transcrição da apresentação:

1 Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca www.les.inf.puc-rio.br/aulanet Ambiente AulaNet

2 Tópicos Abordagem Cultura de Comunicação Digital Atores do Ambiente e seus Papéis Conteúdo vs Navegação Software AulaNet

3 Abordagem Cooperativa Os ambientes de ensino na Internet normalmente são reproduções virtuais da escola e dos seus elementos físicos. Nossa abordagem é baseada na relação de trabalho cooperativo que se manifesta nas interações do aprendiz com o seu professor, com os seus colegas e com os materiais didáticos.

4 O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização física e composição. Comunicação, coordenação e cooperação são os conceitos básicos que norteiam os sistemas baseados na tecnologia de groupware.

5 Cultura de Comunicação Digital WWW Email Videoconferência Síncrona vs Assíncrona Tempo Real vs Sob Demanda

6 Mudança de Paradigma Tradicionalmente a escola ensina divulgando conhecimento - usando o método PUSH. A Internet permite que o aprendiz/consumidor interaja com o ambiente - usando o método PULL.

7 Learningware O AulaNet é um ambiente para a geração e para a gestão de conhecimento pelo grupo. Desta forma, o AulaNet é um ambiente tanto de aprendizagem como de trabalho cooperativo. Para haver cooperação é necessário coordenação e para haver coordenação, é necessário comunicação!

8 Interação demanda Atenção Quando rompemos com o paradigma de confinamento, somos levados a competir com a indústria do entretenimento. Para conquistarmos a atenção do aprendiz temos que gerar conteúdos cada vez mais atraentes.

9 Atores do Ambiente Administrador Aprendiz Professor

10 Equipe Produtor executivo Projetista de sistemas de groupware Editor literário e de roteiros Especialista em telecomunicações Gerente de projeto Bibliotecário Diretores de criação e de arte Designer gráfico ………….

11 Geração de Conteúdo Conteúdo separado da navegação Concentração no conteúdo Facilita a atualização e o reuso Interoperabilidade com outros sistemas

12 Preparando a Navegação Seleção de mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação, que definirão a navegação do aprendiz. Ao invés de oferecer links, o professor oferece serviços ao aprendiz.

13 Navegação Reflete a seleção de mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação feita pelo professor. A navegação é feita pelo aprendiz através de um controle remoto - menu de serviços - que é a interface normalmente encontrada no uso dos eletrodomésticos ( empowerment).

14 Papel do Professor O professor não é mais o meio de transmissão de conhecimento. Ele é um facilitador do processo de aprendizagem. O gerente vira o líder.

15 Como Proceder (I) Evite dar aulas Seja claro quanto às expectativas Guie a conversação mas evite dominá-la Responda as mensagens Respostas curtas, evite excessos Monitore a participação Divida a turma em grupos pequenos

16 Como Proceder (II) Encoraje a meta-comunicação e a netiquêta Componha e finalize os tópicos Organize a interação Esclareça os métodos de avaliação Troque de papel com os alunos Seja sensível a variações na ementa de acordo com o desenrolar do curso

17 Papel do Aprendiz O aprendiz deve aprender a: Coletar e Filtrar dados; Avaliar e Classificar informações; Agregar valor e Publicar conhecimento. O funcionário vira o knowledge worker.

18 Como Proceder (III) Dominar o processador de texto Dominar o correio eletrônico Garantir o acesso e participação Colaborar com colegas e instrutor Organizar os materiais do curso Entender o processo de avaliação Ser polido

19 Abordagens de Ensino cooperativo Entretenimento Aprendiz Facilitador Projeto Crédito Conhecimento Competência tradicional Confinamento Aluno Professor Classe Campus Tempo

20 Diálogo Professor Aluno O professor deve dialogar com o aprendiz, refletindo sobre os problemas encontrados por ele. Esta reflexão deve resultar numa reestruturação e recontextualização desses problemas em outros problemas, cuja solução já foi vivenciada pelo professor.

21 Dimensão Tecnológica O AulaNet é uma High Tech Solution for the Low End User visando a plataforma wintel dentro da casa do aprendiz. Esta abordagem não impede que tecnologias sofisticadas do tipo redes ATM de alta velocidade venham a ser usadas.


Carregar ppt "Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca www.les.inf.puc-rio.br/aulanet Ambiente AulaNet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google