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O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS

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Apresentação em tema: "O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
O processo de criação de uma academia dentro de uma empresa passa por dois processo bem distintos: Consultoria: objetiva instruir a empresa sobre os requisitos para implantação de uma academia corporativa voltada ao objetivo da empresa. Gerenciamento: operacionalização e administração da academia, o que o SESI pode fazer por completo. Essas duas fases podem ser contratadas junto ao SESI, juntas ou caracterizando produtos diferentes.

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Para o correto desenvolvimento do projeto, algumas fases precisam ser seguidas de forma ordenada e bem orientada. O processo de consultoria e gerenciamento é constituído de inúmeras fases, que discutiremos agora: Verificação da infraestrutura Seleção de equipamentos Adaptação da estrutura física Definição do layout da academia Relatório final da consultoria Política de funcionamento Aquisição de equipamentos Regulamento de funcionamento da academia. Inauguração Rotina diária da academia

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VERIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA Criação, revitalização e/ou otimização de espaços e recursos disponíveis; Utilização de espaços ao ar livre. A verificação da infraestrutura é um elemento fundamental para o estabelecimento do cronograma de implantação. O resultado desta etapa será um projeto para a empresa, a partir do qual serão definidas as necessidades de adaptação da infraestrutura da empresa.

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B) SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS Direcionamento da aquisição dos equipamentos da academia. A escolha dos equipamentos leva em consideração: espaço físico; objetivo da empresa com a academia; perfil do público; relação custo-benefício Além dos equipamentos essenciais para o funcionamento da academia corporativa, deve-se programar a compra dos acessórios de acordo com a necessidade de cada um.

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C) ADAPTAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA: Após a verificação da infraestrutura, construção de um layout dos equipamentos e relatório de consultoria, a empresa irá iniciar as adaptações necessárias para o funcionamento da academia, adequando todos os espaços de acordo com o projeto. O SESI não oferece esse produto, mas participa do acompanhamento da reforma.

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D) DEFINIÇÃO DO LAYOUT DA ACADEMIA: Após as outras fases, entramos no período de fazer a disposição e alocação dos equipamentos na planta baixa. O profissional deverá distribuir as áreas da academia nos espaços, a partir das reformas ou construção da área destinada para as atividades. A disposição dos equipamentos na sala deverá possibilitar o constante fluxo dos alunos na sala, com segurança e conforto.

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E) RELATÓRIO FINAL DA CONSULTORIA Relatório consolidado com todas as informações necessárias para a implantação da Academia Corporativa. Nele constam os seguintes itens, todos com orçamento: Planta baixa do espaço físico Descritivo dos equipamentos Listagem do mobiliário e acessórios No momento da apresentação do Projeto é primordial que seja oferecida para a empresa a proposta de gerenciamento pelo SESI, com todas as etapas de gerenciamento.

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F) POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO As Políticas de Funcionamento representam o modus operandi da empresa, demonstrando como são tomadas as decisões, tendo uma congruência direta das ações com os objetivos. Nela será descrita a Missão e os objetivos do funcionamento da Academia Corporativa, além de uma clara definição dos papéis do SESI e da Empresa. O documento que será entregue, em forma de relatório, deverá conter a metodologia de atuação da academia, formas de gerenciamento, treinamento dos recursos humanos, além dos indicadores para avaliação do desempenho da Academia.

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G) AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS Esta etapa é completamente orientada pelo guia de Política de Funcionamento e pelo plano de ação: O primeiro passo é a licitação dos equipamentos, realizada pelo responsável no SESI, de acordo com a Instrução Normativa de cada DR. Existem três modalidades para aquisição dos equipamentos, que deverão ser escolhidas na assinatura do contrato de aquisição de serviços.

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As três modalidades disponíveis são: Locação: uma das partes concede à outra o uso e gozo de coisa não fungível, mediante retribuição por tempo determinado. Qualquer contrato de locação a ser firmado pelo SESI, deverá ser precedido de avaliação. Comodato: é uma modalidade de contrato em que é realizado o empréstimo de bens móveis ou imóveis, não fungível, que devem ser restituídos, não envolvendo recursos financeiros. Financiamento: é uma modalidade de contrato que se caracteriza pelo empréstimo do montante necessário à operacionalização da academia corporativa.

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Só haverá dispensa da efetivação dos contratos, no caso da aquisição dos equipamentos ser feita de forma integral pela empresa. Neste caso a participação do SESI é apenas de consultoria. Os equipamentos de apoio à academia, como computadores, mesas, bebedouros, deverão ser adquiridos pela empresa contratante como patrimônio.

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H) REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA ACADEMIA Para o sucesso da Academia Corporativa todos os processos deverão ser muito bem planejados, definindo muito bem a função de cada colaborador. A definição dessas normas e regras deverá ser acordada com o comitê da empresa e deverá abranger todos os detalhes de funcionamento da academia: horário de funcionamento, consumidores alvos, modalidades oferecidas, cronograma de atividades, avaliações, entre outras. O resultado destas análises deverá ser um Regulamento de Funcionamento, com todas as normas da Academia Corporativa, que deverá ser elaborado pelos SESI, com aprovação da empresa.

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INAUGURAÇÃO Este é o grande momento, em que espera-se atingir o trabalhador, conquistando sua adesão, o que pode definir o sucesso da Academia Corporativa. O objetivo principal é a divulgação, informação e sensibilização dos trabalhadores. A informação abrange desde as questões referentes ao funcionamento da Academia às questões relacionadas à saúde e exercícios físicos. Uma campanha informativa, com elementos visuais, exploração dos canais de comunicação internos da empresa, otimizando a utilização dos recursos internos como murais, rádio, intranet e outros. É fundamental que a campanha esteja sintonizada com o perfil do público e com os objetivos do programa.

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J) ROTINA DIÁRIA DA ACADEMIA Inscrições: Controlar o fluxo de participantes, regulando-o e propiciando um bom controle dos indicadores de desempenho do programa. Deve seguir o descrito na Programação de Funcionamento da Academia, com horário de funcionamento e limitações de público. Deverão ser feitas com o preenchimento de uma ficha de inscrições, que pode ser posteriormente informatizada. O momento de inscrições poderá ser feito no lançamento do programa ou na inauguração da academia, aproveitando a sensibilização dos trabalhadores.

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Relatório Periódico à Empresa: Como todo processo de melhoria contínua, o gerenciamento da Academia Corporativa, prevê a realização de reavaliações periódicas, que além de evidenciar benefícios da implantação da academia, identificará possíveis falhas e pontos de melhoria no programa implantado. É a fase de manutenção do projeto e deve ser realizada com frequência sistemática, estipulada na política de funcionamento da academia. Após a análise detalhada, um relatório deverá ser confeccionado e apresentado à empresa, com os pontos fortes e fracos do projeto bem analisados.


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