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Seminário Nacional de Indústria de Calçados
O Design e a Inovação à Serviço da Moda nos Calçados Brasileiros
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A identidade local dos produtos
Dorotéia Pires
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Tabela de Áreas do Conhecimento - CNPq
A feição transdisciplinar da área do design Design da Informação Design de Interfaces Digitais Design de Interiores Design de Jóias Design de Moda Design de Processos Interativos e Imersivos Design de Produtos Design de Redes Design de Superfícies Design de Jogos Design Editorial Design Gráfico Design Têxtil Design e Ambiente Construído Design e Cultura Design Social Design e Ensino Design e Estética Design e Estudos de Subjetividade Design e Ética Design e Gestão Design e Semiótica Design e Sustentabilidade Design, Materiais e Processos de Fabricação Design e Urbanismo Design, Ergonomia e Usabilidade
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origens do design no Brasil
estilismo Escola de Ulm Racionalismo funcional rigor da ciência e do método Atração visual e ornamental Artes, autodidatas profissionais da indústria 1963 1988 FSM [arte], Anhembi Morumbi [indústria] ESDI Desenho Industrial
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escada do design não usa usa como estratégia usa como processo usa
Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Britânico usa como estratégia usa como processo usa como estilo não usa
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Ciclo de vida do produto Projetos com critérios sócio-ético ambientais
SUJEITOS INTERESSES ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DESIGNER CONSUMIDOR USUÁRIO Novidades, bons produtos e preços razoáveis DESIGNER Inovação criativa intérprete tradutor EMPRESA VENDAS – vantagens competitivas PRODUÇÃO – simplicidade e facilidade na produção EMPRESÁRIO – pouco investimento e retorno rápido do capital Montemezzo Ciclo de vida do produto Projetos com critérios sócio-ético ambientais Sustentabilidade
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na casa Dior Ferrè Galliano Politécnico di Milano - arquitetura
pensa projetualmente O prêt-à-porter italiano tem afinidade com a projetação industrial Central Saint Martin´s School desenha coleções com temas Fonte - Dizionario della moda, BALDINI & CASTOLDI, Dior – a histórica memória de elegância e feminilidade foi respeitada e bem-interpretada Dior - trabalhou a mesma marca de modo pessoal e muito distante dos códigos estilísticos da Maison Dior Fonte - SAVIOLO; TESTA, 2000
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mas afinal, quanto custa o design?
% do custo total de desenvolvimento; representa % do resultado final. estudos feitos pela Xerox, Motorola e Honda na comercialização cada dólar investido em design traz 5 dólares de retorno. na produção 15% do custo final de um produto é referente ao desenvolvimento do projeto de design. Os demais 85% são gastos com a produção propriamente dita. (Confederação Nacional da Indústria – Programa Brasileiro de Design – 1998) ? ?
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“made in” “design in”
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Os calçados brasileiros são bons, mas tem custo elevado,
e seguem o padrão italiano, sem ter o Made in Italy. Piccinini e Drouvot
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Sistema de Design Milão
Leonardo Da Vinci + artesanato + mentalidade empresários = Design Milão
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FASHION PASSION – 100 anos de moda ... Oca 2004
Carnavalização da moda brasileira Grande Liquidação Esteriótipo do verde-amarelo
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satisfazendo os esteriótipos a olhar do estrangeiro
provincianismo arraigado: fazer sucesso em Paris para fazer sucesso no Brasil. Caldas, D. satisfazendo os esteriótipos a olhar do estrangeiro a expectativa de exotismo a transposição de primeiro grau
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“os principais obstáculos socio-culturais à valorização econômica das especificidades brasileiras por parte das MPEs são: “a cultura da cópia em detrimento da cultura da inovação e da criatividade; medo da inovação...” Cara Brasileira, Sebrae
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Segmento consolidado com valor e identidade reconhecidos:
Praia Jóias Móveis
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Mensagens compreensíveis Decodificações previsíveis
cenário ... local onde ocorrem os fatos, o espaço para a representação de uma história Antes Estático Mensagens compreensíveis Decodificações previsíveis Hoje Complexo Policêntrico Dinâmico Fluído Mutante Tem aspectos globais e locais Inovação veloz
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Anos 70 - o Brasil antecipa os efeitos da globalização
O mérito do design italiano e da alta costura francesa são os estrangeiros. Nenhuma cultura é subestimada Aspectos vistos como diferencial junto ao modelo de globalização mundial que se estabelece. Moraes, D. Logo....somos referência!
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fortalecimento da imagem do design brasileiro
Ivete Cattani Amazonlife Paula Dib “produtos com currículo” Design Excellence Brazil, iniciativa Apex Brasil Faz Design – Milão, outros países europeus International Young Design Entrepreneurs, prêmio para jovens designers empreendedores
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valores do design brasileiro
Livre, expressivo, espontâneo Sem unicidade tangível Identidade plural Força e riqueza da sua constante capacidade de renovação e criatividade Começamos a ser reconhecidos por estes valores genuinamente brasileiros. Moraes, D.
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multiculturalidade local
Design local Plural, híbrido, sincrético Sem unicidade devido ao excesso Desafio – ”transformar o excesso em informação cultural oriunda da forte miscigenação das raças em um modelo de equilíbrio e harmonia estética”. Solução – “harmonizar elementos afins de diferentes culturas, apesar de origens diversas”. multiculturalidade local
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morfologia e gostos unificados
onde? Slowfood – guardiã dos ingredientes e da cultura gastronômica Reeducação dos sentidos Não à padronização dos gostos Caracol – lento e saboroso Slow Europe – desaceleração do modo de viver Experiências repetidas não causam mais emoção, não são registradas São sobrepostas pelo cérebro Uma marca, um produto é neutralizado quando copia, reproduz e consome imagens metabolizadas.
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Começamos a abandonar as referências estrangeiras
“Cante sua aldeia e serás universal”. Leon Tólstoi Começamos a abandonar as referências estrangeiras improvisação flexibilidade primeira estética do século XXI. Massimo Morozzi ...Esdra Irmãos Campana - “criação referenciada pelo caos, pela urbanidade e pelo provisório que eles encontraram em São Paulo, e só em São Paulo” Caldas, D. 2004
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“espirituais” sinestesia fruição valores simbólicos
necessidades intangíveis “espirituais” sinestesia fruição valores simbólicos
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tendências a empresa inteligente não deve seguir tendências, deve criá-las. construir e não seguir tendências quanto mais complexa se torna a sociedade, maior a necessidade de planejar e prever e, ao mesmo tempo, mais difícil. Caldas, D. tempo para a metabolição das informações foi drasticamente reduzido. Moraes, D.
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objetos industriais O objeto era a figura central
Ontem Hoje A Revolução Industrial propunha apenas a perspectiva da estetização (Maynardes, 2002) atender as reais necessidades, a confiabilidade, os desejos dos consumidores, a redução de custos, as preocupações ecológicas entre outras condicionantes do processo. (Maynardes, 2002) O objeto era a figura central O cliente é a figura central A função definia a forma (Bauhaus) Também os valores simbólicos e a emoção como critérios para a definição da forma.
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porque o êxito do conceito lúdico? Huizinga e Manu
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um design mais emocional
“A Semana de Design em Milão foi dedicada às emoções” Sabrina Muschiato: defende a avaliação de prazer de uso pela ergonomia. Norman reconhece que seus conceitos anteriores, todos fundamentados na funcionalidade e na usabilidade, eram limitados e limitantes. Não se pode desconsiderar o prazer na escolha e no uso dos objetos do cotidiano. Apreciamos não apenas pela função mas também pelas sensações que nos dão.
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Alexander Manu a brincadeira é uma atividade livre de obrigações, é voluntária traz uma perfeição temporária a uma existência imperfeita pode-se arriscar e vencer num território seguro. proporciona fuga das preocupações mundanas pode-se ter o prazer de desobedecer suas regras testa e desenvolve habilidades. permite fantasiar é multi-sensorial brincar é um dos instintos básicos de todos os seres humanos muitas vezes o valor da diversão esta acima da sobrevivência. ex: riscos nos esportes. os padrões de divertimento das crianças continuam no seu comportamento adulto.
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é preciso uma dupla cultura, empresarial e criativa.
entre a alma criativa-emocional e a alma empresarial-racional. Saviolo e Testa
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.....e não de fora para dentro.
marca Brasil Para a construção da identidade de um país é preciso resolver a questão da identidade de dentro para fora. .....e não de fora para dentro.
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“...porque na realidade, nosso norte é o sul.” Joaquín Torres García
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Obrigada!
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em 50 anos reduzir 80% de consumo dos recursos não renováveis
Essencialmente, devemos repensar o que as pessoas precisam e o que a natureza pode tolerar. Peter Dormer as ações de um repercutem diretamente na vida dos outros. em 50 anos reduzir 80% de consumo dos recursos não renováveis indignação mudança radical
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Surge pela primeira vez,
referências próprias e possíveis para o modelo do design brasileiro
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design gestaltung empregado na Bauhaus, que significa o ato de praticar a gestalt, ou seja, lidar com as formas foi traduzida para o inglês como “design”, já usada para se referir a “projetos
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design gestaltung empregado na Bauhaus, que significa o ato de praticar a gestalt, ou seja, lidar com as formas foi traduzida para o inglês como “design”, já usada para se referir a “projetos
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“A qualidade de um produto está presente em seu tempo de duração,
razão e emoção “A qualidade de um produto está presente em seu tempo de duração, no serviço que presta, no respeito à ecologia, no preço justo e, não podemos esquecer, na felicidade que traz, na pequena dose de irracional, de poesia ou mistério que encerra”. Philippe Starck - goodgoods
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