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Speakers name Position Company Country

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Apresentação em tema: "Speakers name Position Company Country"— Transcrição da apresentação:

1 Speakers name Position Company Country
Mario Dirani Diretor de Infraestutura Ferroviária Ferrovias para o Progresso Speakers name Position Company Country 30 e 31 de Janeiro 1º de Fevereiro de 2012 WTC Convention Center São Paulo, BRASIL

2 SUMÁRIO Competências da DIF / DNIT
Programa de Segurança Ferroviária-PROSEFER Empreendimentos em desenvolvimento Obras ferroviárias do DNIT no PAC Corredor Ferroviário de Santa Catarina Ferrovia Litorânea Administração do Patrimônio Desenvolvimento Tecnológico

3 COMPETÊNCIAS

4 Competências do DNIT (Lei 10.233/2001)
Implementar a infraestrutura do Sistema Federal de Viação, sob jurisdição do Ministério dos Transportes. Competências da DIF (Regimento Interno) Desenvolver projetos, executar obras e administrar o patrimônio do setor ferroviário.

5 PROSEFER

6 Objetivos Minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias Identificar as obras prioritárias para inclusão nos PPA Criar um instrumento de gestão para o Governo Planejar ações e intervenções nos locais identificados

7 Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas
17 corredores ferroviários 95% das cargas ferroviárias (2008) 15 mil km de ferrovias 16 estados 5.609 cruzamentos levantados 355 invasões identificadas 122 intervenções prioritárias

8 Valores do Programa por Tipo de Intervenção
PN’s R$ 0,659 bilhões Sol. Integrada R$ 0,557 bilhões Contorno R$ 3,427 bilhões Variante R$ 2,424 bilhões Total do programa – R$ 7 Bilhões, transforma os outros valeres em milhões (arredondar) e aumentar a fonte Total: R$ 7,066 bilhões (2009)

9 Consumo de Combustível Valorização Imobiliária
Valores dos Benefícios Socioeconômicos 19 10,303 10 8 Bilhões (R$) 6,163 6 4 2,566 2 0,055 0,082 0,001 0,070 Amentar fontes: Tempo de obstrução/ Custos de acidentes/ Consumo de combustível/ Emissão de gases/ Custo de guarita/ Valorização Imobiliária/ Venda de áreas Tempo de obstrução Custos de Acidentes Consumo de Combustível Emissão de Gases Custo de Guarita Valorização Imobiliária Venda de Áreas Benefícios Total: R$ 19,240 bilhões (2009)

10 Aeroviário e Dutoviário 4% Aeroviário e Dutoviário 4%
Possibilidade de Ganho Operacional Atual Ganho de 16,7% para o modo ferroviário Rodoviário 58% Aeroviário e Dutoviário 4% Ferroviário 25% Aquaviário 13% Previsto Rodoviário 53,8% Aumentar fontes de nomes de modais e percentuais Aeroviário e Dutoviário 4% Ferroviário 29,2% Aquaviário 13%

11 Benefícios para a sociedade Benefícios para o governo
Melhoria da qualidade de vida nas cidades Maior segurança para as populações lindeiras Redução do risco de acidentes Ganho operacional e redução de custos Benefícios para o governo Criação de um instrumento de gestão Identificação de obras e ações prioritárias Banco de dados atualizável

12 EMPREENDIMENTOS

13 Programa de Empreendimentos da DIF
21 projetos ferroviários – R$ 45 milhões 14 obras ferroviárias – R$ 724 milhões

14 PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
Apucarana/PR Bálsamo Bauru/SP Botucatu/SP Corredor Ferroviário/SC Dois Córregos/SP Itaúna/MG Jaú/SP Litorânea/SC Matão/SP Ourinhos/SP Patrocínio/MG Pederneiras/SP Pindamonhagaba/SP Rolândia/PR Sto Antônio do Monte/MG S. Carlos/SP Serrana/SP S. Felix/BA S. Francisco do Sul/SC S. José do Rio Preto/SP

15 OBRAS FERROVIÁRIAS Araraquara/SP Barra Mansa/RJ Camaçari/BA
Campo Grande/MS Campos Altos/MG Divinópolis/MG Joinville/SC Juiz de Fora/MG Maringá/PR Mogi das Cruzes/SP Paverama/RS Santa Maria/RS S. Francisco do Sul/SC Três Lagoas/MS

16 PAC - Araraquara Extensão: 8,5 km de contorno 27 km de pátio
Investimentos: R$ 98 milhões Conclusão: Julho 2012

17 PAC – Barra Mansa Extensão:(pátio+adequação) 14 km Investimentos: R$ 45 milhões Conclusão: Agosto 2013

18 PAC – Camaçari Extensão: (variante) 18 km Investimentos R$ 103 milhões
Conclusão Julho 2013

19 PAC - Joinville Extensão: (contorno) 18 km
Investimentos: R$ 51 milhões Conclusão: Julho 2015

20 PAC – Maringá Extensão: (rebaixamento) 12 km
Investimentos: R$ 116 milhões Conclusão: Março 2012

21 PAC – S. Francisco do Sul Extensão: (contorno) 8 km
Investimentos: R$ 23 milhões Conclusão: Setembro 2012

22 Ferrovias de Santa Catarina
Joinville Mafra Dionísio Cerqueira Porto União Araquari São Francisco do Sul São Miguel do Oeste Cel. Freitas Itajaí Herval D’Oeste Florianópolis Lages Imbituba Aumentar fontes da legenda e trocar leste oeste por Corredor Ferroviário de SC, trecho tracejado e aumentar o tamanho das principais cidades e das cidade em que os trechos da ferrovia ligam. LEGENDA: Tubarão Içara FERROVIAS EXISTENTES: - Ferrovia ALL (América Latina Logística) - Ferrovia Tereza Cristina FERROVIAS PLANEJADAS: - Corredor Ferroviário de SC - Ferrovia Litorânea Porto Alegre

23 Ferrovia Litorânea de Santa Catarina Imbituba-Araquari 236 km Projeto Executivo – R$ 19 milhões
A Ferrovia Litorânea interligará os portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, viabilizando o Corredor Ferroviário de Santa Catarina. Prevê-se o aumento da densidade de carga de 6 milhões de toneladas em 2010 para 9 milhões em

24 Corredor Ferroviário de Santa Catarina Itajaí-Chapecó-Dionísio Cerqueira 848 km Estudo de Viabilidade – R$ 4,3 milhões O Corredor Ferroviário escoará a produção do oeste do estado para os portos, integrando os modais de transporte. A ferrovia tornará os produtos da agroindústria mais competitivos no mercado internacional. Em 2030 a ferrovia deverá transportar 5,7 milhões de toneladas nos trechos mais movimentados.

25 PATRIMÔNIO

26 TRANSFERÊNCIA DOS BENS DA RFFSA (Lei 11483/2007)
Bens móveis e imóveis operacionais, arrendados às concessionárias ferroviárias Bens móveis não operacionais, para destinação adequada conforme o caso Bens imóveis não operacionais, para constituição de reserva técnica Acervo técnico e documental, para preservação do conhecimento e da memória ferroviária

27 TECNOLOGIA

28 NORMAS E PROCEDIMENTOS FERROVIÁRIOS*
29 Instruções de Serviços (ISF) 5 Especificações Técnicas de Materiais (ETM) 17 Especificações Técnicas de Serviços(ETS) 17 Procedimentos de Inspeção de Materiais (PIM) * Em desenvolvimento

29 INPF Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias

30 INSTITUIÇÕES DE REFERÊNCIA
Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias (INPF) Inserir animação entrando p titulo e os tres primeiros itens, logo depois o INPF.

31 CRIAÇÃO DO INPF A criação do INPF foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Executiva do DNIT em 24/03/2004 (Relato 282/2004). As entidades de classe do setor ferroviário, inclusive a ANTF, a ABIFER e o SIMEFRE, formalizaram seu apoio ao projeto. A modelagem do Instituto foi aprovada pelo DNIT depois de receber contribuições do setor.

32 MISSÃO DO INPF Contribuir para o desenvolvimento e modernização do transporte ferroviário do país, aperfeiçoando, integrando, normatizando, certificando e transferindo tecnologia para a concepção, difusão e gestão de ações do setor.

33 ÁREAS DE PESQUISAS Infraestrutura Geometria / Drenagem / Geotecnia / Estruturas Superestrutura Lastro / Dormente / Trilho / Fixação / AMV Material Rodante Veículos de tração / Rebocados Sinalização e Segurança Sistemas de sinalização, monitoramento e manutenção preventiva Operação Logística / Economicidade

34 Engº Mario Dirani Diretoria de Infraestrutura Ferroviária - DIF Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT Contato: tel. (61)


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