Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
- Não é ninguém, é o padeiro!
Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: - Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a coragem de gritar aquilo? - Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém. Rubem Braga
2
IDENTIDADE O “PAPO DO MOMENTO”
RELEVÂNCIA DO TEMA: razões políticas, teóricas e práticas OS “ESTRANHOS” NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. A IMPORTÂNCIA DAS DISCUSSÕES SOBRE IDENTIDADE
3
ARGUMENTO CENTRAL As concepções de identidade e diferença na perspectiva pós-moderna são úteis para nortear decisões curriculares, mas envolvem tensões e desafios a serem enfrentados.
4
IDENTIDADE NA CONTEMPORANEIDADE
Rejeição da perspectiva esssencialista: identidade fixada no nascimento. Sujeito fragmentado, instável, mutável, deslocado, composto por várias identidades. Fragmentação no interior dos grupos.
5
IDENTIDADE E DIFERENÇA
Entidades inseparáveis e mutuamente determinadas. Relação com o outro. Distinção entre “nós” e “eles”. Os “estranhos”.
6
ORDEM TUDO EM SEUS DEVIDOS LUGARES COISAS “SUJAS” E COISAS “PURAS”
COLOCAR EM ORDEM NA MODERNIDADE criar uma nova ordem O DESENCAIXE NA MODERNIDADE
7
NA PÓS-MODERNIDADE Caráter instável, fluido e inseguro da situação
Os “capazes” e os “incapazes” Os novos “estranhos” As estratégias para afastar os “estranhos” Oportunidade de emancipação na pós-modernidade: concluir a tarefa de “desencaixe”
8
SOBRE A ESCOLA A aliança família-escola
A escola moderna: formar bons cristãos A ordem na escola A universalização da escola A aliança família-escola Simultaneidade sistêmica Vigilância epistemológica e controle cultural
9
MECANISMOS DE PUNIÇÃO INCORPORAÇÃO DO ESTRANHO
AUMENTO E DIVERSIFICAÇÃO DO ALUNADO A ESCOLA “ESCONJURANDO” O ESTRANHO
10
A MODIFICAÇÃO DA ESCOLA
AVANÇOS E RECUOS A ESCOLA EM CRISE A IDENTIDADE NA ESCOLA EM CRISE ESCOLA: ESPAÇO INSUBSTITUÍVEL
11
ENSINAR AOS “ESTRANHOS”
A CONCEPÇÃO PÓS-MODERNA DE IDENTIDADE: Favorece a superação de modelos hegemônicos. A visão da identidade como um processo favorece a ação da escola. A importância de repensarmos a escola. Estimula a postura investigativa do professor.
12
TENSÕES E DESAFIOS Necessidade de fechamentos parciais, temporários e arbitrários A importância do diálogo Relações entre identidade e subjetividade Identidades politicamente centradas
13
Eles não sabem nem sonham,
que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança (António Gedeão)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.