A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA

2 DIMENSIONAMENTO DE TUBULAÇÃO

3 Barrilete Tubulação que interliga as duas metades da caixa d’água e de onde partem as colunas de água que abastecem os ramais.

4 Dimensionamento do Barrilete
Método de HUNTER: Fixa-se a perda de carga em 8% e calcula-se a vazão como se cada metade da caixa atendesse à metade das colunas.Conhecendo-se J e Q, calcula-se pelo ábaco de FAIR_WHIPLE_HSIAO o diâmetro. Método das Seções Equivalentes: Considera-se o diâmetro encontrado para as colunas, de modo que a metade das colunas seja atendida pela metade da caixa.

5 Dimensionamento do Barrilete

6

7 Sub-ramais, Ramais e Colunas
SUB-RAMAIS: São as tubulações que fazem as ligações dos aparelhos. São dimensionadas de acordo com a tabela do Diâmetro Mínimo dos sub-ramais:

8 Sub-ramais, Ramais e Colunas
RAMAIS DE DISTRIBUIÇÃO: São as tubulações que partem das colunas de distribuição e alimentam as ligações dos aparelhos (sub-ramais).Podem ser dimensionadas pelo CONSUMO MÁXIMO POSSÍVEL ou pelo CONSUMO MÁXIMO PROVÁVEL.

9 Sub-ramais, Ramais e Colunas
COLUNAS DE DISTRIBUIÇÃO: São as tubulações verticais que partem do barrilete e delas saem os ramais de distribuição. As colunas são dimensionadas trecho a trecho e para isso é necessário dispor de um esquema vertical da instalação com todas as derivações e seus respectivos comprimentos.

10 Sub-ramais, Ramais e Colunas

11 Dimensionamento dos ramais-Consumo Máximo Possível

12 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Possível
O termo “consumo máximo possível” significa que todas as peças deverão entrar em funcionamento simultaneamente. Para este dimensionamento utiliza-se a tabela das Seções Equivalentes que mostra a relação entre a menor tubulação existente de PVC1/2’’ e as demais tubulações:

13 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Possível

14

15 TRECHO ED DC CB BA A Diâmetro mínimo do sub-ramal TANQ ¾” MAQ:3/4 “ LAV: ½” VS: ½” CH:½” Equivalência com diâmetro de ½” 2,9 1 Soma das equivalências 8,8 5,9 3 2 Diâmetro do trecho 11/4” 1” ¾”

16 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável
A possibilidade de uso diminui com o aumento do número dos aparelhos. Foi estabelecido valores referindo-se a vazão em determinado tipo de instalação,á duração e frequência de uso de cada peça. Esses valores foram denominados de PESOS e são representados por valores absolutos, conforme tabela de vazão e peso das peças dos sub ramais:

17 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável

18 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável

19 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável

20 Dimensionamento dos ramais – Consumo Máximo Provável

21 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável
Bitola ½”

22 Dimensionamento dos ramais Consumo Máximo Provável

23 Dimensionamento de colunas Método de Hunter

24 Em um prédio de 05 pavimentos:
4,45l/s

25 1º Pavimento: 2º Pavimento 3º Pavimento 4º Pavimento 5º Pavimento

26 Exercícios

27 Exercícios 2) Dimensione uma das colunas de um prédio de 04 andares onde em cada pavimento teremos: 02 Sanitários com descarga 02 Lavatórios 02 Chuveiros 01 Pia de cozinha 01 Tanque 01 máquina de lavar


Carregar ppt "FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google