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PublicouGiulia Lucas Alterado mais de 9 anos atrás
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1 Apresentadores: Eng. Alexandre Toledo e Eng. Carlos Massera - Autor Eng. Carlos Massera - Autor Local de Aplicação do PSC / Case: Cebrace – Área DVF Supervisor Área: Eng. Alexandre Toledo Rod. Presidente Dutra, Km 136,1 – Caçapava – SP – CEP 12286- 160 12-3654-5085 M&M Assessoria em Segurança Av. Dr. Pedro Soares de Camargo, 543/61 Jundiaí – SP - CEP 13208-080 11 4586-1077 mm.seg@terra.com.br www.safetyguide.com.br/mm
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2 X=C
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5 CONTEXTO INICIAL 1. OHSAS 18000 2. 3S 3. Atividades de maior risco dentro da Cebrace. 4. Foco muito forte no “concreto”
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6 RESULTADOS POR QUÊ? SATISFATÓRIOS, MAS AINDA INSUFICIENTES !!!
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7 POR QUÊ? Processo X Programas. Processo X Programas. Não há avaliação de PREPARAÇÃO. Não há avaliação de PREPARAÇÃO. Fatores de Controle ignorados. Fatores de Controle ignorados. Não focam o SER HUMANO. Não focam o SER HUMANO. Não são pró-ativas. Não são pró-ativas. Melhoria Contínua ineficiente. Melhoria Contínua ineficiente. Funcionários não participam do planejamento, definição de metas, implantação. Funcionários não participam do planejamento, definição de metas, implantação.
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8 POR QUÊ? 90 a 96 % das causas de acidentes decorrem de COMPORTAMENTO DE RISCO. 90 a 96 % das causas de acidentes decorrem de COMPORTAMENTO DE RISCO. Menos de 10 % por CONDIÇÕES INSEGURAS. Menos de 10 % por CONDIÇÕES INSEGURAS. Propriedade dos Hábitos. Propriedade dos Hábitos.
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9 POR QUÊ?
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10 OU DE OUTRA FORMA COMPORTAMENTO = BENEFÍCIOS - CUSTO PERCEPÇÃO
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11 O Modelo ABC de mudança do comportamento nos diz que: O Comportamento é Dirigido pelos Ativadores. O Comportamento é Dirigido pelos Ativadores. É Motivado pelas Conseqüências. É Motivado pelas Conseqüências. Porque há Comportamentos de Risco? M&M
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12SEGURANÇACOMPORTAMENTAL Atividades de Segurança Menos Comportamentos de Risco MenosDesvios
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13 DORT / LER PRIMEIROS SOCORROS QUADROS DE DOR FADIGA COMPORTAMENTO ATITUDES VALORES
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14 X=c
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15 PROCESSO COMPORTAMENTAL É uma processo que ajuda aos Grupos de Trabalho Através de: 1. Identificar os comportamentos críticos ao desempenho. 2. Agregar dados ao desempenho do grupo. 3. Fornecer feedback contínuo e bi-direcional sobre o desempenho. 4. Remover as barreiras à melhoria contínua MELHORA O DESEMPENHO ENVOLVE TODAS AS PESSOAS
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16 Resultados Cultura
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17 Resultados Cultura
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18 DEFININDO O QUE OBSERVAR
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19 PROGRAMAÇÃO DE OBSERVAÇÕES MAPA TRIMESTRAL DE PROGRAMAÇÃO DADOS DE IMPLANTAÇÃO
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20 Formulário
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21 Formulário
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22 Ciclo do “Feedback” Qualquer Momento Correção Reforço Registro do Comportamento Histórico Análise Planos de Ação Qualquer Ato
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23 Um time de observadores conduz observações diárias usando o checklist com as categorias abaixo OBSERVAÇÃO EXEMPLOComportamentosSREPI121 Posição do Corpo 73 Ferramentas e Equipamentos 12 Totais216 78 % Comportame nto Seguro
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24 O TRIÂNGULO DE SEGURANÇA Equipamento, Ferramentas, Máquinas, FONTES DE CONTROLE Equipamento, Ferramentas, Máquinas, Triângulo de Segurança Comportamento AmbientePessoa Conhecimento, Habilidades, Coordenação, Inteligência, Motivação, Personalidade "Housekeeping", Calor / Frio, Engenharia, Padrões, Normas e Procedimentos Aceitação, Treinamento, Reconhecimento, Comunicação, Demonstração de "Cuidar Efetivamente"
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25 M&M
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26 INDICADORES No. de observações conduzidas / No. de observações planejadas
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27 % e No. de problemas por categoriaINDICADORES
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28 % de comportamento seguro do setorINDICADORES
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29 Redução de AcidentesINDICADORES Início P.S.C.
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30RESULTADOS 20 a 75 % de redução nas taxas de acidentes e custos, ano a ano. 20 a 75 % de redução nas taxas de acidentes e custos, ano a ano. 20 a 30 % de melhoria no comportamento seguro, ano a ano. 20 a 30 % de melhoria no comportamento seguro, ano a ano. Maior envolvimento / participação em HSE. Maior envolvimento / participação em HSE. Melhor comunicação Melhor comunicação Melhor clima de trabalho Melhor clima de trabalho Mais atitudes positivas em direção à HSE. Mais atitudes positivas em direção à HSE. Maior aceitação da responsabilidade individual Maior aceitação da responsabilidade individual
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31 “Negócio é Comportamento” * Um negócio tem sucesso ou falha através da “performance”de todos os seus funcionários Sucesso = “Boa” performance Falha = “Má” performance Performance = a combinação de resultados de uma série de comportamentos * Aubrey Daniels, escritor e psicólogo comportamental
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32 MAIS INFORMAÇÃO WWW.SAFETYGUIDE.COM.BR/MM
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33 GESTÃO SEGURANÇA - BRASIL Há diversas abordagens Sistêmicas: 1. OHSAS 18000 2. BS 8.800 3. Autoria Corporativa (empresas) Que dão resultado ou não !!!!
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34 SEGURANÇA TRADICIONAL Menos Acidentes Treinamento Políticas Slogans Reuniões de Segurança Competições e Prêmios CIPAS & Comitês RepreensõesRepreensõesRepreensõesRepreensões RegulamentosRegulamentosRegulamentosRegulamentos
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