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Classificação das Pesquisas

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Apresentação em tema: "Classificação das Pesquisas"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação das Pesquisas
Metodologia de Pesquisa. Gil, capítulo 4.

2 Classificação das Pesquisas
Quanto aos procedimentos ou delineamento, as pesquisas podem ser classificadas em: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Pesquisa ex-post facto;

3 Classificação das Pesquisas
Estudo de coorte; Levantamento; Estudo de campo; Estudo de caso; Pesquisa-ação; Pesquisa participante;

4 Pesquisa Bibliográfica
Desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos;

5 Pesquisa Bibliográfica
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6 Pesquisa Bibliográfica
Principal vantagem: permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente; Na pesquisa bibliográfica, as fontes secundárias podem apresentar dados coletados ou processados de forma equivocada;

7 Pesquisa Documental Assemelha-se à pesquisa bibliográfica;
Diferença – natureza das fontes; A pesquisa documental utiliza-se de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico; Segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica;

8 Pesquisa Documental Documentos de “primeira mão” – não receberam nenhum tratamento analítico: documentos de associações, diários, cartas pessoais, revistas de entretenimento, fotos, mapas etc; Documentos de “segunda mão” – relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas;

9 Pesquisa Documental É possível tratar a pesquisa bibliográfica como uma pesquisa documental que usa especialmente de material para fins de leitura; Pesquisa bibliográfica – mais ampla; Pesquisa documental – constitui um fim em si mesma, com objetivos bem específicos, que envolve teste de hipóteses;

10 Pesquisa Documental Exemplo de forma de tratamento dos dados documentais: análise de conteúdo (quantitativa ou qualitativa); Três etapas: 1. pré-análise: escolha dos documentos, formulação de hipóteses, à preparação do material para análise; 2. exploração do material: escolha das unidades, a enumeração e classificação; 3. tratamento, inferência e interpretação dos dados;

11 Pesquisa Documental Vantagens: custo, não exigir contato com os sujeitos; Limitações: não-representatividade e subjetividade dos documentos;

12 Pesquisa Experimental
O experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica; A pesquisa experimental consiste em: determinar um objeto de estudo; selecionar variáveis que seriam capazes de influenciá-lo; definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto;

13 Pesquisa Experimental
Esquema experimental: Z = fenômeno; Z se apresenta aos fatores A, B, C e D; Controlar cada um desses fatores, anulando a sua influência, para observar o que ocorre com os restantes;

14 Pesquisa Experimental
A, B e C produzem Z; A, B e D não produzem Z; B, C e D produzem Z; Da análise desse esquema percebe-se que C é a condição para produção de Z; Questões éticas dos experimentos;

15 Pesquisa Experimental
Propriedades: a) Manipulação; b) Controle; c) Distribuição aleatória – Grupos experimentais e grupos controle; O pesquisar nesse delineamento é um agente ativo, e não um observador passivo;

16 Pesquisa Ex-post Facto
Ex-post facto = a partir do fato passado; Semelhante à pesquisa experimental, mas o estudo é realizado após a ocorrência de variações na variável dependente; Pesquisador não dispões de controle sobre a variável independente;

17 Pesquisa Ex-post Facto
Ex. desse delineamento: Caso-Controle – comparação entre duas amostras; Primeira – pessoas que apresentam uma determinada características; Segunda – análoga à primeira exceto na característica estudada;

18 Pesquisa Ex-post Facto
Relação entre toxoplasmose e debilidade mental (DM); Amostra de crianças com DM – exame para constatar se tiveram a doença; Amostra de crianças sem DM – realizam o mesmo exame;

19 Pesquisa Ex-post Facto
Não oferece conclusões de causa-efeito, mas relações entre variáveis; Delineamento muito utilizado nas pesquisas de saúde;

20 Estudo de Coorte Refere-se a um grupo de pessoas que têm alguma característica comum; Amostra a ser acompanhada por um período; Delineamento muito utilizado nas ciências da saúde;

21 Estudo de Coorte Podem ser: Prospectivos – contemporâneos;
Retrospectivos – históricos; Os estudos prospectivos – elaborados no presente, com previsão de acompanhamento, segundo o objeto de estudo; Vantagem: planejamento rigoroso e delineamento experimental.

22 Estudo de Coorte Os estudos retrospectivos são elaborados com base em registros do passado com seguimento até o presente. Essencial a existência de protocolos completos e organizados;

23 Estudo de Coorte Ex de pesquisa: verificar a exposição passiva à fumaça de cigarro e a incidência de câncer no pulmão; Selecionar sujeitos expostos e não ao fator de risco; Os expostos – grupo experimental; Não expostos – grupo controle;

24 Estudo de Coorte Após determinado tempo verifica-se se o grupo experimental está mais sujeito ao câncer de pulmão (prospectivo); Desvantagens do estudo de coorte: não aleatoriedade das amostras, necessidade de uma amostra grande, pesquisa fica onerosa;

25 Levantamento Interrogação direta de pessoas cujo comportamento se deseja conhecer; Informações de todos os integrantes do universo pesquisado – censo; Na maioria das pesquisa, seleciona-se uma amostra significativa do universo; Importante nas pesquisas sociais;

26 Levantamento Vantagens: Conhecimento direto da realidade;
Economia e rapidez, principalmente nos questionários fechados; Quantificação;

27 Levantamento Desvantagens: Ênfase em aspectos perceptivos;
Pouca profundidade nos problemas sociais, que em grande parte são interpessoais e institucionais; Limitada apreensão do processo de mudança – visão estática do fenômeno (fotografia);

28 Levantamento Mais adequados para os estudos descritivos que os explicativos;

29 Estudo de Campo Semelhante ao levantamento;
Levantamento – maior alcance; Estudo de campo – maior profundidade; Procura mais o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição das características da população segundo determinadas variáveis;

30 Estudo de Campo Planejamento – mais flexível, o objetivos podem ser reformulados ao longo da pesquisa; Estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social; Utiliza mais técnicas de observação do que de interrogação;

31 Estudo de Campo Modelo clássico de investigação da Antropologia;
Utiliza-se também na Sociologia, Educação, Saúde Pública e Administração; Focaliza uma comunidade: de trabalho, de estudo, de lazer ou qualquer atividade humana;

32 Estudo de Campo O pesquisador coleta diretamente os dados – importância do contato direto e da experiência; Imersão na realidade para entender o grupo;

33 Estudo de Campo Vantagens: Mais fidedignos do que o levantamento;
Mais econômico; Com a presença do pesquisador – as respostas podem ser mais confiáveis;

34 Estudo de Campo Desvantagens: Demanda tempo;
Único pesquisador que coleta – subjetivismo na análise e interpretação; Demanda experiência do pesquisador;

35 Estudo de Caso Amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais;
Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, com detalhado conhecimento; Ciências biomédicas – estudo piloto;

36 Estudo de Caso Propósitos:
a) Explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos; b) Preservar o caráter unitário do objeto estudado; c) Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;

37 Estudo de Caso d) Formular hipóteses ou desenvolver teorias; e) Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a utilização de levantamentos ou experimentos; f) Síndromes raras;

38 Estudo de campo Desvantagens: Falta de rigor científico;
Dificuldade de generalização; Demandam tempo; Resultados pouco consistentes;

39 Pesquisa-ação “... Um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo”

40 Pesquisa-ação Envolvimento ativo do pesquisador;
Pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”;

41 Pesquisa Participante
Semelhante à pesquisa-ação; Mas, pressupõe uma forma de ação planejada, de caráter social, educacional, técnico ou outro; Envolve distinção entre ciência popular (senso comum) e dominante (privilegia a manutenção do sistema vigente);


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