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LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.

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1 LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas

2 CAPÍTULO 1 PEDAGOGIA DA CULTURA CORPORAL: MOTRICIDADE, CULTURA E LINGUAGEM
Ampliação do debate sobre a melhor definição da função social da escola. O maior desafio é o cumprimento da tarefa educacional para diferentes grupos sociais e culturais (MOREIRA E CANDAU, 2003). Como garantir o convívio e a apropriação do patrimônio cultural de pessoas tão diferentes?

3 TEMAS QUE PERMEIAM A DISCUSSÃO PEDAGÓGICA
Reformas curriculares Modificações nos métodos Reestruturação da avaliação EDUCAÇÃO FÍSICA Abordada e vivenciada em espaços escolares complementares Necessária ao processo de escolarização, como os demais componentes.

4 PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Transformações sociais e culturais Em função da fragmentação do conhecimento e a valorização cultural das atividades motoras: Eugenia; Preparação militar; Formação de talentos esportivos; Promoção de saúde. Novas atribuições para área ( final dos anos 70 e início dos anos 80) Ciência dos esportes; Psicomotricidade; Desenvolvimento Humano; ligações teóricas com outras áreas do conhecimento.

5 MOVIMENTO HUMANO Objeto de estudo da Educação Física;
Concepções do Movimento Humano (SANTIN, 1987): Biomecânica: Homem como uma máquina viva, objetiva a eficiência dos movimentos; Fisiologia do Exercício: o movimento humano como uma força ou energia produtiva, objetiva a melhoria dos parâmetros fisiológicos e das capacidades físicas; Aprendizagem Motora: Visa a ampliação do repertório motor e o desenvolvimento das habilidades motoras básicas; O movimento como forma de linguagem, repletos de significados

6 MOTRICIDADE HUMANA Síntese cultural e biológica do homem, passível de expressão pelo movimento; Ciência da Motricidade Humana como um “corpus” científico que compreende e explica as condutas motoras, visando ao desenvolvimento global do indivíduo: aspectos físicos, biológicos e antropossociológicos. (MANUEL SÉRGIO, 1989); Conceito de cultura como um conjunto de modos de vida de cada grupo social, constituindo-se em prática social. Objeto de estudo: Cultura Corporal do Movimento ou Cultura do Movimento Patrimônio Histórico Cultural

7 FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Proporcionar uma reflexão pedagógica sobre os acervos das formas de representação simbólica de diferentes realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas; Contemplar aprendizagens necessárias para profunda compreensão históricas e sociopolítica de toda produção das manifestações da cultura corporal; Hibridismo Cultural;

8 INTERPRETAÇÃO, CULTURA E MOVIMENTO
A Cultura não é apenas um conjunto de sistemas simbólicos, relação que se estabelece entre os sujeitos por meio de seus símbolos, ou seja a mediação. Concepção interpretativa da cultura; Os símbolos e os significados não são propriedade de cada indivíduo, mas partilhados por eles. A cultura é pública porque o significado também o é (GEERTZ, 1989); A cultura que proporciona a gênese , a incorporação, a ressignificação e a solidificação das diversas formas de manifestações culturais. Exemplo do Surf; Cultura como um texto passível de leitura e interpretação. (NEIRA E NUNES, 2006)

9 O CORPO, O GESTO E SEUS CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO
Componente curricular educação física inserido na área dos códigos e linguagem; Os três níveis da comunicação humana. (IVAN BYSTRINA, 1995): Código hipolinguístico: biológicos anteriores a cultura. EX: suor, frequencia cardíaca, dores musculares. Código linguístico: códigos sociais e pragmáticos. EX: fila, sinal, diário de classe, uniforme. Hiperlinguístico: códigos culturais. EX: linguagem verbal, gestos, músicas, posturas.

10 GESTO E LINGUAGEM Definição de signo;
Lados indissociáveis e complementares: Significado: conceito dado ao signo; Significante: imagem que fazemos dele; Se conhece o signo pela sua diferença e não pela semelhança. Concepção estruturalista: legível, não modificável Pós-estruturalismo: indeterminação, mudança e fluidez. Valorização das representações universais Exemplo das aulas de Educação Física

11 IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA
Cada prática corporal seja confrontada, discutida e elucidada, para que cada educando compreenda seu contexto de formação; Espaço pedagógico privilegiado de produção de cultura, onde os sentimentos, a criatividade, o lúdico e a corporeidade não fiquem de fora; Entendimento do contexto sóciopolítico-cultural e econômico que condiciona e determina as relações pedagógicas; A dignidade deve ser mola propulsora das transformações sociais no projeto educativo.

12 IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA
Não basta a eleição dos diversos saberes produzidos pelos diversos grupos sociais, o desafio se apresenta na leitura crítica da própria prática e da realidade, seus contextos ideológicos de produção, manutenção, transformação, etc; Categorias de análises elaboradas por Pierce, para o autor o ser humano desenvolve três faculdades de observação dos fenômenos: Capacidade contemplativa; Distinguir diferenças nessas observações; Ser capaz de generalizar as observações em classes ou categorias abrangentes; (SANTAELLA, 2004).

13 IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA
Exemplo da tematização do voleibol, segundo as categorias de Pierce: Contemplação do jogo, para que diante das suas descobertas advindas da situação, elaborar atividades didáticas que podem prever situações de estudos e análise históricas da modalidade, as razões de suas transformações, a compreensão do seu significado no contexto social de origem, as identidades sociais nelas presentes, e finalmente , o convite para descobrir e sugerir as próprias formas de jogar (p. 27).

14 IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA
Exemplo: Tematização “Dança de rua” Questionamentos: Para vocês o que a dança de rua expressa? O que sentem quando assistem ou dançam? Alguém conhecem outras formas? Com outras músicas? Pesquisas com suportes textuais, entrevistas, reportagem, etc. Convite aos alunos expressar seus sentimento/saberes sobre determinado aspecto da vida por meio de danças por eles elaboradas. Produto final: Apresentação para as outras turmas envolvendo a dramatização do cotidiano da dança.

15 OBRIGADA!


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