Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UEPG Mestre em Engenharia de Produção - Inovação e Conhecimento – UTFPR
2
1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS TURMA: A DISCIPLINA: ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES CARGA HORÁRIA: 72 h PROFESSORA: JAQUELINE FONSECA RODRIGUES PERÍODO LETIVO: 2014 / 1
3
2. EMENTA A Evolução da Economia Internacional. A Economia Brasileira em Crise. A Economia no Contexto Empresarial. Aspectos Microeconômicos: Teoria do Consumidor. Aspectos Microeconômicos: Teoria da Demanda. As Influências da Economia nos Processos Empresariais.
4
3. OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Proporcionar aos alunos conhecimento e desenvolver senso crítico e capacidade de análise acerca dos fenômenos econômicos, sendo que a disciplina está dividida em três segmentos importantes: conhecimento básico da ciência econômica, noções de microeconomia e noções de macroeconomia. Objetiva-se que o acadêmico possa compreender os fenômenos e as ferramentas de política econômica e, de maneira geral, entender as decisões na economia moderna, bem como a atualidade econômica Brasileira seu crescimento e desenvolvimento.
5
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I - APRESENTAÇÃO 1.1 Abertura (Apresentação Pessoal) 1.2 Atividades de Integração (Levantamento de Expectativas) 1.3 Metodologia 1.4 Introdução
6
UNIDADE II - EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
2.1 Introdução: Teorias de Comércio Internacional 2.2 Teoria Clássica do Comércio Internacional 2.3 Crítica Estruturalista 2.4 Teoria Moderna do Comércio Internacional 2.5 Nova Teoria do Comércio Internacional 2.6 Debate sobre as Vantagens da Liberalização do Comércio Externo 2.6 Questões para Revisão
7
UNIDADE III - A ECONOMIA BRASILEIRA EM CRISE
3.1 Endividamento Externo no Período Militar 3.2 Crise da Dívida Externa 3.3 Transformações no Mercado Financeiro Internacional , Abertura Financeira e Reinserção do Brasil no Fluxo voluntário de Recursos 3.4 Questões para Revisão
8
UNIDADE IV - A ECONOMIA NO CONTEXTO EMPRESARIAL
4.1 Introdução e Metas da empresa 4.2 O que é Economia de Empresas 4.3 Economia de Empresas e Teoria Econômica 4.4 O Modelo de Tomada de Decisão: Objetivo da Empresa e Objetivos Alternativos da Empresa 4.5 Questões para Revisão
9
UNIDADE V - ASPECTOS MICROECONÔMICOS: TEORIA DO CONSUMIDOR
5.1 Introdução 5.2 Análise da Demanda de Mercado 5.3 Curvas de Indiferença 5.4 Comportamento do Consumidor 5.5 Questões para Revisão
10
UNIDADE VI - ASPECTOS MICROECONÔMICOS: TEORIA DA PRODUÇÃO
6.1 Introdução à Teoria da Produção 6.2 Economia da Produção 6.3 Excedente do Consumidor e do Produtor 6.4 As Elasticidades 6.5 Questões para Revisão
11
UNIDADE VII – A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS
7.1 Introdução 7.2 Economia nos Processos Empresariais 7.6 Questões para Revisão
12
UNIDADE XIII - ATIVIDADE EXTRACLASSE:
PESQUISAR ARTIGOS RELACIONADOS AO CENÁRIO ECONÔMICO BRASIL E EXTERIOR E EFETUAR UM DIAGNÓSTICO COMPARATIVO DEMONSTRANDO A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS.
13
5. METODOLOGIA DE ENSINO Aulas expositivas com auxílio de material didático; Participação do acadêmico em sala de aula; Discussão de leituras dirigidas; Estudos de casos e interpretação de textos; Sistema de apresentação de conteúdos pelos Acadêmicos em forma de Seminários; Outras atividades propostas pela Faculdade no decorrer do semestre.
14
6. RECURSOS DE APRENDIZAGEM
Utilização de quadro negro e giz; Recursos áudios-visuais; Data Show; e Vídeos.
15
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada considerando-se: Duas notas bimestrais sendo: - 1º bimestre: 01 prova com valor de 60% da nota; b) Trabalhos práticos através de seminários do livro indicado, com valor de 10% da nota. c) Discussão estudos de Caso, com valor de 10% da nota; d) Projeto Integrador – Parte 1, com valor de 20% da nota.
16
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
- 2º bimestre: a) 01 prova com valor de 60% da nota; b) Trabalhos práticos através de seminários do Projeto Integrador referente à etapa 2, com valor de 40% da nota. Prova escrita, sem consulta, com questões objetivas e questões descritivas. Conteúdo: todo conteúdo abordado em sala de aula, inclusive o dos trabalhos feitos em grupos.
17
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Os critérios para correção da prova são: Parte objetiva: exatidão; Parte descritiva: clareza na resposta; coerência; correlação da resposta com relação ao tema questionado; aprofundamento no tratamento da questão.
18
7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Observações Importantes: Respeitar os prazos para entrega dos trabalhos e atividades propostos; Participação efetiva nas aulas; Contribuições que demonstrem reflexões críticas; Organização e apresentação de trabalhos e atividades propostas; Preparação de leituras.
19
BIBLIOGRAFIA
20
8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRUNSTEIN, Israel. Economia de Empresas: Gestão Econômica de Negócios. São Paulo: Atlas, 2005. EQUIPE DE PROFESSORES USP. Manual de Economia. Editora Saraiva, 2004. MCGUIGAN, James R. Economia de Empresas: Aplicações, Estratégias e Táticas. São Paulo: Thomson, 2007.
21
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ROSSETTI, J. P. Introdução à Economia. 19. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. VASCONCELLOS, Marco Antônio S. & GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004.
22
SEJAM TODOS BEM-VINDOS
HORA DE RECOMEÇAR Construir, aprender, somar, ensinar, dividir, compartilhar, multiplicar ... e assim CRESCER Juntos alcançaremos essa meta. SEJAM TODOS BEM-VINDOS
23
Bom semestre!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.