Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
Faculdade de Ensino Superior do Piauí – FAESPI Curso: Bacharelado em Fonoaudiologia A LINGUAGEM Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
2
A Linguagem O termo é comumente empregado à aptidão humana que consiste em associar os sons produzidos pelo aparelho fonador humano a um conteúdo significativo e utilizar o resultado dessa associação para a interação verbal.
3
A linguagem é considerada como um código
A linguagem é considerada como um código. O código é um conjunto de signos sujeitos a regras de combinação e é utilizado na produção e na compreensão de uma mensagem. O signo é compreendido por: - SIGNIFICANTE: veículo do significado (parte perceptível, sensível) - SINGNIFICADO: o que se entende quando se usa o signo (parte inteligível).
4
Os lingüistas compreendem o processo de comunicação numa composição de seis elementos, são eles:
Emissor (remetente): envia a mensagem Receptor (destinatário): recebe a mensagem Mensagem: informação veiculada Códigos: sistema de signos utilizados para codificar a mensagem Contexto (referente): aquilo que a mensagem se refere Contato (canal): veículo, meio físico utilizado para transmitir a mensagem
5
Tipos de Linguagem A linguagem pode ser:
VERBAL: a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
6
Tipos de Linguagem NÃO-VERBAL: não se utiliza do vocábulo, das palavras para se para se comunicar. Imagem indicativa de “silêncio” Imagem indicativa de “banheiro masculino” Denúncia de falta grave no futebol
7
Ocorrendo algum comprometimento dos elementos que compõem a linguagem (emissor, receptor...), podem ocasionar alterações na linguagem de crianças que encontram-se no processo de aquisição de linguagem.
8
Alguns Profissionais Psicopedagógos; Psicanalístas; Fonoaudiólogos;
Psicólogos; Entre outros;
9
Dicas para os Pais Converse com o seu bebê – ajuda a desenvolver sua capacidade lingüistica; Fale sempre corretamente; Contar histórias de livros infantis; Proporcionar-lhe experiências para estimular a fala e o desenvolvimento da linguagem; Elogiar a comunicação da criança; Propor-lhe jogos de raciocínio;
10
Preciso encontrar um jeito de dizer o quanto te amo, acho que em palavras não vou conseguir expressar isso mas em gestos e ações mostrarei o tamanho do meu amor por você. (Renan R. Nogueira) Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.