A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico"— Transcrição da apresentação:

1 A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
SBC – 2008 XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – Belém-PA A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico Núcleo de Tecnologia Educacional RJ 10 Angélica Gago da Costa Eliane de Medeiros Ramalho Júnia Ramalho Teixeira Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

2 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
O Curso O curso “A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico” teve a duração de 16h, sendo 12 presenciais (um encontro de 3h a cada semana) e 4h a distância (com realização de atividades). Sua história começou em 2001 e, com o tempo, tivemos como produto um CD com a compilação dos livros. O trabalho foi realizado com alunos do Curso Normal (Formação de Professores no Ensino Médio) de Escolas de 5 municípios da Região dos Lagos. Em 2007, houve 4 turmas, cada uma com 15 a 20 cursistas. O laboratório utilizado tinha 10 computadores, e o trabalho foi realizado em grupo, incentivando a cooperação. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

3 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Objetivos Discutir o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança a partir da produção e utilização de livros eletrônicos; Reconhecer o caráter ideológico subjacente a toda história, analisando os valores implícitos tanto na linguagem escrita quanto na audiovisual; Desenvolver o senso crítico, a criatividade e a auto-estima dos alunos cursistas; Proporcionar o acesso a conceitos básicos de informática, Internet e editor de apresentação; Criar um livro eletrônico, usando um aplicativo Editor de Apresentação; Estimular a utilização do Laboratório de Informática de suas escolas de origem, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso; Incentivar a utilização de novas tecnologias no processo Ensino-Aprendizagem. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

4 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Proposta A proposta para os alunos cursistas é de que aproveitem os conhecimentos do curso para aplicar em projetos nas escolas, criando-se livros eletrônicos com os alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, e aproveitando a atividade como estágio. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

5 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Mapa mental do trabalho realizado com livros eletrônicos Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

6 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Professor Leitor / Aluno Leitor Professor Autor / Aluno Autor A formação do Professor leitor é o primeiro passo para a formação do Aluno leitor. Mais facilmente, quem lê incentiva a leitura, e quem escreve incentiva a escrita. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

7 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Incentivo à Leitura Aproveitamento dos diversos recursos de mídia que o computador oferece, estimulando a leitura de uma maneira geral. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

8 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Caráter Abrangente da Leitura A interpretação do mundo em todas as formas que ele se oferece para leitura. A educação do olhar é importante para uma visão abrangente da leitura. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

9 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Literatura Infanto-Juvenil enquanto Leitura de Mundo A leitura, em todas as suas nuances, é uma atividade humana de importância crucial para a aquisição de conhecimento, inclusive contribuindo para o auto-conhecimento. Como a literatura infanto-juvenil que você leu influenciou na visão de mundo da pessoa que você é hoje? Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

10 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Análise de Texto – Leitura Ideológica Sensibilização para um olhar mais aprofundado sobre os textos de literatura infanto-juvenil, passando pelos contos de fadas e discutindo também a ideologia presente nos desenhos animados mais freqüentes na televisão. A capacidade de interpretar o mundo que o cerca permite ao homem enxergar a realidade para que nela possa intervir. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

11 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Relação Imagem / Texto / Som Através da leitura e criação de livros eletrônicos, de caráter multimídia, envolvendo, portanto, não só a palavra escrita, como também a oralidade, a imagem, o movimento, pretende-se o despertar para a mágica de descobrir novas histórias percorrendo o caminho da leitura. Imagem Movimento Som Texto Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

12 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Ludicidade Encantamento que gera prazer. A leitura como instrumento para descobrir novos mundos. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

13 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Objetos de Aprendizagem Os livros criados se tornam objetos de aprendizagem, podem ser usados e reutilizados, de diferentes maneiras, inclusive com releituras como a reescrita do texto a partir da imagem inicial, conforme uma professora que reaproveitou o material em sua sala de aula com alunos de EJA. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

14 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Auto-Estima A promoção do ato criativo em sala de aula é uma excelente estratégia de desenvolvimento da auto-estima positiva do indivíduo, pois possibilita a percepção de si mesmo como alguém capaz de criar, de expressar uma idéia, uma mensagem, como alguém que tem algo a dizer à sociedade. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

15 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Inclusão Digital A alfabetização tecnológica passa, antes de tudo, pelo letramento. Domínio do computador através da experiência da leitura e construção de livros eletrônicos. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

16 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Considerações Finais Ao final, os cursistas ficaram surpresos e encantados com as possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos no seu fazer pedagógico, com a sua produção e como poderiam utilizar os livros eletrônicos para auxiliar os alunos a discutirem sua vivência a partir de outras histórias, refletindo sobre suas vidas através da reflexão sobre os personagens, sendo que esse distanciamento facilita o olhar para si mesmo e a possibilidade de mudança de atitude. Foi percebida ainda a importância do trabalho com som na gravação da história, observando-se o quanto poderia auxiliar na evolução da leitura oral em sala de aula. O sucesso do curso incentivou a realização do mesmo com professores do Ensino Fundamental também. Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

17 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ
Referências BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. OLIVEIRA, Cristiane Madanêlo de. A importância do maravilhoso na literatura infantil [online] Disponível na internet via WWW URL: Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. A Literatura Infantil [online] Disponível na internet via WWW URL: Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. Estudo das diversas modalidades de textos infantis [online] Disponível na internet via WWW URL: Capturado em 31/3/2008 _____________________________________. Livros e Infância [online] Disponível na internet via WWW URL: Capturado em 31/3/2008 Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro

18 Eliane de Medeiros Ramalho Júnia Ramalho Teixeira
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico Obrigada! Angélica Gago da Costa Eliane de Medeiros Ramalho Júnia Ramalho Teixeira Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro


Carregar ppt "A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google