A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL II Demonstrações Contábeis em Outras Moedas

2 Moeda estrangeira é uma moeda diferente da moeda funcional de uma entidade. Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera. Taxa de câmbio a vista é a taxa normalmente utilizada para liquidação das operações de câmbio; no Brasil, a taxa oficial é divulgada pelo Banco Central do Brasil.

3 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Taxa de câmbio é o custo de uma moeda em relação a outra, é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo). Taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

4 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Objetivo 1. O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Conversão das Demonstrações Contábeis é definir procedimentos visando à conversão de demonstrações elaboradas numa determinada moeda para outra moeda. A ênfase principal está na conversão de moedas estrangeiras para o real brasileiro, mas também se aplica para o inverso ou para a conversão de uma moeda para outra sendo ambas estrangeiras.

5 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Investimento no exterior: Essas conversões são normalmente necessárias para que a investidora historie, via equivalência patrimonial, seu investimento e os resultados dele derivados em investidora no exterior, bem como para que possa proceder à consolidação, plena ou proporcional, das declarações de controlada no exterior.

6 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Tendência mundial : Há situações, todavia, em que se faz necessária a conversão das declarações de uma empresa sem que haja quaisquer relações societárias entre ela e qualquer usuário no exterior.

7 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Importante: No caso de moeda funcional em economia hiperinflacionária é necessária a aplicação da correção monetária integral antes de qualquer conversão para outra moeda.

8 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Estabilidade da Moeda e da Informação Contábil

9 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Qual moeda utilizar? 1.Moeda do país da filial; 2.País de interesse da empresa; 3.Moeda forte interna; 4.Moeda forte governamental;

10 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Importante: A partir do momento em que existe uma moeda no país, todas as informações contábeis são mensuradas e efetivadas nessa moeda.

11 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Dólar de fim de mês, dólar médio do mês ou dólar diário. Qual é o certo?

12 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas As contas de ativo e passivo da sociedade investida serão convertidas pela taxa cambial da data do fim do período.

13 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas As contas de resultado poderão ser convertidas pela taxa cambial média do período, mas no caso de receitas ou despesas não homogeneamente distribuídas ou no de câmbio com oscilações significativas terá que a conversão ser com base na data da competência de tais receitas e despesas.

14 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas No caso de demonstrações em moeda funcional de país com economia hiperinflacionária, primeiramente aplicam- se as técnicas da correção integral para depois se efetuar a conversão. Esta será feita com a aplicação da taxa de encerramento do período a todos os componentes do balanço e do resultado.

15 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Importante: Nunca os valores serão exatos. Sempre serão aproximados. As diferenças constatadas serão consideradas perdas e ganhos na conversão. Tais variações cambiais decorrem também dos registros efetuados diretamente no patrimônio líquido.

16 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Metodologias Básicas  Método direto/histórico Conversão dos valores da moeda correte do país, pela taxa do dólar do dia de cada lançamento contábil (ou a taxa média do mês).

17

18 Método direto/histórico

19

20 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Metodologias Básicas  Método indireto. Primeiramente faz-se a correção monetária do balanço, ou correção integral, com índices de inflação interna, para depois dolarizar o balanço utilizando a taxa de dólar do fim do período.

21

22 Demonstrações Contábeis em Outras Moedas Importante: Em linhas gerais sugerimos a adoção do método indireto. Pois, utiliza os indicadores de inflação proporcionando melhor aceitação do balanço.

23

24


Carregar ppt "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE GERENCIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google