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Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.

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1 Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres Maria Cavalcanti Prefeitura Municipal de São Paulo Área de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

2 Mapa de vulnerabilidade Pontos de Uso de Substâncias Psicoativas no Município de SP

3 técnico/orçamentária
Estratégias na Gestão Prioridade da agenda do Prefeito Intersetorialidade das áreas da saúde, assistencial social, segurança e trabalho Decisão política Definição RH (equipe) para o acompanhamento Disponibilidade de recursos financeiros Aporte técnico/orçamentária Comitê Gestor do Programa Crack é Possível Vencer para o fortalecimento da gestão integrada Gestão do processo (governança)

4 Estratégias na Gestão O governo do município de São Paulo em consonância com a Política Ministerial do Programa: “Crack: é possível vencer”, construiu o seu plano de ação a partir de três eixos: Prevenção, Cuidado e Autoridade; Criação do GEM - Portaria PREF nº 332/2013 de 01/11/2013, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, com a participação das demais Secretarias Municipais no mesmo grau de responsabilidade e participação; Definição de área física para acolhimento inicial do Programa De Braços Abertos- região da Luz

5 Estratégias na Gestão Construção da rede de serviços para atendimento aos usuários; sob a ótica da REDUÇÃO DE DANOS, pela oferta de moradia e emprego; Implantação da política de Consultório na Rua – Equipes itinerantes para Atenção Integral à Saúde da população em Situação de Rua ; Fortalecimento das ações das equipes dos Redutores de Danos Ampliação de CAPS 24 horas; Leitos hospitalares para atendimento emergencial de desintoxicação;

6 Área central de São Paulo
Contexto Área central de São Paulo Perfil de usuários com vulnerabilidades sociais, econômicas e individuais Paradigma da “coerção” Programa Crack é Possível Vencer do Governo Federal e Resultados da Pesquisa sobre o uso de Crack no território nacional SENAD/FIOCRUZ RESPOSTA Construir uma intervenção baseada na participação local e na organização em redes de cuidado para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde.

7 Beneficiário: 500 usuários
Estratégias na Gestão Beneficiário: 500 usuários Turno de trabalho (manhã), assinatura do ponto diário e reunião no final do turno; Recebimento do pagamento toda sexta-feira Alimentação e Moradia (Hotéis); Uniforme para os usuários; Para cada 20 usuários – 03 profissionais (saúde, assistência social e trabalho) acompanham o projeto terapêutico singular

8 Processo de gestão Identificação dos usuários ;
Construção da proposta em conjunto com os usuários, equipe da prefeitura; Negociação com os usuários e familiares; Integração das área de saúde, assistência social, trabalho e segurança pública.

9 de Cidadania dos usuários
Contrato Social Reconhecimento de Cidadania dos usuários “Baixa Exigência” e alta disposição da equipe para estabelecer uma relação contratual Vínculos

10 Contrato Social Desafios Avanços
Construção da autonomia e protagonismo do usuário; Manter a integração da proposta intersetorial no território na perspectiva de garantia de direitos de cidadania/redução de danos/baixa exigência . Compartilhamento de informações entre as áreas da Prefeitura sobre as necessidades dos usuários; Consolidação do modelo de intervenção de “baixa exigência” ; Estimativa da redução do uso de drogas pelos usuários do “De Braços Abertos” .

11 Resultados 18 meses de implantação;
Respeito à imagem do usuário de drogas; Redução do padrão de uso das substancias de na transmissão de doenças; Redução nas taxas de crimes violentos no território; Implantação do Espaço Helvetia; Adesão dos usuários/beneficiários nas ações de acompanhamento pelas Equipes de Consultório na Rua; Educação permanente para as equipes envolvidas no Programa;

12 Relatório de Monitoramento do Programa de Braços Abertos
Resultados Relatório de Monitoramento do Programa de Braços Abertos Tabela 1. Numero de Pessoas cadastradas no Programa De Braços Abertos, fevereiro de 2015.

13 Resultados Relatório de Monitoramento do Programa de Braços Abertos Tabela 2. Numero e Proporção de Pessoas cadastradas no Programa De Braços Abertos, fevereiro de Sexo Numero de pessoas cadastradas N.A % Feminino 164 38,31 Masculino 264 61,69 Total 428 100 Fonte: SISA- Braços Abertos, fev 2015 Elaboração: CGPI/COPS

14 Resultados Relatório de Monitoramento do Programa de Braços Abertos
Tabela 3. Numero de Pessoas Cadastradas no Programa De Braços Abertos, por Unidade de Acolhimento, fevereiro de Unidade de Acolhimento Numero de pessoas cadastradas Hotel Alaide 34 Hotel Averio 56 Hotel Kelly 63 Hotel Lucas 41 Hotel Seoul ( Manoel) 79 Hotel Zezinho 40 Pensão Azul 115 Total 428 Fonte: SISA- Braços Abertos, fev 2015 Elaboração: CGPI/COPS

15 PROGRAMA “ DE BRAÇOS ABERTOS”
Fortalecimento da rede social visando a inserção dessa ppulação nas políticas públicas. Fortalecimento da rede social visando a inserção dessa população nas políticas públicas. PROGRAMA “ DE BRAÇOS ABERTOS”


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