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PublicouMaria Camacho Alterado mais de 10 anos atrás
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Artigo: Markov chain models of a telephone call center with call blending
Autores: Alexandre Deslauriersa, Pierre L’Ecuyera, Juta Pichitlamkenb, Armann Ingolfssonc, Athanassios N. Avramidisa.
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Resumo Call Center da Bell Canadá
Sistema com 2 tipos de tráfego e dois tipos de atendentes. Tráfego: Chamadas inbound (recebidas) Chamadas outbound (efetuadas) Atendentes: Agentes inbound-only Agentes blend (mistos) 5 Modelos CTMC
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Cadeias de Markov Descreve o funcionamento de um sistema utilizando um conjunto de estados e transições entre esses estados. As transições são modeladas de acordo com um processo estocástico de tempo contínuo definidos por distribuições exponenciais.
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A transição entre os estados do modelo depende exclusivamente do estado atual do modelo sem importar quais foram os estados prévios ou serão os estados futuros do modelo. A taxa ou probabilidade de transição de estados do modelo obedece a uma lei exponencial.
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Um modelo de Cadeia de Markov é representado matematicamente por uma matriz de transição de estados. A probabilidade em cada estado de regime estacionário (solução do modelo) é a solução do sistema de equação linear Q = matriz de transição dos estados (gerador infinitesimal) = vetor de probabilidade, a soma dos elementos do vetor de probabilidade é igual a 1.
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Em Q cada elemento não diagonal da linha i e coluna j da matriz representam a taxa de transição do estado i para o estado j do modelo.
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