A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURA 26.1Órgãos gastrointestinais e suas funções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURA 26.1Órgãos gastrointestinais e suas funções."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURA 26.1Órgãos gastrointestinais e suas funções.

2 FIGURA 26. 2Secreção exócrina de enzimas digestivas
FIGURA 26.2Secreção exócrina de enzimas digestivas. Redesenhado com permissão de Jamieson, J. D. Membrane and secretion. Em: G. Weissmann e R. Claiborne (Eds.), Cell Membranes: Biochemistry, Cell Biology and Pathology. New York HP Publishing Co., 1975, Figura de B. Tagawa. FIGURA 26.3Modelo do NH2-terminal do pepsinogênio de porco a ser removido na fenda central e resíduos de ácido aspártico no sítio ativo (pretos).Modelo 3PSG do Protein Data Bank e ilustrado com Protein Explorer.

3 FIGURA 26. 4Regulação celular da secreção exócrina do pâncreas
FIGURA 26.4Regulação celular da secreção exócrina do pâncreas. Abreviações: PI-4,5P2, fosfatidilinositol-4,5-bisfosfato; DG, diacilglicerol; IP3, inositol-1,4,5-trisfosfato; PLC, fosfolipase C.Adaptado de Gardner, J. D. Annu. Rev. Physiol. 41:63, Direitos autorais © 1979 da Annual Reviews, Inc. FIGURA 26.9Vias de transporte através de epitélios.

4 FIGURA 26.10Concentrações de Na+ e potenciais elétricos em enterócitos.

5 FIGURA 26.11Modelo de absorção eletrogênica de NaCl no intestino grosso inferior. Absorção de Na+ acontece via canal de sódio do epitélio luminal (ENaC) e ATPase trocadora de Na+/K+ contraluminal. A natureza dos canais de Cl- não é conhecida.

6 FIGURA 26.13Modelo de absorção de NaCl eletricamente neutra no intestino delgado. Absorção de Na+ ocorre via trocador 3 de sódio/próton (NHE3) e ATPase trocadora de Na+/K+. Absorção de Cl- ocorre via proteína “down-regulated em adenoma” (DRA). A natureza do canal de Cl- contraluminal é desconhecida. FIGURA 26.14Composição iônica das secreções do trato gastrointestinal. O soro foi incluído para comparação. Note a alta concentração de H+ no suco gástrico (pH = 1) e a alta concentração de HCO3- no suco pancreático. P, fosfato orgânico e inorgânico; SO4, sulfato orgânico e inorgânico; Ca, cálcio; Mg, magnésio; Bile a., ácidos biliares.Adaptado de Biological Handbooks, Blood and Other Body Fluids, Federation of American Societies for Experimental Biology, Washington, DC, 1961.

7 FIGURA 26. 15Modelo para secreção epitelial de NaCl
FIGURA 26.15Modelo para secreção epitelial de NaCl. Cl- é concentrado no citosol via co-transportador de sódio-potássio-dois-cloretos (NKCCl) e liberado no lúmen via proteína reguladora transmembrânica da fibrose cística (CFTR). FIGURA 26.17Modelo de secreção de NaHCO3 por células do ducto pancreático. O efluxo de Cl- luminal e o fluxo de Na+ são semelhantes aos da secreção de NaCl (Figura 26.15). Note que existem três mecanismos diferentes para influxo de bicarbonato na célula (ou sua secreção de prótons equivalente) na membrana contraluminal: (1) troca de Na+/H+, (2) H+-ATPase, e (3) co-transporte de Na+-2HCO3-.

8 FIGURA 26. 18Modelo da absorção epitelial de glicose
FIGURA 26.18Modelo da absorção epitelial de glicose. Note o papel indireto da ATPase trocadora de Na+/K+. FIGURA 26.21Modelo da secreção de ácido clorídrico.

9 FIGURA 26.22Digestão e absorção de proteínas.

10 FIGURA 26. 23Secreção e ativação de enzimas pancreáticas
FIGURA 26.23Secreção e ativação de enzimas pancreáticas. Abreviação: CCK, colecistocinina.Reproduzido com permissão de Freeman, H. J. e Kim, Y. S. Annu. Rev. Med. 29:102, Direitos autorais (1978) Annual Reviews. FIGURA 26.24Modelo para transportador heteromérico de aminoácido. A subunidade pesada com um domínio transmembrânico (cinza) é ligada por uma ponte dissulfeto (cinza) a uma subunidade leve com 12 domínios transmembrânicos (cinza-claro).Redesenhado de Chillaron, J., Roca, R., Valencia, A., Zorzano, A. e Palacin, M. Heteromeric amino acid transporters: Biochemistry, genetics, and physiology. Am. J. Physiol. Renal Physiol. 281: F995, 2001.

11 FIGURA 26.25Digestão e absorção de carboidratos.

12 FIGURA 26.26Digestão da amilopectina por -amilase salivar e pancreática.
FIGURA 26.27Digestão e absorção de lipídeos.

13 FIGURA 26.28Mudanças de estado físico durante digestão de triacilgliceróis. Abreviações: TG, triacilglicerol; DG, diacilglicerol; MG, monoacilglicerol; FA, ácido graxo. FIGURA 26.33Representação esquemática de uma micela de colato de Na+.Redesenhado e adaptado de Small, D. M. Biochim. Biophys. Acta. 176:178, 1969.

14 FIGURA 26.34Estrutura proposta de micelas mistas de ácido biliar-fosfatidil colina. (a) Visão externa e (b) interna de uma estrutura em equilíbrio de micela mista de situações moleculares dinâmicas. (c) Diagrama de um corte transversal. (d) Diagrama de uma micela em forma de bastão. Note que as moléculas de fosfatidilcolina ficam dispostas radialmente com peças de ácidos biliares no meio e dominando o topo e o fundo (modelo de concha radial). Cinza-claro representa grupos de cabeça de fosfolipídeos; cinza-escuro representa caudas de fosfolipídeos; preto representa grupos hidroxila de ácidos biliares; cinza-clarinho representa grupos iônicos de ácidos biliares; cinza-médio representa porções hidrofóbicas dos ácidos biliares; cinza bem claro representa colesterol.Partes (a) e (b) reproduzidas com permissão e partes (c) e (d) redesenhadas com permissão de Marrink, S. J. e Mark, A. E. Biochemistry 41:5375, Direitos autorais (2002) American Chemical Society.

15 FIGURA 25.19Indução de invasão e crescimento de células endoteliais de vasos sangüíneos pela célula tumoral na angiogênese. Células tumorais secretam fatores de crescimento da célula tumoral e fatores quimitácticos VEGF e/ou FGF, que promovem proliferação de células endoteliais e migração em direção ao tumor e formação de vasos sangüíneos. Em sua migração através da matriz extracelular em direção ao tumor, as células endoteliais usam um mecanismo semelhante ao da célula tumoral na metástase. Células endoteliais aumentam sua secreção de uPA e pró-colagenases e diminuem sua secreção de inibidores de proteases PAI e TIMP.

16 FIGURA 26. 35Circulação êntero-hepática dos ácidos biliares
FIGURA 26.35Circulação êntero-hepática dos ácidos biliares.Redesenhado de Clark, M. L. e Harries, J. T. Em: I. McColl e G. E. Sladen (Eds.), Intestinal Absorption in Man. New York: Academic Press, 1975, p. 195

17 FIGURA 26.36Mecanismos moleculares do transporte de taurocolato (TC) durante a circulação êntero-hepática.


Carregar ppt "FIGURA 26.1Órgãos gastrointestinais e suas funções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google