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1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,

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1 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena, com o apoio do CNPq, vem desenvolvendo o Projeto “A Prática pedagógica de professoras alfabetizadoras: um estudo no Portal da Amazônia – PRÁXIS-ALFA”, que abrange as professoras do Ciclo Básico de Aprendizagem que cursaram o PROFA no município de Vilhena-RO. A partir dele, desenvolvemos este sub-projeto que analisou o impacto do PROFA na prática pedagógica de seis professoras alfabetizadoras das escolas estaduais RA, CM e MMO. 2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Pesquisa de abordagem qualitativa; Fonte dos dados: observação e pesquisa documental; Sujeitos: 06 professoras alfabetizadoras que cursaram o PROFA; Organização e análise dos dados: organizados em temáticas a partir das orientações de Bardin, propostas na obra Análise de conteúdo (1995), e analisadas à luz dos referenciais teórico-metodológicos do PROFA. 3. OBJETIVOS O objetivo geral foi analisar o impacto do PROFA no desenvolvimento do trabalho pedagógico das professoras alfabetizadoras que atuavam nas classes do Ciclo Básico de Aprendizagem (CBA), das escolas Estaduais RA, CM e MMO, da rede estadual de Vilhena-RO, descrevendo, com base no trabalho pedagógico, os saberes mobilizados pelas professoras alfabetizadoras em situações do cotidiano da sala de aula. 4. RESULTADOS 4.1 Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) Objetivo: “Desenvolver as competências profissionais de todo professor que ensina a ler e escrever.”(BRASIL, 2001, p. 5); Concepção teórica do programa: Psicogênese da Língua Escrita; Carga horária - 180h distribuídas em três módulos; Vilhena: 2001-2005 – professores de 1ª a 4ª série. 4.2 Registro da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras: observações realizadas em sala de aula Título do Trabalho de Conclusão de Curso a) Atividades desenvolvidas durante a semana Atividades de leitura (P1- 13; P2 – 04; P3 - 08; P4 - 31; P5 - 05; P6 - 10) Atividades de escrita (P1- 01; P2 – 04; P3 - 03; P4 - 09; P5 - 14; P6 - 11) Atividade de cópia (P1- 01; P2 – 02; P3 - 04; P4 - 05; P5 - 17; P6 - 03) Linguagem oral (P1- 01; P2 – 05; P3 - 01; P4 - 03; P5 - 02; P6 - 02) b) Planejamento e avaliação Diagnóstico de escrita Rotina semanal Intervenção pedagógica Atividades desafiadoras Caderno de registro c) Material didático Livros, atividades mimeografadas, cartilha, caderno, textos... 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A metodologia proposta pelo PROFA e a prática pedagógica das professoras Inserir todos os dados das considerações REFERÊNCIAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa-Portugal: Edições 70, 1995. BETTELHEIM, Bruno; ZELAN, Karen. Psicanálise da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 234p. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Módulo I. Brasília MEC/SEF, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Módulo II. Brasília MEC/SEF, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Guia do formador. Módulo I. Brasília MEC/SEF, 2001. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. FERREIRO, Emilia ; TEBEROSKY, Ana.Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GATTI, Bernadete Angelina.Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. LÜDK, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. Afonso de. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: ______. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. PACÍFICO, Juracy Machado. A queixa docente. 128f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2005. SMITH, Frank. Leitura significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. TEBEROSKY, Ana; TOLCHISKY, Liliana (org). Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006 ZIBETTI, Marli L. T. Os saberes na prática de uma alfabetizadora: um estudo etnográfico. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2005. Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista Realização: Apoio:


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