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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM-BA: RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO ESCOLAR Mestrando: Miguel Rodrigues de Almeida Orientadora: Profa. Lana Fonseca

2 1. JUSTIFICATIVA A inclusão social e a Educação de Jovens e Adultos - EJA; Modalidade educacional direcionada para atender aos excluídos (camadas populares); A evasão escolar: forma dupla de exclusão (excluídos pela sociedade e pela escola, parte integrante da própria sociedade); Modalidade oficial de ensino (todas as faixas etárias que ultrapassaram a idade regular de escolarização).

3 2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA
As políticas públicas acerca da EJA; A condição de excluídos da Escola; A condição de não-crianças; Valorização dos aspectos sócio-culturais dos excluídos; Elevado índice de evasão escolar na rede municipal de Senhor do Bonfim/BA; A prática docente e sua formação na EJA.

4 3. QUESTÃO DE ESTUDO Como se caracteriza a prática do professor que atua com jovens e adultos nas escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA, na sua relação com o fenômeno da evasão escolar?

5 4. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL
Pesquisar o significado que vem assumindo a prática docente dirigida aos jovens e adultos, correlacionando-a com o fenômeno da evasão escolar.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a concepção e percepção dos professores em relação ao ensino e aprendizagem na EJA; Analisar o perfil dos docentes e de sua prática pedagógica dirigida aos jovens e adultos; Identificar as causas da evasão escolar no contexto mencionado; Sinalizar alternativas no sentido de promover estratégias e ações direcionadas a minimizar o elevado índice de evasão por parte da Secretaria de Educação Municipal.

7 5. METODOLOGIA Pesquisa etnográfica: (específica das ciências sociais)
Estudo de campo, convivência com os atores que fazem parte do objeto de estudo. Análise Qualitativa: Observação participada; Entrevistas; Questionários estruturado e semi-estruturado; Análise de documentos.

8 6. REFERENCIAL TEÓRICO Como fundamentação teórica para realização deste estudo de pesquisa serão analisadas as proposições e idéias de pensadores, pesquisadores e teóricos que têm contribuído de forma significativa na área deste objeto de estudo.

9 7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
PERÍODOS 2006.1 2006.2 2007.1 2007.2 1. Análise e ajustes do pré-projeto de pesquisa com orientador(a); estudo e elaboração de trabalhos correlacionados com a área pedagógica (revisão e atualização do saber pedagógico). X 2. Apresentação e defesa do projeto de pesquisa; estágios em instituição de ensino e empresa (elaboração e apresentação de relatórios de estágios). 3. Estudo de referenciais teóricos correlacionados ao objeto de pesquisa (suporte para o desenvolvimento e embasamento para dissertação).

10 7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (Continuação...)
PERÍODOS 2006.1 2006.2 2007.1 2007.2 4. Estudo de campo: observação participada, entrevistas, aplicações de questionários, coleta, análise de dados e documentos. X 5. Correlação de dados coletados com referenciais teóricos (início e desenvolvimento da dissertação). 6. Conclusão da dissertação e análise do orientador(a). 7. Editoração da dissertação e encaminhamento para o PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. 8. Defesa de dissertação.

11 8. PLANILHA ORÇAMENTÁRIA
DISCRIMINAÇÃO CUSTO (R$) 1. Material bibliográfico. 800,00 2. Serviços de Internet. 990,00 3. Passagens áreas e terrestres. 4.200,00 4. Hospedagem e Alimentação. 1.200,00 5. Serviços diversos: impressão, encadernação, revelação fotográfica, postagens e outros. 400,00 TOTAL 7.590,00

12 9. BIBLIOGRAFIA ALARCÃO, Isabel (Org) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996. ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas:Papirus, 1995. BONRTI, Lindomar Wessler (Coord.) Educação exclusão e cidadania. Ijui, RS: UNIJUI, 2000. _______________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, Brasília 1995. DEMO, Pedro. Charme da Exclusão Social. Campinas. São Paulo: autores associados, 1998. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro:Paz e terra, 1981.


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