A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL
CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS

2 Roberto Martins da Silveira 1 Angélica C. D. Miranda 1
Israel Honorino Nunes 1 Lourdes de Costa Remor 1 Roberto Martins da Silveira 1 Angélica C. D. Miranda 1 Neri dos Santos 2 Andréa Steil 2 1 Doutorandos no Programa de Pós-graduação - EGC/UFSC 2 Professores no Programa de Pós-Graduação - EGC/UFSC

3 Conceitos de universidade corporativa e aprendizagem organizacional.
FOCO DO ARTIGO Conceitos de universidade corporativa e aprendizagem organizacional. A relevância da aprendizagem organizacional no processo de mudança das organizações. As empresas começam a perceber que o conhecimento é o grande diferencial competitivo, a educação passa a te um papel de destaque nas empresas.

4 FOCO DO ARTIGO A importância nas universidades corporativas como estratégia de negócio. A relação existente entre aprendizagem organizacional e universidade corporativa e a interferência que a universidade corporativa exerce nos tipos de aprendizagem.

5 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Argyris e Schön (1978), é o processo de detecção e correção de erros. Fiol e Lyles (1985) processo de melhorar as ações por meio do aumento do conhecimento e da compreensão.

6 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Swieringa e Wierdsma (1992), significa a mudança do comportamento organizacional. Dibella et al. (1996), é a capacidade (ou processo) de uma organização que mantém ou aumenta o desempenho baseado na experiência.

7 Tipo I – Laço Simples (Single Loop Learning).
Tipos de aprendizagem Argyris e Schön (1978): Tipo I – Laço Simples (Single Loop Learning). Tipo II – Laço Duplo (Double Loop Learning). Tipo III - Deutero (Deutero Learning).

8 Origem nos Estados Unidos.
HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA Origem nos Estados Unidos. General Motors Institute em 1919. Investimentos maciços decorrentes da insatisfação com o conhecimento e as habilidades dos graduados do sistema público.

9 HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Nas décadas de 50 a 70, nos Estados Unidos, as empresa formaram grupos para melhorar as competências profissionais de seus trabalhadores.

10 UNIVERSIDADE NO AMBIENTE CORPORATIVO

11 A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E UNIVERSIDADE CORPORATIVA

12 CONSIDERAÇÕES FINAIS As Universidades Corporativas, como uma unidade de negócio com o objetivo de estabelecer um processo em que funcionários de todos os níveis estejam envolvidos em um aprendizado contínuo e permanente para melhorar seu desempenho no trabalho.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS A Universidade Corporativa interfere nos tipos de aprendizagem, à medida que utiliza as teorias, sistematiza e organiza a aprendizagem organizacional, utilizando como uma estratégia voltada para resultados alinhados ao negócio das empresas.

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALPERSTEDT, C Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea (RAC). V. 5, n. 3, set/dez./. ARGYRIS, C., & SCHON, D Organizacional learning: A theory of action research. Reading, MA: Addison-Wesley. ARGYRIS, C Increasing Leadership Effectiveness. New York, Wiley. DI BELLA, A.J., NEVIS, E.C., GOULD, J.M Understanding Organizational Learning Capability. Journal of Management Studies, Lancaster, v.33, p

15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EBOLI, Marisa Coletânea universidades corporativas – educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores Ltda. ALPERSTEDT, C Universidades corporativas: discussão e proposta de uma definição. Revista de Administração Contemporânea (RAC). V. 5, n. 3, set/dez./. ARGYRIS, C., & SCHON, D Organizacional learning: A theory of action research. Reading, MA: Addison-Wesley. ARGYRIS, C Increasing Leadership Effectiveness. New York, Wiley. DI BELLA, A.J., NEVIS, E.C., GOULD, J.M Understanding Organizational Learning Capability. Journal of Management Studies, Lancaster, v.33, p

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EBOLI, Marisa Coletânea universidades corporativas – educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores Ltda. EBOLI, Marisa et al O Desenvolvimento das pessoas e a educação corporativa. As pessoas na organização. São Paulo, Ed. Gente. EBOLI, Marisa Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. São Paulo, Ed. Gente. EBOLI, Marisa Universidades corporativa: educação para as empresas do século XXI. São Paulo. Schmukler.

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FIALHO, Francisco. A. P.; MACEDO, Marcelo; SANTOS, Néri; MITIDIERI, Tibério C. Gestão do conhecimento e aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis, Visual Books. FIOL, C. M.; Lyles, M. A Organizacional learning. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803 – 813. JUNQUEIRA, Luiz Augusto C.; VIANNA, Marco A.F Capital intelectual, gestão do conhecimento e universidade corporativa. Disponível em: < Acesso em: 13 out

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KIM, D. H. O O elo entre a aprendizagem individual e a aprendizagem organizacional. In: KLEIN, D. A. A gestão estratégica do capital intelectual: recursos para a economia baseada em conhecimento. Rio de Janeiro, Qualitymark. LÓPEZ, S. P.; PEÓN, J. M. M.; ORDÁS, C. J. V Organizational learning as a determining factor in business performance. The Learning Organization; v. 12, n. 3. Portal Capes. MEISTER, J. C Educação corporativa. São Paulo: Makron Books. OLIVEIRA, F. Bayma de. Educação Corporativa - desenvolvendo e gerenciando competências São Paulo, Pearson Prentice Hall, editora FGV. 271 p.

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ORTIZ LAVERDE, Adriana Maria et al Knowledge processes: an overview of the principal models. In: European Knowledge Management Summer School, 3rd., 7-12 Sept., San Sebastian, Spain. PIRES, Luciene Lima de Assis Universidades Corporativas : uma nova concepção para o ensino superior. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia, v. 3, n. 5. PORTER, M. E Competição = on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro, Campus. SCHON, Donald A Beyond the stable state. New York, Basic Books. SENGE, P. A Quinta Disciplina. São Paulo, Best Seller.

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEIXEIRA, Andrea Universidades corporativas x educação corporativa: o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Rio de Janeiro, Qualitymark. THOMPSON, G Unfulfilled prophecy: The evolution of corporate collegs. The jounal of higher education, Columbus, v. 71, n.3, p Ed. 3. TOBIN, D. R The knowledge-enabled organization: moving from “training” to “learning” to meet business goals. New York, Amacom.

21 FIM


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CORPORATIVA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL CORPORATIVE UNIVERSITY AND LEARNING ORGANIZACIONAL: A CONCEPTUAL ANALYSIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google