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Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -

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Apresentação em tema: "Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília -"— Transcrição da apresentação:

1 Governo eletrônico: definições, características, potenciais benefícios, desafios e tipos de avaliação Cláudia Augusto Dias Universidade de Brasília - UnB Tribunal de Contas da União - TCU Agosto 2005

2 Sumário Definições Características Potenciais benefícios
Setores envolvidos Estágios Desafios Tipos de avaliação Modelo de avaliação de e-gov

3 Definições de e-gov “a transformação das relações internas e externas do setor público por meio de operações possibilitadas pela Internet e pela tecnologia de informação e comunicação para otimizar a prestação de serviços governamentais, a participação dos cidadãos e os processos governamentais internos.” Gartner Group, 2002.

4 Características Canais eletrônicos de comunicação Foco no cliente
Processamento em tempo real Ambiente sem papel Processos automáticos Integração linha de frente - retaguarda Dependência da tecnologia da informação

5 Potenciais benefícios
Melhores serviços Governo mais eficiente Novas relações entre o governo e a sociedade Outros benefícios para a sociedade Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços

6 Setores envolvidos Relação do Governo com os cidadãos/clientes (G2C)
Relação do Governo com outros agentes governamentais (G2G) Relação do Governo com as empresas (G2B) G2C G2B G2G

7 Estágios Apresentação de informações Busca de informações
Interatividade limitada Transação eletrônica Integração e-gov Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica

8 Desafios Proteção à privacidade e segurança de informações
Conquista da confiança da população Ampliação do acesso da população à informática Compreensão da questão da acessibilidade na Web Gestão dos recursos financeiros para sua implementação Adaptação da legislação Adaptação dos serviços públicos

9 Tipos de avaliação Classificação em estágios evolutivos Benchmarking
Comparação da realidade alcançada com seus objetivos estratégicos Prestação de contas ao governo central Avaliação de programas de governo Avaliação de aplicações específicas satisfação de clientes e uso produtividade, custos e retorno do investimento

10 E-GOV G2C G2B G2G Avaliação de aplicações específicas Avaliação
Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Integração e-gov Transação eletrônica Novas relações entre governo e sociedade Governo mais eficiente Melhores serviços Canais eletrônicos de comunicação Foco no cliente Processamento em tempo real Ambiente sem papel Processos automáticos Integração linha de frente-retaguarda Dependência da tecnologia Avaliação de aplicações específicas Avaliação Avaliação de programas Objetivos estratégicos Benchmarking Classificação em estágios Pesquisas de satisfação Medidas de uso Medidas de produtividade Medidas de retorno do investimento Prestação de contas Medidas de redução de custos

11 Conclusão A partir do modelo de avaliação de e-gov proposto neste artigo é possível ter uma visão didática, ao mesmo tempo geral e sintética, das características e potenciais benefícios do governo eletrônico, assim como dos setores envolvidos nas interações de e-gov, estágios evolutivos e tipos de avaliação.

12 Contato s


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