Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuana Magalhaes Alterado mais de 10 anos atrás
1
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
Reinaldo Gonçalves Professor titular – Economia Internacional UFRJ
2
Sumário Curso: Foco Protocolo didático “Regras do jogo”
Concepção pedagógica Escolhas e caminhos Livro-texto Material didático Síntese
3
1. Curso: Foco Comércio internacional: teoria e situação atual
Política comercial e negociações internacionais Comércio internacional e desenvolvimento Internacionalização da produção e empresas transnacionais
4
2. Protocolo didático Resenha: principais questões Teoria básica
Conceitos Teoremas e hipóteses básicas Aparelhos analíticos Demonstrações Evidência empírica
5
Cont. Implicações de política econômica Perspectiva histórica
Institucionalidade Economia Política Caso brasileiro
6
3. “Regras do jogo” Duas provas Prova final (< 6,0) Cada prova
4 questões Escolher 2 questões
7
“Regras do jogo”, cont. Notas têm, geralmente, distribuição normal
55-15% de notas máximas 10% notas inferiores a 5 Datas de provas escolhidas pelos alunos Duração das provas: 60 minutos
8
Segunda chamada Recomenda-se, fortemente, evitar
Seguir procedimentos burocráticos 2 questões, escolher 2 Sem ajuste de notas
9
4. Concepção pedagógica Correntes de pensamento Função: didática
10
Ciência não é Religião Ideologia Partido político Time de futebol
Escola de samba
11
Diretriz “Sem ser obrigado a partilhar sob juramento as palavras de nenhum mestre, eixo-me levar de bom grado aonde me arrasta a tempestade.” Horácio, Epístolas
12
Resultado: Ciência com funções
Caixa de ferramentas Objeto Instrumentos Métodos Clareza Adestramento
13
Portanto, ao entrar em sala de aula
Abandonem as virtudes teologais Fé Dogmas e doutrinas, culto, crença Esperança Expectativa otimista, confiança/desejo Caridade Complacência, compaixão, benevolência
14
Virtudes cardinais: Aperfeiçoem
Prudência Previdência Força Justiça Temperança
15
Princípio básico “nas salas de aula da universidade nenhuma virtude é válida a não ser a simples integridade intelectual”. Max Weber, A Ciência como vocação, 1922, p. 183.
16
Recomenda-se, fortemente:
Foco Disciplina Método Clareza Trabalho
17
Não se esqueçam também Professor só tem obrigações
Alunos só têm direitos Objetivo do curso: não é o ensino E sim a aprendizado Aluno com dúvida: problema do professor
18
5. Escolhas e caminhos Faça suas escolhas, faça seu caminho
“linha de menor resistência”: aulas Aulas + lâminas Aulas + lâminas + livro-texto Aulas + lâminas + livro-texto + material de apoio (leitura complementar)
19
Lembrem-se... Curva de indiferença do professor
Fundamental: curso com padrão internacional
20
6. Livro-texto Recomenda-se adquirir um livro-texto
Há, pelo menos, 4 bons livros no mercado
21
Economia Internacional. Teoria e Experiência Brasileira
Exemplo R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência Brasileira Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2004, cap. 7.
22
(atualizado com frequência)
7. Material didático Disponível: Clicar docentes Clicar Reinaldo Gonçalves (atualizado com frequência)
23
No mais... Tolerância negativa para práticas oportunistas Cordialidade
Profissionalismo
24
8. Síntese “a tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais” Max Weber, A Ciência como vocação, 1922, p. 173.
25
Contato
26
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.