A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS CRÍTICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS CRÍTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS CRÍTICOS
1 2 3 4

2 QUANDO DA ANÁLISE, A (GP)PREVE DUAS ETAPAS OPERACIONAIS DISTINTAS:
GESTÃO DE PROCESSOS (GP) QUANDO DA ANÁLISE, A (GP)PREVE DUAS ETAPAS OPERACIONAIS DISTINTAS: IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO e SELEÇÃO DOS PROCESSOS e GESTÃO e APERFEIÇOA-MENTO DOS PROCESSOS SELECIONADOS

3 PRIMEIRA ETAPA DA METODOLOGIA DA GESTÃO
1 SELEÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE REFERÊNCIA 2 SELEÇÃO DOS FATORES-CHAVE 3 SELEÇÃO DOS PROCESSOS RELACIONADOS AOS FATORES-CHAVE 4 SELEÇÃO DOS PROCESSOS PRIORITÁRIOS

4 1. SELEÇÃO DOS OBJETI-VOS ESTRATÉGICOS DE REFERÊNCIA
SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO ESTABELECIMENTO DOS RESULTADOS DESEJADOS, DERIVADOS DA MISSÃO DA EMPRESA, ESTRATÉGIA e do CENÁRIO DO MERCADO. Exemplos:ooooooooooooooo

5 AUMENTAR o..... market-share; retorno sobre o investi-mmento;
valor unitário das ações; receitas com exportações;

6 REDUZIR os..... MELHORAR a..... custos industriais;
custos com compras; MELHORAR a..... capacidade dos recursos h.humanos

7 Para garantir que os recursos estejam bem alocados, deve-se procurar o que é crítico para o negócio respondendo duas questões básicas que ajudarão na definição dos Objetivos Estratégicos de Referência:

8 O QUE É CRÍTICO PARA O MERCADO? QUAIS SÃO OS PROCESSOS CRÍTICOS?

9 Os critérios de seleção de projetos podem contemplar possíveis metas como:
Retorno Financeiro, Fatia de Mercado, Percepções Públicas etc

10 Nem sempre é possível conduzir simultaneamen-te vários projetos de melhoria para todos os Objetivos Estratégicos de Referência por questão de limitação de recursos.

11 Identificar os ganhos internos e externos,
Critérios de Seleção Identificar os ganhos internos e externos, Determinar se o escopo e a amplitude do projeto são gerenciáveis. Identificar lacunas de desempenho (gaps) Determinar a viabili- dade do projeto.

12 2. SELEÇÃO DOS FATORES-CHAVES
CORRESPONDEM AO CONJUN-TO DE CONDICIONANTES/ VARIÁVEIS CRÍTICAS DE SUCESSO NECESSÁRIAS E SUFICIENTES QUE PERMITEM A ORGANIZAÇÃO PERSEGUIR SEUS OBJETIVOS Exemplos:oooooooooooooooo

13 Satisfação dos clientes;
Qualidade/confiabilidade dos produtos; Inovação; Flexibilidade e agilidade; Custos de projeto e produção; Logística integrada.

14 3. SELEÇÃO DOS PROCES-SOS RELACIONADOS AOS FATORES-CHAVES
CORRESPONDEM AO RELACIONAMENTO DO CONJUNTO DE PROCESSOS COM OS FATORES-CHAVE NECESSÁRIOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO.

15 MATRIZ FC-P (fatores-chave X processo)
FCn Total P1 XXX XX 10 P2 12 P3 X 8 .... ... Pn 2 Legenda Correlação Forte XXX 6 Correlação Média XX 4 Correlação Fraca X 2

16 4. SELEÇÃO DOS PROCES-SOS PRIORITÁRIOS
PARA CADA UM DOS PROCESSOS DEVEM SER CONDUZIDAS AVALIAÇÕES DE DUAS NATUREZAS: . DE SEU IMPACTO SOBRE OS NEGÓCIOS (B) e . DA QUALIDADE DE SEU DESEMPENHO (Q).

17 COM BASE NESTAS AVA-LIAÇÕES, SÃO SELECIO-NADOS OS PROCESSOS PRIORITÁRIOS, OU SEJA, AQUELES QUE TÊM MAIOR IMPACTO (B) SOBRE O NEGÓCIO E PIOR DESEMPENHO (Q).

18 MATRIZ B X Q (Impacto s/ Negócio X Qualidade)
P2 urgência P6 P7 melhorar C P1 Pn B P9 adequar P10 A aprimorar P8 5 4 3 2 1 QUALIDADE (Q) Legenda IMPACTO X NEGÓCIO (B) IMPACTO (B) QUALIDADE (Q) 5 = FUNDAMENTAL 4 = ELEVADO = MÉDIO = INSIPIENTE = MODEST0 A = ÓTIMO B = BOM C = RAZOÁVEL D = SUFICIENTE I = INSUFICIENTE

19 SEGUNDA ETAPA DA METODOLOGIA DE GESTÃO
1 ATRIBUIÇÃO DA RESPONSABILI-DADE PELO PROCESSO 2 ENQUADRAMENTO DO PROCESSO 3 IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDA-DE DOS CLIENTES E DEFINIÇÃO DOS INDICADORES DESEMPENHO 4 REGISTRO DO FLUXO DO PROCESSO

20 1. ATRIBUIÇÃO DA RESPONSABILIDADE PELO PROCESSO
A DIREÇÃO DO PROCESSO PRIORITÁRIO E SUA MELHO-RIA É DE RESPONSABILIDADE DO COORDENADOR DO PROCESSO. DESEMPENHO DE TODO PROCESSO e a COORDE- NAÇÃO DAS FUNÇÕES É DE SUA RESPONSABILIDADE.

21 A LIDERANÇA E COORDENA-ÇÃO DESTE PROCESSO (MELHORIA) DEVE OCORRER ATRAVÉS DE:
Implantação e coordenação da Equipe GP de 2º nível; Definição, em conjunto com equipe, dos requisitos do processo e dos sistemas de controle

22 Seleção, em conjunto com a equipe, das oportunidades de melhoria;
Realização das modificações necessárias, verificação dos resultados e padronização dos novos métodos de operação.

23 2. ENQUADRAMENTO DO PROCESSO
TEM POR FINALIDADE: Identificar a missão do processo (razão da existência, amplitude, atividades de inicio e fim do processo); Identificar os macroindica-dores do desempenho do processo.

24 3. IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES e DEFINIÇÃO DOS INDICADORES
ESTA FASE VISA: Estabelecer as necessidades esperadas e valorizadas pelos clientes; Contratar com os clientes as necessidades prioritárias;

25 Definir os indicadores de desempenho correlacionados às necessidades dos clientes com a finalidade de medir o desempenho global do proces-so e avaliar as melhorias; Implantar as medições opor-tunas para dispor, regularmen-te, dos indicadores de desem-penho.

26 4. REGISTRO DO FLUXO DO PROCESSO
FASE ONDE OCORRE A CONS-TRUÇÃO DO FLUXOGRAMA DO PROCESSO, IDENTIFICANDO TODOS OS SUBPROCESSOS QUE SÃO EXECUTADOS, REGIS TRO DAS INTER-RELAÇÕES DOS SUBPROCESSOS e IDENTI FICAÇÃO DAS RELAÇÕES CLIENTE-FORNECEDOR.

27 MAPEAMENTO DOS PROCESSOS
1 ELABORAÇÃO DO FEPSC 2 ENTENDENDO O FLUXO DO PROCESSO 3 MELHORIA DE UM PROCESSO

28 MAPEAMENTO DOS PROCESSOS
ATIVIDADE QUE PERMITE QUE SEJAM CONHECIDAS COM DETALHES E PROFUNDIDADE TODAS AS OPERAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A FABRI-CAÇÃO DE UM PRODUTO E/OU EXECUÇÃO DE UM SERVIÇO. IMPORTANTE TAREFA DENTRO DA GESTÃO DE PROCESSOS

29 NO DESENVOLVIMENTO DO MAPEAMENTO É PRECISO:
Entender os conceitos de processo e sistema; Entender os elementos do FEPSC; Entender o que é valor para a empresa e o cliente; Visualizar os passos do processo e identicar melhoria de impacto.

30 (FEPSC é acrônimo de Forne-cedor, Entrada, Processo, Saída e Clientes)
1. ELABORAÇÃO DO FEPSC FASE DE UM MAPEAMENTO ONDE É FEITA A DEFINIÇÃO DAS FRONTEIRAS DO PROCESSO QUE SERÁ ESTUDADO; ONDE COMEÇAM E ONDE ACABAM AS ATIVIDADES. (FEPSC é acrônimo de Forne-cedor, Entrada, Processo, Saída e Clientes)

31 Representação do FEPSC
ENTRADA PROCESSO SAÍDA FORNECEDOR CLIENTES Representação do FEPSC


Carregar ppt "IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS CRÍTICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google