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Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ –

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Apresentação em tema: "Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ –"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ – marciamms@terra.com.br
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING Planejamento Estratégico Modelo Básico de análise SWOT Profa. Ms. MÁRCIA SEDEVITIZ –

2 Pensamentos “Um bom Planejamento Estratégico é o resultado de muita transpiração e algumas horas de inspiração” Portanto incluímos vários formulários para ajudá-lo a pensar no futuro.

3 ATIVIDADE Baseado no conteúdo já fornecido, tome por base a empresa que você trabalha e desenvolva a análise estratégica utilizando o modelo a seguir. Após análise, no ultimo slide relatar quais estratégias poderão ser desenvolvidas para vantagens frente à concorrência. Prazo:

4 Segmentos (oportunidade versus Ameaças)
 Quais segmentos de mercado deveremos participar de 2009 até 2011?  Liste as oportunidades que você identifica existirem nos próximos anos nesses segmentos  Liste as ameaças que você identifica existirem nos próximos anos nesses segmentos?

5 Depure mais suas análises
Para cada segmento listado, identifique quais são os pontos forte e os pontos fracos dos: Produtos Relacionamento com Clientes Concorrentes Profissionais Copie o próximo Slide quantas vezes forem necessárias para explicar todos os segmentos

6 Segmento:

7 Matriz SWOT Agora a montagem de uma matriz SWOT de cada segmento, ou seja, identificar nossas forças e fraquezas versus as ameaças e oportunidades Você já listou as ameaças e oportunidades, agora faça a seguinte pergunta: Para essa ameaça a EMPRESA está forte ou fraca? Conforme a sua resposta coloque a ameaça no quadro do próximo slide Faça a mesma analogia com as oportunidades Para essa oportunidade a empresa está forte ou fraca? Conforme a sua resposta coloque a oportunidade no quadro do próximo slide

8 Matriz SWOT (Mercado) Ameaça Oportunidade Fraquezas Forças Seu Mercado
Estabeleça aqui as estratégias que reforçam os pontos fracos necessários para evitar as ameaças Ameaça Oportunidade Fraquezas Forças Estabeleça aqui as estratégias que utilizam os pontos fortes para evitar as ameaças Estabeleça aqui as estratégias que utilizam os pontos fortes para aproveitar as oportunidades Estabeleça aqui as estratégias que reforçam os pontos fracos necessários para aproveitar as oportunidades Seu Mercado

9 Matriz SWOT (Mercado) Fraquezas Forças Ameaça SEGMENTO:______
Oportunidade

10 Matriz SWOT (Mercado) Fraquezas Forças Ameaça SEGMENTO:______
Oportunidade

11 Identificando Estratégias
Para cada uma das intersecções de cada gráfico, responda a pergunta: O que a EMPRESA necessita fazer para reforçar os pontos fracos que temos frente a alguma das ameaças? O que a EMPRESA necessita fazer para reforçar seus pontos fracos e se aproveitar das oportunidades? O que a EMPRESA necessita fazer para utilizar seus pontos fortes frente as ameaças? O que a EMPRESA necessita fazer para utilizar seus pontos fortes para se aproveitar das oportunidades que se apresentam?

12 Exemplo Estratégias Específicas Ameaça Oportunidade Fraquezas Forças
Sobrevivência: Redução de Custos Desinvestimento Liquidação Ameaça Oportunidade Fraquezas Forças Manutenção: Foco no Nicho Estabilidade Especialização Crescimento: Inovação Expansão/Internac. Desenvolvimento: Processos Diversificação Seu Mercado Exemplo

13 _________________________
Escolha três concorrentes _________________________

14 Sistemática para preencher o gráfico
Para cada concorrente, identifique quais são os pontos fracos e os pontos fortes Para cada ponto fraco, pense: somos fortes nesse ponto ou também somos fracos. Se formos fortes, temos uma vantagem competitiva Se formos também fracos, estamos em um equilíbrio instável, pois qualquer um que invista nesse ponto terá uma vantagem competitiva Passe para os pontos fortes: somos fortes nesse ponto ou somos fracos. Se formos também fortes, temos um equilíbrio estável, pois não adiantará investir muito nesse tema, pois ambos somos fortes Se formos fracos, temos nesse ponto uma desvantagem competitiva No próximo slide tem o modelo do gráfico a ser desenvolvido

15 Desvantagem Competitiva
Matriz SWOT (Concorrência) Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Desvantagem Competitiva Equilíbrio Estável Concorrente Vantagem Competitiva Pontos Fracos Equilíbrio Instável

16 Matriz SWOT (Concorrência)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Concorrente: ___________ Pontos Fracos

17 Matriz SWOT (Concorrência)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Concorrente: ___________ Pontos Fracos

18 Matriz SWOT (Concorrência)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Concorrente: ___________ Pontos Fracos

19 _________________________
Escolha quatro produtos _________________________

20 Desvantagem Competitiva
Matriz SWOT (Produtos) Nossos Produtos Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Desvantagem Competitiva Equilíbrio Estável Produtos Concorrente Vantagem Competitiva Pontos Fracos Equilíbrio Instável

21 Fabricante de Tratores
Exemplo de empresa Fabricante de Tratores Matriz SWOT (Produtos) Produto STIHL Pontos Fracos Pontos Fortes Preço Aquisição de peças Assistência Técnica Produtividade Versatilidade em relação à utilização de ferramentas de corte Consumo de combustível Adaptável a diversas atividades Pontos Fortes Produto NAKASHI Relação potência x cilindrada Robustez Facilidade de assistência técnica Ergonomia em relação ao biótipo do trabalhador brasileiro Fabricação Nacional Motorização Pontos Fracos

22 Matriz SWOT (Produtos)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Produto ___________ Pontos Fracos

23 Matriz SWOT (Produtos)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Produto ___________ Pontos Fracos

24 Matriz SWOT (Produtos)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Produto ___________ Pontos Fracos

25 Matriz SWOT (Produtos)
Pontos Fracos Pontos Fortes Pontos Fortes Produto ___________ Pontos Fracos

26 Estratégia


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