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Gerenciando o tempo… Planejando o projeto Elaborar o Cronograma (P5)

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Apresentação em tema: "Gerenciando o tempo… Planejando o projeto Elaborar o Cronograma (P5)"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciando o tempo… Planejando o projeto Elaborar o Cronograma (P5)
Gestão de Projetos

2 Só decompõe-se a EAP em atividades em
Planejando o projeto Identificar Atividades (P5.1) ESCOPO EAP/WBS Só decompõe-se a EAP em atividades em Gerenciamento do Tempo em Projetos Gestão de Projetos

3 Planejando o projeto Tempo de espera
Identificar dependências entre atividades (P5.2) Aplicação de atrasos (lag) Tempo de espera Início-Início Término-Início T I Escrever um relatório Colocar fundações Lag = + 5 dias Lag = + 1 dia Subir paredes Revisar o relatório I I Gestão de Projetos

4 Lag (LEAD) = - 1 dia (para descanso)
Planejando o projeto Identificar dependências entre atividades (P5.2) Aplicação de antecipações (leads) Início-Término Preparar-se para prova T Lag (LEAD) = - 1 dia (para descanso) Fazer a prova I Término-Término Negociar contrato de locação T Lag (LEAD) = - 5 dias (para secar a pintura) Pintar a casa T Gestão de Projetos

5 Exemplo de diagrama de rede
Planejando o projeto Identificar dependências entre atividades (P5.2) Exemplo de diagrama de rede Gestão de Projetos

6 Planejando o projeto Identificar dependências entre atividades (P5.2)
Desenhe um Diagrama de Rede utilizando o Método de Diagrama de Precedência (“Precedence Diagramming Method” - PDM) Atividade Predecessora A - B C D E B,C F D,E Gestão de Projetos

7 Duração das Atividades x Quantidade de Recursos
Planejando o projeto Levantar Recursos Necessários e Estimar Duração das Atividades (P5.3) TIPOS DE ATIVIDADE Atividade de Duração Fixa: a quantidade de recursos não influencia a duração da atividade Atividade Orientada para o Recurso: a quantidade de recursos influencia a duração da atividade, isto é, aumentando o número de recursos, a duração da atividade diminui. Duração das Atividades x Quantidade de Recursos Gestão de Projetos

8 Nivelamento de Recursos
Planejando o projeto Levantar Recursos Necessários e Estimar Duração das Atividades (P5.3) Nivelamento de Recursos 2 D 5 B 3 A 10 E 8 C F 7 G Esforço = __ Dias Caminho mais longo CAMINHO CRÍTICO ? Gestão de Projetos

9 Planejando o projeto 90 30 15 Construir o prédio 90 Escolher
Fornecedores 15 Tornar o prédio funcional 30 Construir as máquinas 90 Instalar máquinas 30 90 30 15 Gestão de Projetos

10 TIPOS DE ESTIMATIVA DE DURAÇÃO
Planejando o projeto Levantar Recursos Necessários e Estimar Duração das Atividades (P5.3) TIPOS DE ESTIMATIVA DE DURAÇÃO Análise PERT (Program Evaluation Review Technique): Fonte de Consulta: A estimativa de esforço / duração de uma tarefa pode ser estabelecida de uma das quatro fontes: Histórica – é a mais confiável, e se baseia nos dados históricos que a empresa reuniu ou nos dados informados por algum integrante da equipe de projeto com nível de experiência adequada. Participativa – é a segunda mais confiável, e provém de alguém que realizou a mesma tarefa no passado, mas não sob as mesmas circunstâncias. Pode-se fazer uso de consultores, convênios de intercâmbio tecnológico ou publicações especializadas. Intuitiva – é proveniente de alguém que realizou tarefas parecidas. Desconhecida – a duração é estabelecida por estimativas, pois não há informações sobre as tarefas. Gestão de Projetos

11 Cronograma em forma de Diagrama de barras ou gráfico de Gantt
Planejando o projeto Gerar o Cronograma (P5.4) Cronograma em forma de Diagrama de barras ou gráfico de Gantt Gestão de Projetos

12 Histograma de recursos antes do nivelamento
Gerar o Cronograma (P5.4) Histograma de recursos antes do nivelamento Gestão de Projetos

13 Histograma de recursos depois do nivelamento
Gerar o Cronograma (P5.4) Histograma de recursos depois do nivelamento Gestão de Projetos

14 A revisão da programação do tempo no projeto
Planejando o projeto Gerar Cronograma(P5.4) Prazo é prazo ! A revisão da programação do tempo no projeto Gestão de Projetos

15 As estratégias devem ser aplicadas no caminho crítico:
Planejando o projeto Gerar Cronograma(P5.4) SE A DATA DE ENTREGA É UMA RESTRIÇÃO DO PROJETO E O CRONOGRAMA APONTA PARA UM PRAZO MAIOR DO QUE O POSSÍVEL, QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DA DURAÇÃO DO PROJETO E SEUS RESPECTIVOS IMPACTOS ? As estratégias devem ser aplicadas no caminho crítico: Compressão (Crashing) – Busca obter a maior compressão com a adição de recursos. Procura-se obter o mínimo aumento de custo. Caminho Rápido (Fast tracking) – Realizar atividades em paralelo que normalmente seriam feitas em seqüência. Freqüentemente gera aumento de risco, concentração de recursos e aumento de custo. Figura 3.27 – A revisão da programação do tempo no projeto Gestão de Projetos

16 Exercício Identifique o caminho crítico no diagrama abaixo
Gestão de Projetos

17 Exercícios 2.Represente o cronograma do projeto. Gestão de Projetos

18 Exercício 1 - Diagrama de Redes (AON), sem considerar os recursos
2 – Cronograma com nivelamento de recursos. (pode parar a atividade para continuar depois) 3 - Cronograma com nivelamento de recursos. (não pode parar a atividade para continuar depois) 4 – Opções para redução de tempo Gestão de Projetos

19 Gestão de Projetos

20 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas a Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

21 Planejando o projeto Calcular o Custo das Atividades e do Projeto (P6)
ESTIMATIVA BOTTOM-UP Projeto Custo: 7.625 Custo: 2.050 Custo: 5.575 Produto A Produto B Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Custo: 1.250 Mão-de-obra: 1.000 Material: Custo: 800 Custo: 575 Custo: 5.000 Gestão de Projetos

22 Planejando o projeto Calcular o Custo das Atividades e do Projeto (P6)
ESTIMATIVA BOTTOM-UP ESTIMATIVA ANÁLOGA: TOP-DOWN Projeto Custo real de Projeto semelhante: ESTIMATIVA “PARAMÉTRICA”: f(INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS) ESTIMATIVA PARA RESERVA GERENCIAL”: f(HISTÓRICO) ESTIMATIVA PARA RESERVA DE CONTINGÊNCIA”: f(RISCOS) Gestão de Projetos

23 PROJETO “TREINAMENTO EM GP”
Planejando o projeto PROJETO “TREINAMENTO EM GP” Orçamento Bottom-up Gestão de Projetos

24 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas a Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

25 Os processos de planejamento das comunicações
Planejando o projeto Planejar as Comunicações (P7) Os processos de planejamento das comunicações Gestão de Projetos

26 Planejando o projeto Nosso conhecimento é sobre o passado,
enquanto todas as nossas decisões são sobre o futuro. Gestão de Projetos

27 Inclui: Comunicação aos stakeholders da situação
Planejando o projeto Planejar as Comunicações (P7) – Modelo de Relatório de Desempenho Comunicação aos stakeholders da situação do projeto frente ao plano Inclui: Status o que a equipe do projeto já realizou (onde o projeto se encontra) Progresso Comparação entre o realizado e o planejado Previsões Projeções Gestão de Projetos

28 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas aos Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

29 Figura 3.30 – Os processos de planejamento das aquisições
Planejando o projeto Planejar as Aquisições (P8) Figura 3.30 – Os processos de planejamento das aquisições Gestão de Projetos

30 Gestão de compras e suprimentos
Projeto Projeto Solicitação de Proposta Proposta Empresa Fornecedora (EPC) Empresa Cliente (Piloto) Contrato Gerência de Aquisições Gerência de Aquisições Gestão de Projetos

31 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas aos Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

32 Os processos de planejamento da Qualidade
Planejando o projeto Planejar a Qualidade do Projeto (P10) Número de Defeitos devidos as causas principais % acumulado de defeitos devidos as causas principais A B C D A a1 a2 a3 a4 Os processos de planejamento da Qualidade Gestão de Projetos

33 PROJETO “TREINAMENTO EM GP”
Planejando o projeto PROJETO “TREINAMENTO EM GP” Gestão de Projetos

34 Planejando o projeto PROJETO EXEMPLO – “TREINAMENTO EM GP”
Gestão de Projetos

35 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas aos Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

36 Planejando o projeto Planejar Recursos Humanos (P11)
Sua equipe está montada. Mas quem faz o quê? Gestão de Projetos

37 Planejando o Projeto P1 - Levantar os envolvidos P2 –
Estabelecer a organização do projeto e formar a equipe de planejamento P3 Definir o escopo do cliente e a estratégia do projeto P4 Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) P5 Elaborar o Cronograma P6 Calcular o custo das atividades e do projeto (orçamento) P12 Planejar a Integração do projeto P13 Consolidar e aprovar o Plano do Projeto Executando e controlando Planejando o Projeto I niciando P7 - Planejar as Comunicações P9 Planejar as Respostas aos Riscos P11 Planejar Recursos Humanos P8 Aquisições P10 Qualidade Gestão de Projetos

38 Os processos de planejamento da integração
Planejando o projeto Planejar a Integração do Projeto (P12) Os processos de planejamento da integração Gestão de Projetos

39 Identificação da Mudança
Planejando o projeto Planejar a Integração do Projeto (P12) Identificação da Mudança Os membros da equipe ou parceiros do projeto identificam as mudanças, que podem se aplicar a escopo, tempo, custo, qualidade e aquisições. Análise do Impacto Qual o acréscimo/redução sobre o prazo, custo, escopo, qualidade e interesses dos stakeholders do projeto? Aprovação Comitê de Controle de Mudanças As mudanças são aceitáveis? Os objetivos do projeto continuam válidos para a organização/parceiros? Implementação Os planos do projeto são atualizados (WBS, cronograma, orçamento, riscos, aquisições, qualidade); Novas linhas de base são criadas. Gestão de Projetos

40 PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO
a) Relativos ao Gerenciamento de Escopo: • Declaração de Escopo; • Estrutura Analítica do Projeto e • Dicionário da EAP. b) Relativos ao Gerenciamento de Tempo: • Cronograma detalhado do Projeto. c) Relativos ao Gerenciamento de Custos: • Orçamento. d) Relativos ao Gerenciamento das Comunicações: • Modelo de Relatório de Desempenho. e) Relativos ao Gerenciamento das Aquisições: • Plano de Gerenciamento das Aquisições. f) Relativos ao Gerenciamento de Riscos: • Plano de Resposta aos Riscos. g) Relativos ao Gerenciamento da Qualidade: • Plano de Gerenciamento da Qualidade. h) Relativos ao Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto: • Relação da Equipe do Projeto. • Organograma do Projeto i) Relativos ao Gerenciamento da Integração do Projeto: • Plano Integrado de Mudanças. PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO Gestão de Projetos

41 Agenda Introdução : Conceitos e Ambiente de Gerenciamento de Projetos
Iniciando o projeto Planejando o projeto Executando o projeto Monitorando e Controlando o projeto Encerrando o projeto Gestão de Projetos

42 Siga o PG do Projeto. Registre as Lições Aprendidas.
? PGP ? Gestão de Projetos

43 Executando o Projeto Gerenciar a Execução do Projeto
Gestão de Projetos

44 Agenda Introdução : Conceitos e Ambiente de Gerenciamento de Projetos
Iniciando o projeto Planejando o projeto Executando o projeto Monitorando e Controlando o projeto Encerrando o projeto Gestão de Projetos

45 Controlando o Projeto Controlar o Projeto Gestão de Projetos

46 Controlando o projeto Controlar o Desempenho do Projeto (C1)
A curva S deverá exibir a Curva do Previsto, do Realizado, assim como do Replanejado. O índice de evolução física (IEF) é a relação do % realizado / % previsto. Gestão de Projetos

47 SOLUÇÃO EPM - MICROSOFT
Site Pessoal (1) PWA Site do Projeto (2) Sharepoint (Project Web Access) Projetos Project Professional 2003 (3) MS-Project Gestão de Projetos

48 Agenda Introdução : Conceitos e Ambiente de Gerenciamento de Projetos
Iniciando o projeto Planejando o projeto Executando o projeto Monitorando e Controlando o projeto Encerrando o projeto Gestão de Projetos

49 Os processos de fechamento do projeto
Fechando o Projeto Os processos de fechamento do projeto Gestão de Projetos

50 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
Termo de Abertura do Projeto (TAP) Você Iniciou o seu Projeto com Objetivos Claros, um Sponsor comprometido, um TAP aprovado e reconhecido pela Organização Gestão de Projetos

51 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
Plano de Gerenciamento do Projeto ... Durante o Planejamento você preparou a sua EAP, Cronograma, Estimativas de Recursos e Custos e planos para as áreas Auxiliares e agregou num Plano de Gerenciamento do Projeto. Gestão de Projetos

52 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
Relatório desempenho Controle de mudanças ... Durante a Execução e Controle, utilizou um Relatório de Desempenho efetivo, controlou as mudanças adequadamente e manteve seu Plano de Gerenciamento do Projeto sempre atualizado. Gestão de Projetos

53 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
Relatório de fechamento ... Finalizando o Projeto, você reuniu a equipe para a avaliação final, e preparou o seu Relatório de Fechamento do Projeto. Gestão de Projetos

54 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
... você está aqui - comemorando com a equipe do projeto ! Gestão de Projetos

55 Agenda Introdução : Conceitos e Ambiente de Gerenciamento de Projetos
Iniciando o projeto Planejando o projeto Executando o projeto Monitorando e Controlando o projeto Encerrando o projeto Gestão de Projetos

56 Boas práticas em Gerenciamento de Projetos
OBRIGADO Gestão de Projetos

57 EXERCÍCIO 03i 04 05 06 07 16 18 17 11 09 12 14 15 13 20 21 22 24 30 27 23 28 31 32 33f Gestão de Projetos


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