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Administração da Produção
Projeto das instalações Layout das instalações
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Analisemos as seguintes lojas
Existem diferenças nos negócios destas duas empresas? Essas diferenças podem ser notadas em aspectos físicos de cada loja? Decoração Iluminação Conforto / Comodidade Escala de produção
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Mensagem da imagem... O tipo de arquitetura denota o lugar, os sentimentos e expectativas de experiência
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Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio
Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Auto-atendimento – papel central de orientar os clientes O serviço deve ser intuitivo, estimulado pelo ambiente
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Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio
Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Serviços interpessoais – a interação deve ser facilitada Passar o sentido desejado pelo conceito do serviço
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Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio
Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Serviço remoto – proporcionar satisfação e motivação das pessoas Influência sobre o desempenho dos funcionários na operação
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Quadro do servicescapes
Dimensões do ambiente Temperatura Qualidade do ar Barulho Música Cheiro - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Ambiente holístico - Servicescape percebido Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes
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Quadro do servicescapes
Dimensões do ambiente - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Pode indicar ordem ou eficiência, bem como caos e incerteza Ambiente holístico - Servicescape percebido Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes
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Quadro do servicescapes
Dimensões do ambiente - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Decoração pode indicar: - Competência - Comportamentos aceitáveis ou recomendados - Mostrar se um estabelecimento é freqüentado Ambiente holístico - Servicescape percebido Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes
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Quadro do servicescapes
Respostas internas Dimensões do ambiente Cognitivas Emocionais Psicológica - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Crenças Categorização Significado simbólico Reação dos empregados Ambiente holístico - Servicescape percebido Reação dos empregados Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Cognitivas Emocionais Psicológica
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Quadro do servicescapes
Respostas internas Dimensões do ambiente Cognitivas Emocionais Psicológica - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Humor Atitude Reação dos empregados Ambiente holístico - Servicescape percebido Reação dos empregados Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Cognitivas Emocionais Psicológica
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Quadro do servicescapes
Respostas internas Dimensões do ambiente Cognitivas Emocionais Psicológica - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos Dor Conforto Conveniência física Reação dos empregados Ambiente holístico - Servicescape percebido Reação dos empregados Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Cognitivas Emocionais Psicológica
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Quadro do servicescapes
Respostas internas Comportamento Dimensões do ambiente Cognitivas Emocionais Psicológica - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Abordagem - Evitar opostos Reação dos empregados Ambiente holístico Afiliação Maior/menor permanência Compromisso Interações sociais - Servicescape percebido Reação dos empregados Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Cognitivas Emocionais Psicológica - Abordagem - Evitar opostos
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Quadro do servicescapes
Respostas internas Comportamento Dimensões do ambiente Cognitivas Emocionais Psicológica - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Abordagem - Evitar opostos Reação dos empregados Ambiente holístico Interações sociais - Servicescape percebido Reação dos empregados Mediadores da - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Cognitivas Emocionais Psicológica - Abordagem - Evitar opostos
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Projeto das Instalações
Representa a componente instalações de apoio do pacote de serviço Pode influenciar no sucesso ou fracasso de uma instalação Alguns fatores são importantes para o projeto, são eles
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização A natureza do serviço deve determinar os parâmetros de projeto Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Contribuir para a definição do serviço Identificação imediata Indícios sobre a natureza do serviço Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Bons projetos devem considerar restrições de: Custos Necessidades de urbanização Tamanhos inadequados de terrenos Necessidade de verticalizar Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Projetar para o futuro Expansões Investimento inicial maior Custo menor no curto prazo Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança x Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Efeito marcante nos clientes e funcionários Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança x Estética Comunidade / Ambiente
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Gerenciamento da receita
Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Atenção deve ser dada aos aspectos: Incômodo ao trânsito Odores e pragas urbanas Contaminações Outros distúrbios à ordem Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente
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Layout das instalações
Associado ao projeto geral, o arranjo físico influência na: Satisfação do cliente Adequação de custo ao prestador de serviço Vejamos alguns tipos de layout
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Alguns serviços são tão padronizados que podem ser divididos em uma seqüência inflexível de etapas ou operações pelas quais um cliente deve passar
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Aqui, a abordagem de layout em linha é análoga ao setor industrial Perguntas estratégicas: Que tempo de ciclo é necessário? Quantos estágios são necessários? Como lidar com variações no tempo para cada tarefa? Como balancear o arranjo físico? Como arranjar os estágios?
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Tipos de linhas Longo-magro Curto-gordo
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Forma diferente das linhas proporcionam diferentes características Flexibilidade Retrabalho Manuseio Passagem Grupos
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Tempo decorrente entre a finalização de dois produtos, elementos de informação ou clientes Deve-se fazer com que cada etapa da divisão do processamento corresponda ao tempo de ciclo TEMPO DE CICLO E NÚMERO DE ESTÁGIOS
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Ocorrem variações no tempo de processamento, sendo suas causas comuns: Produtos ou serviços diferentes / Variações na Execução Diferenças nos tratamentos individuais dos pedidos Conseqüências da Variação: Filas temporárias / Perda de tempo Pode ser necessário aumentar os recursos BALANCEAMENTO
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Layout das instalações
Layout por produto e balanceamento de linha Com o tempo de ciclo e o nº de estágios calculados, deve-se atribuir a cada estágio um volume de trabalho menor ou igual ao tempo de ciclo Seu objetivo é garantir uma alocação equânime de trabalho para cada estágio da linha Equilibrando carga e capacidade BALANCEAMENTO
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Layout das instalações
Balanceamento de linhas Diagrama de Precedência Exemplo: fabricação de hamburgers Demanda = unidades Tempo de ciclo = (40h x 60 min)/5000 = 0,48 min Número de estágios = 1,68 (trabalho de 1 hamburger) / 0,48 = 3,5 estágios
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Layout das instalações
Balanceamento de linhas Escolha o maior tempo que se “encaixe” no tempo remanescente daquele estágio Escolha o elemento com o maior número de atividades subseqüentes 0,42 0,36 0,42 0,48
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Layout das instalações
Problema do desbalanceamento de linhas
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Layout das instalações
Layout por processo e localização relativa O problema aqui difere do anterior com se relacionar com clientes trafegando, por exemplo, entre setores de uma loja de departamentos Importante é definir as relações entre os departamentos segundo algum critério Minimizar a distância percorrida por clientes é comumente utilizada O exemplo a seguir é industrial, mas a utilização da técnica é análoga
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Layout das instalações
Layout por processo e localização relativa Etapas de projeto ELABORAÇÃO DO AF GERAL ELABORAÇÃO DO AF GERAL Estimativa de Áreas Fluxo entre Departamentos ELABORAÇÃO DO AF DETALHADO Dimensionamento de cada Posto de Trabalho Seqüência dos Postos de Trabalho AJUSTES NO AF GERAL Redimensionamento de Áreas
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Layout das instalações
Layout por processo e localização relativa Centros de trabalho
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Layout das instalações
Layout por processo e localização relativa Áreas de circulação
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Layout das instalações
Layout por processo e localização relativa Outras áreas Escritórios Instalações Sanitárias Vestiários Refeitórios Cozinhas Utilidades
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Layout das instalações
Métrica Qualitativa - Carta de Relações Preferenciais 10 7 5 1 2 4 3 8 6 9
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Layout das instalações
Métrica Quantitativa - Carta de Múltiplos Processos
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Layout das instalações
Métrica Quantitativa - Carta de Múltiplos Processos 1-2 = 50A + 80B + 40C = 170 2-3 = 80B + 60D = 140 2-4 = 50A + 40C = 90 3-4 = 40C = 40 3-5 = 80B + 60D = 140 4-5 = 50A = 50 5-6 = 80B + 60D =140 Produto A = 50 Produto B = 80 Produto C = 40 Produto D = 60 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 6 5 Pontos Positivos=540 Pontos Negativos=230 Pontos Positivos=770 Pontos Negativos=0
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