A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Candice kipper Klemm Osmar Quim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Candice kipper Klemm Osmar Quim"— Transcrição da apresentação:

1 Candice kipper Klemm Osmar Quim
ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE Conclusões da Terceira Parte Professor Fernando Becker Candice kipper Klemm Osmar Quim

2 A tomada de conhecimento das propriedades espaciais gera um problema devido ao fato de que a abstração empírica não basta a si própria e tem necessidade de um quadro reflexionante como acontece com os caracteres físicos e também pelo fato de reciprocamente a isso, a abstração reflexionante, apoiando-se sobre as coordenações das ações do sujeito exige que se trata não de teoria pura, mas de representação do real. ( questionamos essa representação do real e como ela acontece no sujeito?

3 Abstração espacial difere das abstrações físicas e lógico-aritméticas ao mesmo tempo.

4 A primeira apóia-se em propriedades como dimensão, forma, posição, deslocamento, etc, assim como massas, forças ou velocidades. Mas a grande diferença é que quando o sujeito procura assimilar os caracteres dinâmicos, graças aos modelos dedutivos, chega a eles apenas por aproximação, comportando a sequencia destas aproximações, provavelmente um limite que jamais poderá ser atingido num sentido rigoroso. Já as características espaciais dos objetos são transparentes a razão.

5 Quanto as relações entre as abstrações espaciais e lógico-aritméticas, seu caráter comum é o de enriquecer os objetos de necessidades dedutivas, não dadas nos fatos como tais. A diferença é que os quadros lógico-aritméticos, tais como os números, as classes e relações, são acrescentados aos objetos graças às operações do sujeito enquanto os quadros dedutivos de natureza espacial reúnem as propriedades que os objetos já possuíam. (A.R. 270)

6 Em sua dupla natureza de extensão dos objetos e de geometria do sujeito, o espaço constitui o ponto de junção ou zona de intersecção entre a realidade exterior e as operações do sujeito: de onde a união entre abstração reflexionante e empírica. (a primeira conferindo propriedades espaciais e a segunda apoiando-se no fato destas propriedades existirem no objeto antes de sua tomada de consciência).

7 Essa zona de intersecção se manifesta de duas maneiras: - refere-se às relações entre as ações e operações, respectivamente o conhecimento observável e as transformações; Refere-se à psicogênese, ou seja, no nível das operações proposicionais, as operações lógico- aritméticas são nitidamente dissociadas do espaço à medida que se retornam às fontes, mas existe indiferenciação entre espaço e lógica.

8 O espaço constitui um ponto de junção entre as propriedades do objeto e as operações do sujeito, sua evolução não é menos instrutiva porque dissocia-se, ele mesmo, segundo dois pólos.

9 As relações ao problemas geométricos apresentados aos sujeitos acontecem em três segmentos:

10 - primeiro: - uma primazia provisória da abstração empírica, envolvida desde o início, pelos esboços de uma abstração reflexionante que assumirá importância cada vez maior;

11 Segundo: O sujeito detém-se em verificar a convergência entre os produtos de suas abstrações reflexionantes e as propriedades do objeto, estando a abstração empírica cada vez mais afinada pelas coordenações inferenciais reflexionantes.

12 Terceiro: No domínio espacial, a abstração refletida começa tardiamente em relação ao que produz o processo como tal, da abstração reflexionante, depois do que ela atinge o mesmo nível e, finalmente, é fonte de progresso, engendrando reflexões sobre reflexões, ou seja, um início de pensamento reflexivo e não mais somente refletido. ( A.R. 273)


Carregar ppt "Candice kipper Klemm Osmar Quim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google