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O desenvolvimento infantil e as teorias da aprendizagem Introdução

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Apresentação em tema: "O desenvolvimento infantil e as teorias da aprendizagem Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 O desenvolvimento infantil e as teorias da aprendizagem Introdução

2 Psicologia da Educação e a aprendizagem
Teoria da Inteligência Múltiplas Estruturas psicológicas Aprendizagem Memória Retenção Inteligência Motivação Prontidão Psicologia da Aprendizagem Desenvolvimento infantil Teoria Comportamental Psicologia escolar Teoria Cognitiva-social Psicologia do desenvolvimento Teoria Humanista

3 Conceitos e etapas do desenvolvimento humano
Característica da psicologia do desenvolvimento: explicar como as crianças mudam no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas; Preocupação recente: até o início do século XX, as crianças eram tratadas como mini-adultos

4 A partir dos 3 e 4 anos participavam das mesmas atividades que os adultos, inclusive de orgias, enforcamentos públicos, trabalhos nos campos e vendas dos produtos de mercado, e outras ações sociais da sociedade moderna.

5 Dois conceitos importantes
CRESCIMENTO É o aumento das dimensões corporais e se deve à multiplicação das células e da substância intercelular. Pode ser medida por altura, largura, peso e etc DESENVOLVIMENTO É o amadurecimento dos órgãos, resultando no aprimoramento das funções. É revelado por aquisições como a capacidade de coordenar os movimentos, falar, escrever, reproduzir-se, etc.

6 Princípios básicos do desenvolvimento
O desenvolvimento é um processo contínuo e ordenado: o desenvolvimento é sequencial, regular e constante. As etapas que vem antes influência na subsequente; 4 etapas básicas: infância, adolescência, idade adulta e velhice.

7 2. O desenvolvimento segue sequencias céfalo-caudal: a criança sustenta primeiro a cabeça, levanta o tronco, sentada, engatinha e depois passa a andar. - Sequencia próximo-distal: (centro-periferia) primeiro o movimento do braço, depois das mãos até chega aos dedos.

8 3. O desenvolvimento progride de resposta gerais para respostas específicas: quanto mais se desenvolve mais ele especifica as coisas. Na aprendizagem da fala: uma palavra para várias coisas, vai especializando seu vocabulário até ser mais direcionado. 4. Cada parte do organismo apresenta o seu próprio ritmo de desenvolvimento. 80% do cérebro está desenvolvido: aos 4 anos 80 % dos testículos e ovários: por volta dos 16 anos

9 - No desenvolvimento humano há períodos de crescimento lento e períodos de crescimento rápido, sempre promovendo o crescimento adequando entre as partes internas e externas do corpo.

10 5. O desenvolvimento é complexo e todos os seus aspectos interrelacionados.
Todos os seus aspectos físicos, intelectual, emocional, social . Os níveis fisiológicos, psicológicos e social dos seres humanos se relacionam entre si.

11 Etapas do desenvolvimento e do crescimento humano
Antes do nascimento: Pré-natal: corresponde a fase que vai do momento da fecundação até o parto e dura cerca de nove meses na espécie humana. Período germinativo: semana 1 Período embrionário: semana 2-8 Período fetal: semana 9 aos nove meses

12 2. Após o nascimento: pós-natal Compreende aos períodos de infância, adolescência, idade adulta e senilidade Infância: Período que vai do nascimento até por volta de 10 anos de idade marcada pelas seguintes etapas: a) Primeira infância (0 a 2 anos): Queda do cordão umbilical e termina quando a criança aprende a falar e a andar podendo nutrir-se independentemente do órgão materno.

13 b) Segunda infância (fase pré-escolar): 2 a 7 anos;
Início da aquisição da linguagem e da locomoção e com o aparecimento dos primeiros dentes. Termina com o ingresso da criança no ambiente escolar de ensino fundamental. c) Meninice (fase escolar): 7 a 10 anos Aquisição das técnicas de escrita e leitura Termina com o início da puberdade;

14 2.2. Puberdade e Adolescência: dos 10 aos 18/20 anos: desenvolvimento dos aspectos biológicos e a capacidade reprodutiva. 3 fases: Fase pré-puberal: 10 a 12 anos Fase puberal: 12 a 16 anos Fase pós-puberal: 16 a 18 anos Duas distinções a serem levadas em consideração: puberdade e adolescência;

15 PUBERDADE – Conjunto de fenômenos biológicos como o crescimento dos órgãos reprodutores, aumento de pelos no corpo, o crescimento das mamas e a mudança de voz. Componente biológico da adolescência; ADOLESCÊNCIA – período emocionalmente conturbado e independência dos vínculos parentais. Acentuado crescimento e desenvolvimento físico, amadurecimento sexual, modificações a nível social, raciocínio hipotético-dedutivo, identidade, independência, criatividade e instabilidade emocional.

16 2.3. Idade adulta (21/25 a 61/65 anos) Fase marcada pelo término do crescimento e pela plenitude do amadurecimento sexual. Surge o interesse pela continuação da espécie (culturalmente, casamento), pela aquisição de bens materiais (externos) e bens individuais (internos) atingindo no final o ponto alto da existência.

17 2.4. Senilidade ou Velhice: após os 65 anos Fase caracterizada pela reorganização das forças motores; Conflitos interiores de ordem existencial pela condição da idade e a sua relação com suas perspectivas de conquistas do que não foi conseguido ao longo dos anos. A descoberta da dificuldade de recuperação do tempo perdido e novo sentido de término de vida.

18 ATENÇÃO - Por mais que a evolução é gradativa e contínua estas fases possuem uma incidência comum porém não são fixas e determinantes devem levar em consideração as características individuais e as condições pessoais, sociais e biológicas de cada pessoa.

19 Maturidade Entendida em relação ao grupo de idade em que se encontra a pessoa. O comportamento de uma pessoa é considerado maduro na medida em que for igual ao comportamento de grande parte das pessoas que têm a mesma idade. Quais os tipos de maturidade mapeados psicologicamente?

20 Maturidade intelectual: desenvolvimento da inteligência, ou seja, do conhecimento que a pessoa tem si mesma e do mundo que o cerca. Maturidade social: evolução da sociabilidade, na superação do egocentrismo infantil (preocupada com si mesmo) Quanto mais se cresce mais aceita os outros e se torna aceita, desenvolvendo respeito mútuo e se interessando por atividades sociais comuns aos grupos.

21 3. Maturidade Emocional: Ligado aos sentimentos básicos de amor, ódio, medo, prazer, raiva, desprazer, afeição e outros. Reconhecer suas emoções, aceitá-las e trabalhá-las não deixa que prejudique as outras pessoas. Os estímulos variados da vida social provocam emoções constantes. ESCOLA: vontade de aprender. Mais importante do que controlar ou reprimir emoções e ajudar a criança a encontrar meios aceitáveis de manifestar suas emoções (pulsões).

22 4. Maturidade física: Desenvolvimento das características físicas (altura, estatura e peso) e suas habilidades específicas, da mesma forma que a sua forma de lhe dar com estes elementos socialmente. Os tipos de maturidade são interdependentes e sofrem influências de dois fatores importantes: HEREDITARIEDADE MEIO AMBIENTE

23 HEREDITARIEDADE: transmissão biológica das características dos pais aos filhos. Conjunto de traços genéticos que nos ligam aos nossos antepassados. MEIO AMBIENTE: forças ambientais sociais (como família) e físico (clima, alimentação, condições geográficas, etc) Estes dois fatores atuam de maneira conjunta, dependendo da história pessoal e de como a pessoa reage (se organiza neste processo)

24 Desenvolvimento da Personalidade
Refere-se ao modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. Inclui: habilidades, atitudes, crenças, emoções desejos, comportamentos e as aspectos físicos dos indivíduos; Área da psicologia: a psicologia da personalidade.

25 A estrutura psíquica da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo. Psicanálise: 5 a 6 anos Piaget: 8 a 12 anos. Os conteúdos da personalidade versam sobre vivências concretas dos indivíduos como seu meio social, cultural e religioso. Só é possível entender a personalidade na relação indissociável entre estrutura e conteúdo.

26 Termos oriundos da personalidade:
Caráter: (controversa entre teóricos da psicologia) Refere-se as reações afetivas, ou para designar aquilo que diferencia um indivíduo de outro, a marca pessoal de alguém. 2. Temperamento: aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual, vitalidade e emocional dos indivíduos.

27 3. Traços sociais de personalidade: características mais duradouras da personalidade do indivíduo.
Os traços são inferidos pelo comportamento; Podem ser comuns a um grupo social;

28 E as teorias da aprendizagem?
O objetivo é contextualizar as teorias da aprendizagem de forma que o estudo contribua para um entendimento mais específico das necessidades dessa temática para a formação de professores e para que, ao conhecer como os sujeitos aprendem, possa utilizar as ferramentas necessárias para o seu pleno desenvolvimento em sala de aula, como aluno, e na sociedade, como cidadão.

29 Segundo Moreira (1999), define a teoria da aprendizagem como:
“uma construção humana para interpretar sistematicamente a área de conhecimento que chamamos aprendizagem. Representa o ponto de vista de um autor/pesquisador sobre como interpretar o tema aprendizagem, quais as variáveis independentes, dependentes e intervenientes. Tenta explicar o que é aprendizagem e porque funciona como funciona.”

30 As teorias de aprendizagem referem-se a:
1. no sentido mais amplo: conjunto global de marcos, enfoques e perspectivas teóricas que tentam oferecer explicações mais ou menos gerais dos elementos e fatores implicados nos processos de mudança que as pessoas experimentam como resultado de sua experiência e de sua relação com o meio;

31 2. no sentido mais restrito: designa um subconjunto específico desses marcos teóricos, que são caracterizados porque se inspiram, de maneira mais ou menos direta, na tradição CONDUTISTA em psicologia. Uma “teoria de aprendizagem” oferece uma explicação sistemática, coerente e unitária de: como se aprende; quais são os limites da aprendizagem e porque se esquece o que foi aprendido

32 Enfim, Teorias da Aprendizagem Desenvolvimento do seres humanos no espaço escolar Teorias Humanista Teoria da Inteligência Múltiplas Teorias Cognitivista social Teorias Comportamental


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