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PublicouMelissa Portal Alterado mais de 9 anos atrás
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1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde Projeto de tese Formação de professores da Graduação em Nutrição: Ação para mudança e produção de conhecimento Maurem Ramos Doutoranda Projeto de Pós Graduação Educação e Saúde Orientadores Prof. Dr. Waldomiro Manfrói Profa. Dra. Carmen Machado
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2 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 2001 – Diretriz curricular Articulação entre o Ministério da Educação e da Saúde. Forte presença dos princípios do SUS e indicativo para o ensino com base no aprendizado de adultos. História da formação
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3 Diretriz Curricular Eixo comum na concepção e metodologias de ensino para formação dos profissionais da saúde Currículos fundamentados no humanismo Currículos flexíveis com atividades eletivas Diversificação dos cenários de aprendizagem Ênfase na integralidade e interdisciplinaridade
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4 Educação orientada aos problemas mais relevantes da sociedade Educação centrada no aluno, visto como sujeito do processo de ensino e aprendizagem Metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem Avaliação formativa Diretriz curricular
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5 Atualmente que prática educativa é implementada pelos professores da saúde? Ensino tradicional de tendência pedagógica tecnicista Técnica de aula expositiva na concepção de transmissão do conhecimento Aplicação do conhecimento sem contextualização, sem historicidade, sem fomentar a criticidade Desconexão com os princípios do SUS
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6 2. Delimitação da questão de pesquisa Que prática educativa garante ensino centrado no aluno, critico, reflexivo, criativo, com ações integradoras e interdisciplinares, que levem o aluno a aprender a aprender, a valorizar as questões éticas e, as atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade?
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7 Por que o professor não muda a concepção e a metodologia de ensino? Preparado para ser pesquisador Falta de preparo para o ensino Necessidade e importância de formação pedagógica dos professores
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8 Como formar este professor? “Epistemologia da prática” Schön (2000), Elliot (1997), Kemmis (1996), Tardif (2004), Freire (2003) Formação a partir da reflexão sobre a própria prática educativa e como processo permanente de desenvolvimento profissional docente; Foresti (1997) Chama atenção para o saber docente Ciclo de vida profissional do professor Contexto do trabalho pedagógico
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9 Proposta Programa de formação permanente dos professores-nutricionistas 3. Objetivos Estimular a reflexão da prática educativa dos professores, promovendo atitudes de análise e solução de problemas de ensino e aprendizagem de forma coletiva;
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10 Promover ações para mudanças na prática educativa dos professores visando a implementação de metodologias para um ensino que envolva a aprendizagem ativa dos seus alunos; Demonstrar que através do processo formativo, os professores, refletindo sobre a própria prática educativa e dos seus saberes, possibilitarão a produção de conhecimentos para transformar sua prática e de outros. Objetivos
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11 4. Metodologia Pesquisa-ação Atividade de grupo engajado em investigar de forma coletiva suas práticas sociais e a partir da sua compreensão e das situações em que se encontram melhorá-las. Princípios de Lewin (Tripp, 2005) Decisão de grupo Compromisso com a melhora
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12 Como é sua dinâmica? Espiral de ciclos Parte de uma questão problemática, exaustivamente explorada pelo grupo, que planeja uma ação pensada para melhorar ou mudar a questão e é seguido de sua implementação.
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13 Os efeitos da ação implementada é observada, analisada criticamente para avaliar os avanços, as limitações e as possibilidades. Os resultados serão utilizados para planejar outra ação e assim sucessivamente. Dinâmica
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14 Grupo de professores participantes; O grupo deve ser visto como centro da pesquisa-ação; Considerar esta atividade com compromisso de mudanças em si próprio, para propiciar o interesse coletivo do grupo em melhorar a prática educativa. Dinâmica
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15 Como será a pesquisa-ação? Tarefa de grupo: Em forma de encontros periódicos; Estabelecer normas, dias e horários; O coletivo conduzirá os trabalhos, discutindo suas limitações e possibilidades;
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16 Implementação Avaliar inicialmente o ensino atual da nutrição; Estimular cada professor a refletir sobre sua prática educativa; Identificar questões problemáticas destas práticas no processo de ensino e aprendizagem;
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17 Teorizar e discutir planejamento de ações que promova solução para as questões problemáticas; Estimular a utilização de metodologias de ensino que envolva aprendizagem ativa dos alunos Implementação
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18 Expectativa Produção de conhecimentos resultantes da reflexão das práticas educativas e dos saberes docentes, revelados pelo processo de formação e transformados em ações para mudanças.
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