A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Comissão de Informática na Educação Continuada CFM/AMB Copyright 2001 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais.

2 Objetivo do Projeto Instituir um sistema de Educação Médica Continuada a Distância, desenvolvido e mantido em uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e suas afiliadas; e instituições de pesquisa e ensino brasileiras associadas ao Consórcio Edumed (Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina e Saúde).

3 O Que É Educação Continuada
É o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão. Accreditation Council for Continued Medical Education Esta é a definição de Educação Médica Continuada, como é feita pelo Conselho de Credenciamento de Educação Médica Continuada dos EUA.

4 Formas de Aperfeiçoamento
Reciclagem profissional Atualização científica Capacitação técnica Educação pós-graduada Cursos em congressos Cursos de extensão Cursos de especialização Mestrado e doutorado O aperfeiçoamento contínuo do médico e de outros profissionais de saúde envolve sua participação em um número de atividades de aprendizado ao longo de sua vida, que são amplamente variadas em escopo, em profundidade e objetivo. As quatro principais formas são: reciclagem: o médico aprende de novo coisas que já sabe, ou aprende novas coisas dentro de sua especialidade, principalmente com o objetivo de melhorar seu posicionamento na especialidade Atualização: o profissional atualiza-se sobre novos conhecimentos gerados pelo progresso da medicina em uma área muito específica de sua atuação. Envolve acompanhar a literatura científica, ler revisões de literatura, etc. Capacitação técnica: o profissional aprende novas metodologias, técnicas e aparelhos para introduzí-los em sua prática clínica e continuar competitivo ou oferecer novos serviços Educação pós-graduada: o profissional participa de cursos de diversas naturezas para complementar sua formação ao longo da vida, tais como cursos de extensão universitária, cursos em congressos, cursos de especialização, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu, etc.

5 Organização do Sistema
Um sistema de videoconferência e tele-conferência interativa baseado em salas Um sistema de cursos baseados na Internet Um portal integrado de educação médica continuada na Internet O Consórcio Edumed, através do Instituto Edumed, seu executor e gestor, se propõe a desenvolver e implementar os sistemas acima, quanto à responsabilidade pela criação e geração de conteúdo para a Rede CFM/AMB.

6 Tipos de Conteúdos Transmitidos
Atividades gratuitas, sem inscrição prévia ou certificação Atividades gratuitas, com inscrição prévia e certificação Atividades não gratuitas, com inscrição prévia e certificação

7 Modelos de EAD Utilizados
Videoconferência interativa (com retorno de vídeo e áudio) Teleconferência interativa (com retorno de áudio, fax, ou chat) Teleconferência sob demanda (“streaming”) Cursos baseados na Internet (Web e ) Cursos baseados em impressos Cursos com abordagem combinada ou mista

8 Tipos de Educação Continuada a Distância
Categoria 1 (Auto-Estudo): Atualização Científica Discussão de Casos Clínicos Desafio Clínico Categoria 2 (Instrução): Curso Modular pela Web Curso por Teleconferência Curso por Videoconferência Curso Presencial Existem várias atividades de ensino e aprendizagem que poderíamos considerar como sendo parte da educação médica continuada. A American Medical Association, que é a líder inconteste nessa área, especifica dois tipos de categorias: 1 e 2. A categoria 1 consiste de atividades mais voltadas ao auto-aprendizado, com nenhum ou moderado grau de interação. A atividade 2 consiste de cursos propriamente ditos, usando vários meios a distância e presenciais. O sistema funciona à base de créditos educacionais (um número de pontos ligado a cada curso, que podem ser acumulados pelo médico, e usados para vários propósitos, como recertificação, currículo, etc.).

9 Programa de Atualização Científica a Distância
Este tipo de educação médica continuada (EMC) do tipo 1 (American Medical Association) consiste de um sistema baseado na Web que imita o que os americanos chamam de “journal club” e nós, de reunião de referata, ou seja, acompanhamento permanente da literatura científica mais relevante sendo publicada em alguma área específica. De modo a se constituir em uma atividade educacional, além das leituras dos papers são disponibilizados um questionário de avaliação e ferramentas interativas, como chat ou fórum.

10 PECD 2 A página de uma especialidade (por exemplo, hipertensão) é personalizada para o médico inscrito naquela especialidade. Semanalmente ou quinzenalmente, a lista de artigos publicados é atualizada, e o inscrito pode ter acesso (veja ícones) ao resumo em inglês e português, artigo completo (quando existir), questionário de avaliação, para cada paper. Os artigos são selecionados por um tutor (ou coordenador daquela área) a partir de um conjunto das melhores revistas internacionais que cobrem aquela especialidade.

11 PECD 3 Resumo em português Resumo em inglês
Estas são as telas que aparecem referentes aos resumos em inglês (original do Medline) e português (traduzido e abreviado pelo serviço). Resumo em inglês

12 PECD 4 Este é o texto completo, que pode ser disponibilizado, geralmente se for gratuito. A sua leitura é opcional.

13 PECD 5 Depois de ter lido o resumo em português (no mínimo), o aluno deve responder a duas questões de múltipla escolha sobre o artigo. Através de um formulário, ele pode enviar o resultado para a entidade certificadora. Também pode saber a sua nota. Apenas questionários com nota 10 valem para créditos educacionais.

14 PECD 6 O participante também pode ter acesso ao seu registro acadêmico, onde cada atividade é monitorada e registrada, semana a semana. Os pontos são atribuidos de acordo com o tempo dedicado médio para cada atividade. Se o questionário não for respondido, leva zero pontos. Vejam que um médico pode se inscrever em mais de uma especialidade. A soma total de pontos é convertida ao final de 12 meses em créditos de EMC, desde que o estudante complete uma certa porcentagem mínima.

15 Curso Modular: Apresentação
Os cursos modulares representam uma forma educacional mais completa. Cada módulo tem uma duração relativamente pequena (tipicamente entre 1 a 4 horas de dedicação do aluno), e incorpora uma série variável de recursos de aprendizado, interação e avaliação, como vemos aqui. O foco de um modulo geralmente é bem estreito e se destina a atualizar o médico já formado em alguma área específica das ciências básicas ou clínicas, como diagnóstico, tratamento, manejo de determinadas doenças, etc. O módulo acima foi desenvolvido pela empresa Webpraxis para o laboratório farmacêutico AstraZeneca, onde está disponível (

16 Curso Modular: Roteiro
A página principal do módulo contém os links para os diversos recursos: aula expositiva, textos de estudo, recursos na Internet, fórum de resolução de dúvidas e questionário de avaliação. Funciona como um roteiro para o aluno.

17 Curso Modular: Slides Este é o show de slides comentado. O próprio aluno comanda a passagem dos slides. Tem a vantagem de segmentar didaticamente o texto em unidades de aprendizado menores e acoplá-los a imagens.

18 Curso Modular: Leitura
Este é um dos textos de leitura recomendados para que o aluno realize seu aprofundamento. É sempre um texto on-line.

19 Curso Modular: Recurso Internet
Este é um recurso da Internet (site) recomendado pelo professor para aprofundamento dos conhecimentos do aluno.

20 Curso Modular: Discussão
Ao terminar de estudar o material, o aluno pode entrar em um grupo de discussão, neste caso representado por um webforum (quadro de avisos), onde as perguntas e respostas dos alunos e professor ficam permanentemente disponíveis de forma assíncrona. Também podem ser usados recursos síncronos, como um chat.

21 Curso Modular: Avaliação
A avaliação é realizada através de um questionário de múltipla escolha com auto-correção e atribuição automática de nota, que pode ser enviado pelo aluno de modo a obter os créditos educacionais.

22 Portal de Educação Continuada
Artigos de atualização, notícias médicas científicas, etc. Um servidor de vídeo e de áudio Recursos adicionais para o aprendizado permanente, como links na Internet, sites, eventos e congressos, etc. Serviços de alerta através de Matrícula em cursos, manutenção de créditos educacionais, pagamento de taxas, etc. A grade diária, semanal e mensal de programação de aulas, palestras, seminários, videoconferencias, teleconferências, etc., oferecidas pelas entidades educacionais acreditadas e pelo Consórcio Edumed, no contexto do programa de EMC Suporte técnico a distância para o médico

23 Funcionamento (1) Será disponibilizado exclusivamente aos médicos regularmente quites com a anuidade do Conselho, e terá acesso controlado através de senha Cada médico terá uma conta particular, permitindo o acesso ao histórico dos cursos em que está inscrito, número de créditos educacionais acumulados, e outras funcionalidades.

24 Funcionamento (2) O médico terá acesso gratuito a uma série de recursos do portal. Cada médico inscrito terá gratuitamente um curso PECD de categoria 1 por ano, e um curso de PECD de categoria 2 por ano, em um máximo de 10 horas. Cursos adicionais de qualquer categoria, assim como conteúdo "pay-per-view" disponibilizado no sistema deverão ser pagos adicionalmente pelo médico interessado

25 Custos do Oferecimento Gratuito
Atividade Número Custo Mensal Custo Anual Atualização científica 100 Discussão casos 50 Cursos Web 60 módulos a 240 h Tele/videocon-ferência 12 24.000 Manutenção site - 20.000 Total

26 Fontes de Financiamento
Fonte Valor Patrocínios empresas farmacêuticas e outras Rendimentos de taxas de matrícula e pay-per-view Investimento direto CFM Total

27 Papéis e Importância dos Integrantes
O Conselho Federal de Medicina detém a autoridade legal e a capacidade de chegar a todos os médicos brasileiros para estabelecer um sistema eficiente, abrangente e com grande credibilidade e aceitação A Associação Médica Brasileira dará a chancela e credibilidade e trará para o sistema o apoio e a colaboração das sociedades científicas que a integram. O Consórcio Edumed criará e gerenciará o conteúdo educacional de qualidade e certificado, através das faculdades de medicina, associações científicas, etc., necessários para realizar essa missão de forma continuada e a longo prazo;

28 Fatores de Sucesso do Projeto
Credibilidade, seriedade e continuidade: O fato de serem três entidades sem fins lucrativos, sendo uma delas governamental, será essencial para a permanência do projeto e a confiança dos médicos, assegurando uma grande adesão ao mesmo; Igualdade e baixos custos de acesso: o uso de tecnologias de informação garantirá que qualquer médico possa participar de cursos, com os custos os mais baixos possíveis

29 Fatores de Sucesso do Projeto (2)
Universalidade e melhoria da distribuição dos serviços médicos: será possível atingir os rincões mais distantes e isolados do país, favorecendo a interiorização da medicina, ao dar suporte e aprendizado continuo ao médico do interior Melhoria da qualidade da medicina e valorização do médico: dará condições concretas e efetivas para a implementação da revalidação dos títulos de especialistas através de créditos de MCE


Carregar ppt "Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google