A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,"— Transcrição da apresentação:

1 Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding, A.L.; Oliveira, L.A. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas

2 INTRODUÇÃO Com a implantação na Província Petrolífera do Urucu pela Petrobrás no município de Coari, Amazonas, foram abertas várias clareiras para a retirada de petróleo e gás natural.

3 INTRODUÇÃO A retirada da floresta nativa e a remoção dos horizontes superficiais do solo provocam diminuição significativa da biomassa microbiana e da fertilidade do solo.

4 Necessidade de revegetação destas áreas com espécies arbóreas.
INTRODUÇÃO Necessidade de revegetação destas áreas com espécies arbóreas.

5 INTRODUÇÃO Micorrizas arbusculares: aumentam potencial das plantas em absorverem água e nutrientes do solo. Fonte:

6 OBJETIVO Analisar os níveis de colonização radicular por FMAs em plantas utilizadas na recuperação de áreas degradadas na Província Petrolífera de Urucu, AM.

7 MATERIAL E MÉTODOS Foram analisados os níveis de colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares (FMA) de plantas utilizadas na recuperação de áreas de Urucu. Método utilizado: Kormanick et al. (1980) Cinco espécies por clareira; Cada espécie: cinco repetições (plantas), 50 segmentos de raiz por repetição.

8 Época seca Época chuvosa
RESULTADOS Época seca Época chuvosa

9 Época seca Época chuvosa
RESULTADOS Época seca Época chuvosa As hifas são essenciais para a absorção de água e nutrientes do solo, enquanto que as vesículas são importantes para o armazenamento de nutrientes pelo fungo.

10 CONCLUSÕES Na época de seca (setembro) houve uma maior distribuição de hifas nas raízes em um número maior de espécies (13 spp) do que no período chuvoso (dezembro, 10 spp). As diferenças entre as espécies e época de coleta para as ocorrências dessas duas estruturas fúngicas refletem a situação nutricional de cada espécie no momento em que foi coletada. Este trabalho pode servir para um maior entendimento das associações entre as plantas e os FMA durante os processos de recuperação das áreas reflorestadas.


Carregar ppt "Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google