A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitalismo e Trabalho:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitalismo e Trabalho:"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalismo e Trabalho:
Sociologia Prof. Antonio Mateus Soares Salvador 2011

2 Capitalismo e Globalização
MERCADO PRODUÇÃO CIRCULAÇÃO CAPITAL

3 PARADOXO DO CAPITALISMO
CONCENTRA EXCLUI

4 O SISTEMA CAPITALISTA Karl Marx – século XIX
Estruturação social: divisão de classes econômicas; O capitalismo não garante a subsistência de todos na sociedade; Aprimoramento da tecnologia; Multinacionais e transnacionais – globalização.

5 FENÔMENO GLOBAL Surgiu para atender as necessidades econômicas do capitalismo, a globalização configurou-se como a fase mais avançada do capital financeiro. A globalização favorece acesso a tecnologia de ponta.

6 CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX
Capitalismo perverso; SUPERESTRUTURA ESTRUTURA CAPITALISMO

7 ANTAGONISMO DE CLASSE Inversão da pirâmide social Revolução socialista
PATRÃO PROLETARIADO PROLETARIADO PATRÃO

8 INJUSTIÇA SOCIAL NO CAPITALISMO

9 Exclusão Social- De acordo com Karl Marx a exclusão social e causado pelo sistema capitalista.
* Exclusão social é impedir um certo grupo de pessoas (o proletariado), a obter riquezas, a melhorar de vida. O sistema capitalista oferece inúmeros meios para se obter riquezas. Mas esses meios só são acessíveis a classe alta, ou seja, os burgueses. O proletariado, sem escolha e sem dinheiro, são obrigados a trabalhar inúmeras horas por dia para ganhar um salário "furreca", mas que garante sua subsistência. Ao mesmo tempo que o capitalismo oferece meios, ele exclui possibilidades, pois é um sistema para ricos, onde se ganha dinheiro com o suor alheio.

10 PRINCIPAIS CATEGORIAS DA TEORIA DE KARL MARX
Alienação Ideologia Classes Mais Valia Valor Trabalho Produção Consumo

11 SOCIALISMO E COMUNISMO
Corrente reformista que tinha como seu objetivo a socialização dos meios de produção com base no pressuposto de que os problemas são oriundos das desigualdade sociais.

12 Comunismo: é um sistema de governo, no qual o objetivo era acabar com as classes sociais, a propriedade privada e o Estado.

13 POBREZA Reprodução da pobreza Produção da Exclusão Gestão da Pobreza
Conceito Reprodução da pobreza Produção da Exclusão Gestão da Pobreza

14 A pobreza e os Pobres A pobreza estrutural de nossos dias é observada, medida, estudada, dimensionada, avaliada, gerida, administrada, mas não se vislumbra sua erradicação. O pobre é figurado como um despossuído de direitos e de razões. Faz parte de uma parcela majoritária da população que tem seu cotidiano marcado por diversas carências e privações.

15 Trabalho, emprego, desemprego
“ Portanto, o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho” (Saviani, 1984)

16 Refere-se ao desempenho de uma atividade humana, que gera transformações na matéria prima.
Trabalho Emprego Caracteriza-se pelo reconhecimento legal da função exercida e das atribuições de direitos e deveres entre o contratante e o contratado.

17 Globalização e Desemprego
Ditadura das máquinas; Especialização e adaptação dos funcionários; Competição no mercado de trabalho;

18 Subemprego Trabalho em tempo parcial;
Não recebe o suficiente para o seu sustento ; Não há aproveitamento de suas qualificações e habilidades.

19 Desemprego Estrutural
Desemprego no Brasil Desemprego Estrutural Mudanças na política econômica; Inovações tecnológicas Desemprego Relativo Decisão Pessoal; Questões momentâneas.

20 Desemprego Voluntário
Decisão Própria. Desemprego Sazonal Redução do trabalho agrícola por mudanças de estações. Desemprego Cíclico Períodos de recessão nas empresas.

21 Desemprego Permanente Desemprego por desalento

22 CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Século XVIII – Revolução Industrial; “A atividade pedagógica é uma prática social que atua na configuração da existência humana individual e grupal, para gerar nos seres humanos características de seres humanos”. (LIBÂNEO, 1998, p. 22).

23 RELAÇÕES SOCIAIS DE EXPLORAÇÃO
O trabalho pedagógico se articula ao sistema capitalista = disciplina para a vida social e produtiva; BASE: Taylorismo-fordismo – gera a tendência pedagógica de ordem progressista: TECNICISMO. RELAÇÕES SOCIAIS DE EXPLORAÇÃO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DESENVOLVEM SUBJETIVIDADES CONFORME SISTEMA HEGEMÔNICO

24 TECNICISMO Rompimento entre o pensamento e a ação;
Conhecimento mínimo para a prática de movimentos uniformes; Domínio de técnicas do agir, parafusar, movimentar o corpo, e não a mente.

25 O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO
Novas demandas no mundo do trabalho: Novas tecnologias (novo contexto); Novas habilidades cognitivas; Métodos flexíveis de organização e gestão do trabalho. Transição da base taylorista-fordista para o TOYOTISMO; Reorganização do trabalho pedagógico; A Polivalência e a Politecnia; Domínio intelectual da técnica.

26 O CONTROLE DAS EMPRESAS
Avanço tecnológico: maximização da exploração das forças de trabalho; Aumento da marginalização social e do desemprego; À ordem do FMI; A educação é um bem de produção e não como um bem de consumo; A teoria do capital humano – Educação para o trabalho;

27 Educar para adequar-se aos padrões da indústria
John Dewey Educar para a transformação social, para a compreensão das relações sociais e para a inserção coletiva. Pistrak Formação omnilateral: unir a ciência técnica ao mundo da história e das artes. O homem deverá ser produtor e político. Gramsci

28 REFERÊNCIAS LOMBARDI, C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, HISTERB, ed. SOARES, A. M. C. Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito. Salvador: Fast Design, p


Carregar ppt "Capitalismo e Trabalho:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google