A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Hierarquias entre os saberes

2 Disciplina - conjunto específico de conhecimentos com suas próprias características sobre o plano do ensino, da formação dos mecanismo, dos métodos, das matérias. Multidisciplina - justaposição de disciplinas diversas, desprovidas de relação aparente entre elas. Ex.: Música + Matemática + História Pluridisciplina - justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. Ex.: domínio científico: Matemática + Física.

3 Interdisciplina - interação existente entre duas ou mais disciplinas
Interdisciplina - interação existente entre duas ou mais disciplinas. Essa interação pode ir da simples comunicação de idéias à integração mútua dos conceitos diretores da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização referentes aos ensino e à pesquisa. Um grupo interdisciplinar compõe-se de pessoas que receberam sua formação em diferentes domínios do conhecimento (disciplinas) com seus métodos, conceitos, dados e termos próprios. Transdisciplina - resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas (Ex.: Antropologia considerada como a ciência do homem e de suas obras.

4 interdisciplinaridade
“...não se ensina nem se aprende, apenas vive-se, exerce-se...é uma questão de atitude". Ivani Fazenda.

5 INTERDISCIPLINARIDADE
Que se entende por interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Esta relação se dá fragmentada, de tal modo que cada fenômeno observado ou vivido é entendido ou percebido como fato isolado?

6 Essa relação se dá de forma global, entendendo que cada fenômeno observado ou vivido está inserido numa rede de relações que lhe dá sentido e significado. Enfim como se dá o conhecimento? E como se realiza um fazer docente pautado no conceito de interdisciplinaridade?

7 DIRETRIZES CURRICULARES
“a base nacional comum dos currículos do ensino médio será organizada em áreas de conhecimento” Princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, da contextualização, da identidade, da diversidade e autonomia (Parecer CEB/CNB no. 15/98, instituídas pela Resolução nº. 4/98)

8 ÁREAS CURRICULARES 1- Linguagens e Códigos e suas tecnologias 2- Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias 3- Ciências Humanas, Filosofia e suas tecnologias.

9 INTERDISCIPLINARIDADE
EIXO ARTICULADOR

10 INTERDISCIPLINARIDADE A REVOLUÇÃO DO PENSAR
PARA ONDE OLHA O MEU OLHAR?

11 ISOLA E SEPARA? DISTINGUE E UNE?
PENSAMENTO ISOLA E SEPARA? DISTINGUE E UNE?

12 PROJETOS DIDÁTICOS Estratégia para se trabalhar a interdisciplinaridade. Criação de situação de aprendizagem Temas transversais (Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo) Atitude e visão do professor.

13 DIMENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE
A interdisciplinaridade jamais ignora as "condições efetivas, sociais e históricas, sob as quais existem e funcionam a ciência e o homem de ciência contemporâneos" (Castoriadis).

14 interdisciplinaridade
é o ponto de encontro entre o movimento de renovação da atitude frente aos problemas de ensino e pesquisa e a aceleração do conhecimento científico. É condição de volta ao mundo vivido e recuperação da unidade pessoal, pois, o grande desafio está na tomada de consciência sobre o sentido da presença do Ser humano no mundo, portanto, requer uma mudança de postura na relação metodológica entre quem ensina e quem aprende, com um método científico, que leve em conta os pressupostos de substituição de uma concepção fragmentária, pela concepção unitária de Ser humano no sentido da recuperação da totalidade.

15 O termo interdisciplinaridade significa uma relação de reciprocidade, de mutualidade, que pressupõe uma atitude diferente a ser assumida rente ao problema do conhecimento, ou seja, é a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária de ser humano.

16 A atitude interdisciplinar nos ajuda a viver o drama da incerteza e da insegurança. Possibilita-nos darmos um passo no processo de libertação do mito do porto seguro. Sabemos o quanto é doloroso descobrirmos os limites de nosso pensamento, mas é preciso que façamos". (Japiassú, 1976). É na intersubjetividade desse processo, que ocorre a interação e o diálogo, como únicas condições de possibilidade da interdisciplinaridade

17 A interdisciplinaridade pressupõe:
uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante, onde o conhecimento individual anula-se frente ao saber universal; uma atitude coerente, sendo que é na opinião crítica do outro que fundamenta-se a opinião particular, supondo uma postura única, engajada e comprometida frente aos fatos da realidade educacional e pedagógica.

18 Que tal trocar algumas ideias praticas?
Em grupo propor uma atividade interdisciplinar e depois com todos presentes, compartilhar os resultados. Bom trabalho!

19 Alunos de 3ª ou 4ª série podem ser desafiados a pesquisar quanta água a escola está gastando e pensar se essa quantidade está de acordo com as orientações dadas pelas companhias de tratamento e distribuição de água. Nesse trabalho, além de estudar a questão da obtenção, produção e distribuição de água potável para a cidade, os alunos aprendem também a fazer e utilizar as médias aritméticas em Matemática. A presença desse conteúdo está relacionada ao fato de que é muito comum, nessas discussões, o uso do "consumo médio" e do "consumo médio per capita". Também incluem-se neste caso os temas transversais saúde e meio ambiente.

20 Em Ciências Naturais, professoras e professores devem sempre estar atentos para evitar a compartimentalização do conhecimento. Por exemplo, quando o tema é corpo humano, é comum estudarmos com as crianças os sistemas orgânicos de forma isolada, levando a um ensino que separa respiração de digestão e de circulação, e que impede os alunos de relacionarem o que estão aprendendo com uma boa postura em relação à sua própria saúde.


Carregar ppt "DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google