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Projetos em Educação Da Vida

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Apresentação em tema: "Projetos em Educação Da Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Projetos em Educação Da Vida
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms.Annemarie de M. Heltai Lima

2 Objetivos de hoje Fornecer subsídios para aplicação e desenvolvimento das aulas de Projetos em Educação da Vida; Refletir sobre: o papel da disciplina no CEEV; as ações do professor de projetos; Esclarecer: dúvidas metodológicas quanto à elaboração de trabalhos e preparação de aulas; outras dúvidas que surgirem.

3 Ações práticas em Educação Da Vida
A ideia de mudança de nome, a reflexão e a decisão

4 Projetos em Educação Da Vida
Grandeza de ações, da responsabilidade com a educação brasileira, com a sacralidade, com a grandeza da ideia do Mestre.

5 Vamos refletir...

6 Pensemos juntos: Temos usado o diário de aprendizagem a fim de conhecer mais nossos alunos e atendê-los melhor? Temos lido o diário de aprendizagem de nossos alunos? Temos dado feedback a nossos alunos? Quando temos alguma dúvida, ou inquietação, buscamos a resposta ou a guardamos conosco, com vergonha de não saber? Nós sabemos o que queremos de nossos alunos? Os resultados dos alunos estão claros para eles? E para nós? Se sim, como conseguimos isso? Se não, por que não?

7 Continuando... Temos nos dedicado a nossa própria formação, estudando a Educação da Vida? Conseguimos enxergar nossa ação como algo capaz de modificar a educação brasileira? Nós nos percebemos como educadores religiosos, e portanto, missionários a serviço da educação? Nós entendemos realmente quais são a Missão e a Visão dos Educadores?

8 Ainda refletindo... MISSÃO VISÃO
Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação. VISÃO Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos.

9 Para ser referência Os resultados têm que estar claros;
Os objetivos têm que estar claros; É necessário: aprimorar os processos; ter a perspectiva de quais trabalhos são potenciais (20 a 30%); investir nesses 20 ou 30%.

10 Cabe a nós... Entender que somos a chave do processo, a ‘cereja do bolo’; Criar a mudança na sala de aula de nossos alunos do CEEV; Dar o exemplo. É a partir do nosso exemplo que nosso aluno vai se motivar a mudar as ações em sua sala de aula; Perceber que sem o desenvolvimento de projetos, a missão do CEEV não é cumprida; Assumir a responsabilidade de sermos a chave do processo.

11 E quem não é professor? MISSÃO VISÃO
Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação. VISÃO Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos.

12 Os fóruns Trabalhos: muito bons; parcialmente bons;
apenas em início de desenvolvimento; em fase embrionária, apenas a ideia a ser desenvolvida. Reflexão acerca de nosso trabalho.

13 Ciclo do trabalho Resultados claros Trabalhos potenciais (20 a 30%)
Objetivos claros

14 O que queremos?

15 Objetivo filosófico-doutrinário
Objetivo em todos os anos, em todas as ações, em todas as aulas: Manifestar o filho de Deus.

16 O que queremos de nossos alunos?
Que eles revejam sua própria história; Que perdoem a si e aos outros; Que se reconciliem com sua história; Que identifiquem o que gostam de fazer ou o que gostariam de ter feito; Que a partir dessas descobertas possam idealizar e desenvolver seus projetos (educacionais), tendo como base a Educação da Vida; Que promovam uma cultura de paz.

17 Vale lembrar... “Levanto-me e coloco-me diante da humanidade, erguendo alto a chama da Verdade. Tornou-se inevitável levantar-me. "(...) Hesitei em tornar-me um líder, pois temia ser acusado de presunçoso. Queria permanecer sempre humilde como um simples perseguidor da Verdade. Porém, o desejo de permanecer na humildade parece-me tentação para levar uma vida sossegada. Preciso vencer essa tentação e salvar a humanidade com toda a chama que possuo. Por menor que seja a minha chama, não deixarei de iluminar o caminho que a humanidade tem a seguir.”

18 Diário de Aprendizagem Exercício prático
O que nesta aula tocou meu coração? O que posso fazer de diferente para contribuir com meus alunos? Que decisão eu tomo a partir dessas reflexões? Se não tomo decisão alguma, o que me impede de tomá-la?

19 1º ano

20 Objetivos: Rever a própria história;
Reunir o maior número possível de fatos, tanto positivos como negativos, do passado, para iniciar o processo de resgate no presente; Dialogar com seu “eu interior”, identificando o que deve ser “integrado” à história; Reconciliar-se com a própria história.

21 Lembrando que... “Por mais negativo que possa ter sido, o passado nunca será tão perverso a ponto de não deixar espaço para experiências positivas.”(Frankl:1986) “Por mais difícil que seja a situação atual da pessoa, se ela eliminar o seu carma redimindo os erros do passado, receberá ‘diploma’ dessa etapa e será levada para uma nova fase. Isso porque esta vida é um curso para as pessoas aprimorarem a alma acumulando muitas experiências.” (Masaharu Taniguchi, 1985)

22 Pontos fundamentais Ninguém, absolutamente ninguém , deverá se sentir ‘obrigado’ a escrever seu memorial. Tampouco a pessoa ‘terá que’ falar ou escrever sobre aquilo que não quer, seja por qual motivo for. Talvez ela ainda não esteja pronta para tal. A nós, cabe dar o suporte e o incentivo. Criar oportunidades para tanto.

23 Com a palavra, o Mestre: “Devemos ver as flores e compreender. Há flores totalmente abertas, e há as que estão desabrochando. Há botões prestes a se abrir, e há botões novos, ainda firmes. Mas todos eles um dia acabam abrindo-se em lindas flores. Não é pelo tempo em que desabrocha, se cedo ou tarde, que o valor da flor é determinado. Toda flor tem seu tempo especial que lhe foi atribuído.” (Masaharu Taniguchi , p. 179)

24 Pontos fundamentais “Para integrar um passado negativo é necessário, antes, resgatar o passado positivo. Integra-se o positivo e nunca o negativo. É impossível, psicologicamente, integrar o negativo como negativo. Só de descobrir valores no negativo a pessoa poderá resgatar o seu passado negativo e incorporá-lo no presente pessoal.” (Baquero, 2005)

25 Que “integração” é essa?
É a transformação do passado em ações positivas do presente que possivelmente desencadearão em um futuro libertador. Para integrar um passado negativo é necessário antes resgatar o passado positivo.

26 Na visão da Seicho-No-Ie:
“Quando conseguimos analisar os fatos de um plano elevado, percebemos que nenhuma experiência desta vida é inútil. Nada acontece por acaso. Nossa alma se eleva através de experiências e adquirimos a capacidade de salvar as pessoas que estão passando pelos mesmos sofrimentos que já vivenciamos.” (Kanuma, Educação do filho de Deus, 1998)

27 E as resistências? Tudo é reflexo da nossa mente.
Quem quer aproximar-se de algo ruim? Quem quer falar ou escrever sobre o que não gosta? “Rejeitar um passado visto como negativo é psicologicamente normal.” (Baquero, 2005) Anormalidade seria aceitar um passado ruim.

28 O que fazer? “Revestirmo-nos de otimismo de garimpeiros: no cascalho do nosso passado há ouro. São os valores das vivências que devemos peneirar na bateia do realismo histórico otimista para integrar as pepitas douradas do nosso passado que podem enriquecer o nosso presente.”(Baquero, 2005)

29 O que fazer? “A primeira chave é mudar por completo o modo de ver o ser humano. Antes de mais nada, devemos ter uma visão lúcida acerca do ser humano, que consiste na seguinte convicção: A Imagem Verdadeira do ser humano é de filho de Deus, perfeito.” (Kanuma, 1998) “Por mais desagradáveis que sejam algumas situações fenomênicas, não passam de falsos aspectos. Negue os aspectos fenomênicos e visualize fixamente a perfeição da Imagem Verdadeira!” (Masaharu Taniguchi, Pensamentos de Sabedoria, p. 107)

30 Sugestões Visita (presencial ou virtual) ao Museu da Pessoa
Visitar o site Projeto Memória Oficina do Totem Pesquisar atividades no Manual do Orientador

31 O memorial no CEEV

32 Nossa missão no 1º ano

33 Dúvidas?

34 Bibliografia BAQUERO V. Como resgatar o passado, integrar o presente e preparar o futuro. São Paulo: Loyola FRANKL V. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrante KANUMA K. Educação do filho de Deus - vol.2. São Paulo: Seicho-No-Ie.1998. TANIGUCHI M. O amor supera o castigo. São Paulo: Seicho-No-Ie.1985. TANIGUCHI M. Pensamentos de sabedoria. São Paulo: Seicho-No-Ie.2013.


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