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Diferentes perspectivas em instituições diferentes

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Apresentação em tema: "Diferentes perspectivas em instituições diferentes"— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Prática como componente curricular (PCC) x Estágio Supervisionado Orientado (ESO) Diferentes perspectivas em instituições diferentes

2 PARECER Nº: CNE/CES 0232/2002 A PCC (...) em articulação com o estágio supervisionado e com as atividades de natureza acadêmica, importa à instituição prever 400 horas de prática como componente curricular a se realizar desde o início do curso, o que pressupõe relacionamento próximo com o sistema de educação escolar.

3 Parecer CNE/CP nº 9/2001 A PCC é (...) uma dimensão do conhecimento que tanto está presente nos cursos de formação, nos momentos em que se trabalha na reflexão sobre a atividade profissional, como durante o estágio, nos momentos em que se exercita a atividade profissional.

4 CNE/CP nº 9/2001 A PCC (...) Não pode ficar reduzida a um espaço isolado, que a reduza ao estágio como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso. (...) o planejamento dos cursos deve prever situações didáticas em que os futuros professores coloquem em uso os conhecimentos que aprenderem, ao mesmo tempo em que possam mobilizar outros, de diferentes naturezas e oriundos de diferentes experiências, em diferentes tempos e espaços curriculares (...)”.

5 Parecer CNE/CP nº 28/2001 A prática como componente curricular é, pois, uma prática que produz algo no âmbito do ensino (...) É fundamental que haja tempo e espaço para a prática, como componente curricular, desde o início do curso (...)”

6 PARECER CNE/CES Nº: 15/2005 atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. podem ser desenvolvidas como núcleo ou como parte de disciplinas ou de outras atividades formativas. Isto inclui as disciplinas de caráter prático relacionadas à formação pedagógica, mas não aquelas relacionadas aos fundamentos técnico-científicos correspondentes a uma determinada área do conhecimento.

7 PARECER CNE/CES Nº: 15/2005 O estágio supervisionado é um conjunto de atividades de formação, realizadas sob a supervisão de docentes da instituição formadora, e acompanhado por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional.

8 PARECER CNE/CES Nº: 15/2005 As disciplinas relacionadas com a educação que incluem atividades de caráter prático podem ser computadas na carga horária classificada como prática como componente curricular, mas o mesmo não ocorre com as disciplinas relacionadas aos conhecimentos técnico-científicos próprios da área do conhecimento para a qual se faz a formação. Por exemplo, disciplinas de caráter prático em Química, cujo objetivo seja prover a formação básica em Química, não devem ser computadas como prática como componente curricular nos cursos de licenciatura.

9 Perspectiva: USP A PCC se dá (...) por meio de trabalhos que os alunos deverão realizar em várias das disciplinas obrigatórias. O objetivo é propiciar aos alunos reflexão sobre o relacionamento de tópicos estudados nessas disciplinas com a prática pedagógica em sala de aula do Ensino Básico; (...) compartilhada entre as unidades de origem do licenciando e os departamentos responsáveis pela oferta das disciplinas pedagógicas;

10 Perspectiva: USP O estágio supervisionado deve propiciar ao aluno uma vivência integrada dos vários aspectos da vida escolar, não apenas o aspecto regência de classe. 300h do Estágio supervisionado (... ) é organizado pela Faculdade de Educação 100h caberá à unidade de conteúdo específico, por meio da articulação com atividades de extensão

11 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
A prática desenvolver-se-á em forma de conteúdos/atividades (...) constituindo-se o momento, por excelência, de contribuição para a formação e identidade do futuro professor. Entende-se como uma prática de ensino que envolve a gestão escolar, a pesquisa, a administração escolar, o fazer docente, as relações com a comunidade escolar e a sociedade.

12 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
A coordenação das atividades de PCC é composta por um professor do departamento de origem do curso. Compete ao coordenador de PCC organizar um projeto de atividades didático-pedagógicas juntamente com os demais professores;

13 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Possibilitar aos alunos uma análise crítico-reflexiva a respeito das teorias estudadas. Envolver os alunos em atividades desenvolvidas junto aos professores da Educação Básica, na escola ou em outros ambientes educativos;

14 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
A PCC (...) será operacionalizada enfatizando a prática no processo formativo: As disciplinas poderão ter sua dimensão prática por meio de atividades. Os professores das disciplinas com PCC encaminharão, no início de cada semestre letivo, os planos de ensino especificando em campo próprio como se dará a PCC na sua disciplina. Os professores da disciplina com PCC devem encaminhar atividades, visando o cumprimento da carga horária obrigatória para sua integralização.

15 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
A carga horária de PCC será distribuída nas diferentes áreas do conhecimento e ao longo do curso: Nas disciplinas de metodologias de ensino, a CH é de 30 horas; Nas demais disciplinas a CH é de 15 horas. As práticas constantes nos estágios não são computadas para efeito de carga horária na PCC. A atividade de PCC realizada nas disciplinas serão avaliadas pelo respectivo docente da disciplina e pelo professor/coordenador de Prática Curricular.

16 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Para efeito de cumprimento da carga horária prevista, podem ser desenvolvidas as seguintes atividades: Estudo das políticas educacionais; Estudo sobre a Organização dos profissionais da educação Básica; Estudo da comunidade em que a escola está inserida; Coleta de informações sobre a organização e o funcionamento da escola, das secretarias municipais e/ou estaduais de educação; Estudo sobre as metodologias de ensino, desenvolvidas nas escolas da Educação Básica;

17 PERSPECTIVA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
As atividades previstas serão programadas e executas pelos professores das respectivas disciplinas. Todas as atividades serão registradas nos planos de ensino e em diário de classe, pelos professores das disciplinas que tiverem PCC.

18 PERSPECTIVA: Universidade federal de Santa Catarina
A PCC, em cada uma das disciplinas, será uma reflexão sobre o conteúdo específico que está sendo aprendido pelo graduando e que será ensinado por este quando professor. A PCC deve, pois, articular o conhecimento específico ensinado na universidade com condicionantes, particularidades e objetivos deste conhecimento na educação básica formal e em espaços não-escolar de educação.

19 PERSPECTIVA: Universidade federal de Santa Catarina
Na disciplina de Botânica, por exemplo, poderia ser proposta uma análise do livro didático de ensino fundamental e/ou médio: qualidade e correção dos conceitos e informações veiculados, adequação e pertinências das ilustrações, esquemas e fotos, valorização e exemplos da flora regional, dentre outros itens. Além do livro, outros veículos de informações relacionadas à botânica, poderiam ser pesquisados como revistas de divulgação científica, internet, cinema, músicas, dentre outros.

20 Universidade federal de Santa Catarina
Poder-se também pensar na produção de material didático (lâminas, material entomológico preservado, coleções temáticas, experimentos simples) para o ensino fundamental e médio sobre animais causadores de doenças como os barbeiros ou o mosquito causador da dengue. Neste caso, o material produzido poderia ser acompanhado de produções escritas dos graduandos que abordassem as condições em que essas doenças ocorrem, seus ciclos, avanços na medicina, manual para utilização pelo professor, história natural e dinâmica de populações.

21 Universidade federal de Santa Catarina
Em disciplinas de Ecologia, poderia haver o desenvolvimento de projetos temáticos, nos quais os futuros biólogos investigariam um dado espaço (bairro ou cidade), para observar alguns aspectos da flora, fauna, ecossistemas e impactos ambientais causados pela ação antrópica. Essa pesquisa envolveria, até certo ponto, a escola daquele espaço: eventos seriam planejados e executados tendo em vista a comunidade escolar (elaboração e apresentação de posters, banners, vídeos, jogos, feiras científicas, mostras, dramatizações, saídas de campo, dentre outras atividades).

22 Conclusão Nas instituições apresentadas a PCC é desenvolvida como parte de disciplinas: Em alguns casos, há a figura de professor coordenador da PCC, que busca articular as diversas atividades; Em outros casos, diante de orientações gerais, cada professor se encarrega da dar conta da PCC em sua disciplina. Há casos, em que a PCC se distribui claramente entre as disciplinas especificas e pedagógicas;


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